A vitória sobre o Palmeiras e os tropeços recentes do Botafogo deram uma injeção de ânimo e reviveram a esperança do Grêmio de disputar o título brasileiro. Para isso, o time de Renato precisará melhorar o aproveitamento, principalmente fora de casa, além de secar os adversários diretos. A primeira chance para isso surge no confronto deste sábado contra o Fortaleza, no Castelão.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Grêmio enfrenta o Fortaleza neste sábado na Arena Castelão
Hoje, oito pontos separam o Tricolor do líder Botafogo e um do Palmeiras, o vice-líder. Com 14 rodadas por disputar, dá para chegar. Renato vem batendo nessa tecla para não deixar o ânimo baixar no vestiário gremista. Mas a missão, diga-se, não é nada fácil, e os números comprovam isso.
Para continuar alimentando essa esperança, o Grêmio precisa, antes de tudo, fazer sua parte. Isso significa melhorar o rendimento, principalmente como visitante. O aproveitamento atual é de 33,3% longe de Porto Alegre. Em 11 jogos são seis derrotas, três vitórias e dois empates.
Mas só isso não deve bastar. O Botafogo – e também o Palmeiras – precisam ter uma queda de desempenho. Com 51 pontos, o líder atualmente tem aproveitamento de 70,8%. Se mantiver esse rendimento, alcançará pelo menos 80 pontos ao fim do campeonato.
Mas nos últimos 10 jogos, esse número despencou. O rendimento do Alvinegro caiu para 50%, número inferior ao rendimento do Grêmio no mesmo recorte, que foi de 56,6%. A notícia ruim é o que o vice-líder Palmeiras tem o melhor aproveitamento dos 20 clubes no mesmo período, com 66,6% dos pontos somados.
Por mais que o alvo do momento seja o time carioca, a equipe comandada por Abel Ferreira também está brigando pelo mesmo objetivo. Porém, vale lembrar que o Verdão divide as atenções com a Conmebol Libertadores, e isso pode beneficiar os concorrentes.
Compare os números do Grêmio com os rivais
Grêmio
Botafogo:
Palmeiras
Renato orienta os jogadores em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Renato orienta os jogadores em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Em qualquer um dos cenários apresentados, o Grêmio terá que elevar seu aproveitamento, no mínimo, para 70% nos últimos 14 jogos. Isso significa somar ao menos 30 pontos (10 vitórias) em 42 possíveis.
Se os três times mantiverem o rendimento das últimas 10 rodadas, o Botafogo chegaria a 72 pontos e ainda assim seria o campeão, à frente de Palmeiras e Grêmio.
Em suma, o Tricolor terá que somar o máximo de pontos possíveis. Seguir com o bom retrospecto em casa, terceiro melhor mandante, e melhorar consideravelmente fora. Além de torcer para o Botafogo continuar em curva descendente e, claro, secar o Palmeiras, que está dividido entre duas competições.
Como o próprio Renato fala nas entrevistas, enquanto existir a chance matemática, o Grêmio não vai desistir do título. Porém, reconhece a dificuldade por não depender só de si e não esquece da principal meta no ano, que é a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2024.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
- Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas