Como o caso Abel Ferreira poderá ajudar o Grêmio nos julgamentos de Renato e Reinaldo

Treinador e lateral serão julgados por suas expulsões contra o Santos, pela 20ª rodada do Brasileirão


Fonte: gauchazh

Como o caso Abel Ferreira poderá ajudar o Grêmio nos julgamentos de Renato e Reinaldo
Renato levou o cartão vermelho contra o Santos, pela 20ª rodada do Brasileirão, por reclamar da expulsão de Reinaldo.

A próxima quinta-feira (19) será de decisão para o Grêmio nos tribunais . Às 11h, serão julgados, no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral-esquerdo Reinaldo e o técnico Renato Portaluppi . Os dois foram expulsos no jogo contra o Santos , válido pela 20ª rodada do Brasileirão, na derrota gremista por 2 a 1 na Vila Belmiro .

Ambos foram denunciados no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) , que está relacionado a ofensas à honra em âmbito desportivo e que implica uma pena máxima de quatro jogos de suspensão . Aliás, esta foi a pena imposta no primeiro julgamento envolvendo Renato e Reinaldo .

Para o julgamento, uma estratégia deverá ser adotada pelo departamento jurídico do Grêmio , e Abel Ferreira será peça importante no processo. O técnico do Palmeiras, após o jogo contra o próprio Grêmio, pela 24ª rodada, deixou o campo sinalizando com as mãos que seu time havia sido roubado na Arena.

No entanto, diferentemente de Renato e Reinaldo, Abel Ferreira foi enquadrado no artigo 258, que prevê punição de uma a seis partidas, por "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". O treinador português foi punido com dois jogos de suspensã o.

Agora, uma das estratégias de defesa do Grêmio será a tentativa de uma desqualificação de artigo , saindo do 243-F para o mesmo 258, o mesmo em que Abel Ferreira foi condenado. Assim, o clube tentará uma absolvição ou uma pena mais branda para Renato e Reinaldo .

Até agora, a dupla estava liberada para os jogos porque o departamento jurídico do clube conseguiu um efeito suspensivo , deixando os profissionais livres para trabalharem até os julgamentos serem realizados. Somente desta forma eles puderam atuar nas partidas contra Corinthians, Palmeiras, Fortaleza, Inter e Athletico-PR.

Na próxima quinta, no entanto, eles novamente estarão sentados no banco dos réus. Este novo julgamento poderá acarretar em uma punição pelos próximos três jogos no Campeonato Brasileiro : São Paulo, Flamengo e América-MG. Lembrando que a dupla já cumpriu uma partida de suspensão , justamente a automática, após o jogo da Vila Belmiro.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2025


23/11/2025