O Grêmio terá mais dois dias para montar o quebra-cabeça que virou a escalação para o jogo da próxima quarta-feira, às 19h, contra Athletico-PR . Enquanto o técnico Renato Portaluppi prepara o tabuleiro na espera de peças que possam ajudar na próxima rodada, a tendência é de que o time tenha uma escalação bem diferente da que foi utilizada no Gre-Nal 440. Uma série de dúvidas que o Tricolor faz questão de manter para dificultar a preparação do adversário .
Para não dar armas ao Athletico-PR, Renato decidiu recorrer à privacidade dos treinos fechados . Uma será a escalação para o retorno do Brasileirão. O retorno da competição será depois de 10 dias sem jogos pela paralisação do calendário para a disputa das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026 .
Até a atividade de sábado, o grande mistério era sobre quais peças seriam escolhidas para formar o meio de campo. Carballo está em tratamento no departamento médico por conta um problema no púbis . O uruguaio não tem certeza da liberação para ainda nesta semana.
Villasanti, que será titular do Paraguai contra a Bolívia amanhã, retorna ao Brasil na quarta. É provável que também não tenha condições de jogo . Mas o treino deu indícios de que a solução pode ser diferente do que a projetada inicialmente. Uma mexida que vai além do esperado.
Após a imprensa deixar o gramado do CT Luiz Carvalho no sábado, Renato retirou Ferreira da equipe titular e testou uma formação com três zagueiros contra um time formado por meninos das categorias de base. Segundo informações do repórter da Rádio Gaúcha, Geison Lisboa, o trabalho do final de semana preparou uma escalação com o retorno de Bruno Alves ao time titular, Nathan como volante junto a Pepê e Galdino ao lado de Luis Suárez.
A escolha por Nathan indica que o meio-campista recuperou de vez a confiança de Renato. Após apresentar dificuldades de atuar no nível exigido pela comissão técnica, o jogador ganhou chances nas últimas semanas e correspondeu. Ao menos no quesito intensidade.
— Depois daquela partida contra o Vasco, chamei ele de lado e disse: 'No meu time, só vai jogar quem mostrar intensidade'. Esse recado vale para ele e para todos. A menos que você consiga driblar vários adversários e fazer gols regularmente. Se decidir por nós, não precisa correr tanto. Já temos o Suárez, que por sinal, corre demais — disse Renato, na entrevista após o empate com o Corinthians.
A função não é novidade na carreira de Nathan. Apesar de ter preferência por atuar como meia central, ele já foi utilizado em outras posições. Algo que ficou evidente em suas passagens por Atlético-MG e Fluminense, equipe em que ele também atuou como volante.
— Foram poucos momentos, em 2019, salvo engano, e como segundo volante. E pelo o que me lembro, ele não teve um grande desempenho. O Nathan só jogou bem no Atlético quando atuou na função dele, na armação das jogadas. Quando o Nathan foi usado como meia mesmo, ele sempre teve um bom rendimento, ajudava na armação e ainda fazia gols — comentou o repórter Vinícius Silveira, da Rádio 98fm.
Gabriela Marino, da Rádio Tupi, relembra que a passagem de Nathan pelo Fluminense ficou marcada pela evolução que o jogador demonstrou em cumprir as funções no meio-campo. Mesmo que o time carioca tenha rejeitado exercer a opção de compra estipulada no contrato de empréstimo.
— O Nathan joga de tudo. É o tipo de jogador que eu gosto — disse Fernando Diniz, após o jogador marcar um gol que resultou na vitória por 2 a 1 no Fla-Flu do segundo turno do Brasileirão de 2022.
Além da de opções no jogo no Brasileirão.
Araújo e Josué, ambos de 18 anos, foram convocados do grupo sub-20 e estão entre as alternativas para a vaga aberta ao lado de Pepê na escalação . Caso um deles seja o escolhido para ser titular ou entre durante a partida, será o 60º jovem lançado por Renato no clube.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio demonstra indícios de ter "rifado" partida contra o Botafogo.
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas