Bastaria olhar a tabela do Brasileiro para que alguém mais ousado apontar o Grêmio como favorito no Grenal deste domingo, mesmo com o palco sendo o Beira-Rio. Mas como sabemos, clássico é clássico e vice-versa, ainda mais sendo a maior rivalidade do futebol brasileiro. Entram em campo a mística, a rivalidade, a força das arquibancadas, e em geral diferenças diminuem. Mas este Grenal específico é uma oportunidade única para o time de Renato Portaluppi buscar concretamente os três pontos na casa do rival. Menos por ele, que está jogando o suficiente para sonhar com Libertadores 2024. Mais pelo momento traumático vivido pelo Colorado.
Muita coisa em jogo: Gre-Nal é decisivo para Inter e Grêmio
Vejo como um gigante ponto de interrogação a perspectiva do Inter no jogo. Não é fácil tirar da cabeça o luto por uma eliminação de Libertadores, em casa, num duelo contra o Fluminense que ele vencia até os 80 minutos de jogo. Vencia por 1 a 0, mas poderia estar vencendo por 3 a 0, se Enner Valencia não tivesse desperdiçado duas chances inacreditáveis antes de o Fluminense virar. E aí, ainda com a cabeça inchadíssima, o Inter tem o Grêmio pela proa... Como esse time vai entrar em campo? E Valencia? O que é melhor fazer com ele? Preservá-lo, deixá-lo de fora para que o torcedor não tenha a chance de despejar sua fúria na arquibancada? Ou escalá-lo para dar-lhe a chance de jogar o que sabe e dar a volta por cima? E se a chance for dada e ele voltar a fracassar, perder novos gols feitos?
E como o time vai processar a situação de ser obrigado a vencer para respirar no Brasileiro? Chacho Coudet não usou meio-termo, foi titulares na Liberta, reservas no Brasileiro e a zona de rebaixamento se aproximando. Uma coisa é ganhar do Grêmio mesmo em crise, outra é entrar sob mira sendo obrigado a vencer.
Não bastasse todo esse cenário com tonalidades azuis, ainda há a situação de Coudet. Lembro que na primeira passagem dele pelo Inter, a torcida colorada cravou-lhe na testa a pecha de que não ganha clássicos - e não ganhar Grenais, no Rio Grande do Sul, é algo gravíssimo. Não foi por isso que ele saiu - foi voluntariamente trabalhar na Espanha - mas os narizes torcidos dos torcedores certamente ajudaram Chacho a tomar essa decisão. Claro que os torcedores ponderados - nem todos são - sabem que o treinador não teve qualquer responsabilidade na eliminação da Libertadores, ao contrário, fez tudo o que pôde e mais um pouco. Mas como ficará seu ambiente após perder a competição para a qual foi contratado e ainda tomar um revés do Grêmio dentro de casa?
E não custa lembrar que cada item desse calvário do Internacional é oxigênio para o Grêmio, só fortalece os comandados de Renato Gaúcho. A tarefa, dificílima, do técnico argentino é fazer seu time acreditar que uma vitória no Grenal, se não acaba com o trauma da perda da Libertadores, pelo menos é um anestésico temporário. Mas se o Grêmio tiver a cabeça fria e a competência administrar o drama colorado, o time terá uma chance única de vencer.
VEJA TAMBÉM
- Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
- Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Noriega sofre lesão no tornozelo e desfalcará Grêmio durante toda temporada
Grêmio conquista bicampeonato do Gauchão Feminino ao vencer Juventude.
Alerta no Grêmio: exames apontam ruptura ligamentar e defensor vira desfalque imediato
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Noite para esquecer: falhas, improvisações e chance perdida marcam revés do Grêmio
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas