Luis Suárez está na Espanha, mais precisamente em Barcelona, como flagrou a reportagem da ESPN no país nesta quarta-feira (11), e não se reapresentará ao Grêmio com os demais companheiros (exceção aos que estão a serviço de suas seleções).
A volta aos trabalhos no clube tricolor após a derrota para o Internacional por 3 a 2 no último domingo (8), pelo GreNal 440 , está agendada para esta quinta-feira (12), às 15h30, no CT Luiz Carvalho.
Mas por qual motivo? O Grêmio sabia e autorizou? Quando Suárez volta? A reportagem da ESPN apurou todos os detalhes e os coloca abaixo.
Qual o motivo da viagem?
Suárez foi juntamente com esposa e filhos ao país europeu no qual viveu por oito anos, de 2014 a 2022, e defendeu o Barcelona para realizar mais uma etapa do processo para a retirada da cidadania espanhola. Neste caso, a ação a ser realizada é a do juramento à bandeira.
O Grêmio sabia? Autorizou?
Sim e sim! Desde que assinou contrato com o clube gaúcho, o atacante já havia deixado a direção tricolor a par da situação. Chamado para mais um trâmite, ele comunicou a mesma, que lhe deu a autorização.
Quando Suárez volta?
O uruguaio de 36 anos retornará ao Brasil no próximo sábado (14); no domingo (15), se juntará ao grupo para, enfim, retomar os trabalhos sob comando do técnico Renato Gaúcho.
Reunião com Renato
Se a reapresentação não terá Suárez, terá a volta de Renato Gaúcho já com a garantia de uma reunião do técnico com o comando do futebol e, muito provavelmente, o presidente, Alberto Guerra.
O encontro é de praxe, mas um tema é diferente: a insatisfação do clube com o fato de o treinador ter deixado o Beira-Rio no último domingo, após o revés no clássico, sem ter dado a entrevista coletiva e ter ido direto ao aeroporto pegar um voo para o Rio de Janeiro, onde tinha um compromisso na manhã de segunda .
Guerra disse à imprensa no domingo mesmo que a direção não concordou com a atitude do técnico, mesmo já sabendo previamente, mas não tinha como forçá-lo a falar com a imprensa. E ficou de tratar do tema diretamente com Renato na reapresentação. Também deixou claro que não é algo para uma possível demissão. Não está descartada a hipótese de uma entrevista após todo o trabalho nesta quinta.
À ESPN , na noite de domingo, Renato foi direto: “Todo mundo no clube sabia que eu ia viajar, um abraço.”
Não estavam 100% no GreNal?
Três dias após a derrota para o Internacional, fica claro que o Grêmio, muito inferior ao rival no clássico, não tinha todos os seus atletas em perfeitas condições.
Primeiro, Carballo . O meio-campista revelou em entrevista à Rádio Carve Deportiva, do Uruguai, que pediu para ser desconvocado da seleção do país para os compromissos da Data Fifa pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 - contra Colômbia e Brasil , nesta ordem.
O motivo são dores no púbis. "Fui sincero e disse que não estava em condições, embora sempre queira estar. Me dei conta que não podia correr", afirmou. Também disse que jogou o GreNal 440 "medicado".
Villasanti é outro. O paraguaio não foi desconvocado, mas sequer viajou com a delegação para a Argentina para a partida desta quinta, em Buenos Aires. Sente dores musculares, e o departamento médico da seleção preferiu poupá-lo para ver se terá chance de ir a campo na terça-feira (17), contra a Bolívia , em Assunção.
Próximos jogos do Grêmio:
Athletico-PR (C): 18/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
São Paulo (F): 22/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (C): 25/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
*Colaborou Jean Santos
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio divulga detalhes da lesão de Noriega.
Transmissão, times e arbitragem: Grêmio enfrenta Palmeiras em confronto decisivo.
Grêmio demonstra indícios de ter "rifado" partida contra o Botafogo.
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas