Análise: Grêmio repete erros fora de casa e sai no lucro com empate, mas G-4 é um alento

Tricolor foi dominado pelo adversário durante a maior parte do jogo. Mas o empate deixa a equipe no G-4 mais próxima de uma vaga na Libertadores


Fonte: ge

Análise: Grêmio repete erros fora de casa e sai no lucro com empate, mas G-4 é um alento

Longe de Porto Alegre, o Grêmio se repete. Diante do Fortaleza, na Arena Castelão, mais uma vez faltou intensidade. Ao invés de dominar, a equipe é dominada, no caso do 1 a 1 deste sábado contra uma equipe reserva , deixa o adversário jogar e sofre as consequências. A melhora no final (e a qualidade de Suárez) rendeu um empate, algo a ser comemorado, pois a vaga na Libertadores está cada vez mais próxima.

Fortaleza 1 x 1 Grêmio - Melhores momentos - 25ª rodada do Brasileirão

Já não é de hoje que o Grêmio mostra ser um time na Arena e outro completamente diferente como visitante. Não em peças, mas em postura. O próprio técnico Renato Portaluppi já admitiu que falta intensidade nos jogos fora.

Leia também + Renato diz que Cristaldo "sentiu" pênalti perdido + Blog de Maurício Saraiva: ponto para a vaga direta

Contra um Fortaleza reserva, se esperava que o Tricolor poderia repetir o ímpeto ofensivo que mostrou no início do jogo contra o Corinthians, em Itaquera. Mas não foi bem assim. Na entrevista coletiva, Renato justificou e disse ser até pior encarar um time de suplentes.

- Tivemos altos e baixos no jogo. Muita gente vai falar que o Fortaleza jogou com o time reserva. Às vezes é pior, pois quem entra quer mostrar trabalho. Falei para o meu grupo sobre isso, que precisaríamos entrar com intensidade, porque eles iam ter - disse o técnico.

Fortaleza, Grêmio, Machuca — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Fortaleza, Grêmio, Machuca — Foto: Thiago Gadelha/SVM

O time comandado por Vojvoda teve a posse da bola e, por certo momento, “encaixotou” o Grêmio, que tinha dificuldade de passar do meio-campo. Foi assim que, pressionando, conseguiu o pênalti e abriu o placar. Antes disso, Gabriel Grando já havia salvado em uma defesa na finalização de Lucas Sasha.

Normalmente, quando o time gremista se depara com um time que propõe o jogo, apresenta dificuldades. Foi assim neste sábado. Quando o Fortaleza perdia a bola, rapidamente recuperava.

A bola na trave de Suárez aos 2 minutos e o pênalti desperdiçado no final do primeiro tempo foram os lances mais perigosos. E separados por 47 minutos.

Na volta do intervalo, o Leão do Pici continuou melhor e perdeu oportunidades de ampliar com Yago Pikachu e Machuca. Foi quando o Grêmio começou a ocupar mais o campo de ataque.

"O Grêmio é cansativo fora de casa!", desabafa Quetelin | A Voz da Torcida

Depois da partida, o próprio Renato admitiu que falta equilíbrio entre o rendimento dentro e fora da Arena. A disparidade de desempenhos também explica a posição do Tricolor no Brasileirão.

- O Grêmio no momento é segundo do Brasileiro. Tem 44 pontos. Deixamos a desejar jogos fora de casa, alguns, não todos, porque temos vitórias fora de casa. O Grêmio não tem 44 pontos à toa. Falam que falta intensidade fora de casa. Mas vamos analisar pelo outro lado. Alguém consegue observar a maneira que jogamos, o quão ofensivo jogamos? Muitos jogadores não tem característica de marcação. Como gosto de jogar pra frente, é um risco que a gente corre - explicou Renato.

Com o empate, o Grêmio chegou na vice-liderança provisória da competição. Neste domingo, a depender do jogo entre Bragantino e Palmeiras, pode perder a posição.

Hoje, a equipe tem um caminho bem sólido para garantir a vaga direta na Conmebol Libertadores do próximo ano. O plus da temporada seria brigar por título, mas isso depende também de Botafogo e Palmeiras. Precisaria contar com tropeços para não ver a diferença ficar muito ampla - o Fogão pode abrir 10 pontos se vencer o Goiás na segunda.

Geromel após o empate do Grêmio contra o Fortaleza — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Geromel após o empate do Grêmio contra o Fortaleza — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Até o final da rodada, o Grêmio pode perder posição, mas a vaga no G-4 está garantida por mais uma semana. O principal objetivo no ano está cada vez mais próximo. O que vier além disso, é lucro. Por isso Renato se orgulha ao dizer que o ano do Grêmio é muito bom ou "excepcional".

Além da posição na tabela, outra boa notícia da tarde foi a dupla de zaga. Geromel e Kannemann fizeram apenas o segundo jogo no ano, mas ambos tiveram boas atuações. Se a parte física permitir, a sequência dos dois pode ser importante para o Grêmio no campeonato.

A delegação voltou para Porto Alegre durante essa madrugada. Os jogadores que não viajaram treinam nesta segunda-feira. A reapresentação acontece na terça, quando Renato vai iniciar a preparação para o Gre-Nal, no próximo fim de semana.

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
- Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2025






23/11/2025