Terceiro colocado e presente no G-4 em 15 das 26 rodadas do Brasileirão disputadas até agora, o Grêmio viu a concorrência por uma vaga direta na Libertadores aumentar e já não tem uma situação tão confortável assim. O Tricolor vem de uma oscilação recente e busca a retomada nesta quarta-feira, às 19h, em confronto direto contra o Athletico-PR, na Arena.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Quase lá: Renato tem o caminho para levar o Grêmio à Libertadores
Com 44 pontos, o Tricolor abre a 27ª rodada na terceira posição. A diferença para o líder Botafogo é de 11 pontos e de dois para o vice-líder, o Red Bull Bragantino. Mas é abaixo da tabela que mora o perigo: apenas quatro pontos separam o time de Renato do nono colocado.
Palmeiras e Flamengo, quarto e quinto, respectivamente, tem a mesma pontuação do clube gaúcho. Em seguida aparecem Fortaleza (sexto com 42), Fluminense (sétimo com 41), Athletico-PR (oitavo com 41) e Atlético-MG (nono com 40). Todos na briga por uma vaga no torneio continental.
Classificação geral do Brasileirão
Classificação nas últimas 10 rodadas
Leia também + Grêmio tenta mudar retrospecto recente após data Fifa + Em nota, Douglas Costa diz que não recebeu do Grêmio
Renato em treino do Grêmio com os jogadores — Foto: Guilherme Testa/Grêmio
Renato em treino do Grêmio com os jogadores — Foto: Guilherme Testa/Grêmio
Entre os concorrentes no "bolo", o Grêmio é o time que menos pontou nas últimas 10 rodadas do Brasileirão. O time de Renato somou apenas 14 pontos em 30 disputados, aproveitamento inferior a 50% e o que o colocaria na 11ª posição neste recorte de jogos.
O dado explica o equilíbrio das equipes que estão nessa disputa. A vice-liderança do Bragantino é reflexo da equipe ter sido a que mais cresceu de rendimento no últimos 10 jogos, com 21 pontos somados, seguido de perto por Fortaleza e Atlético-MG, ambos com 19 pontos.
O Grêmio se segura no G-4 por conta da gordura acumulada ao longo da competição. Mas diante da oscilação recente, com uma vitória nos últimos cinco jogos, e do crescimento dos rivais, vai precisar abrir o olho para não ter a vaga direta na Libertadores ameaçada.
O retorno à Arena após dois jogos fora surge como trunfo nessa missão. O time de Renato tem a terceira melhor campanha como mandante neste Brasileirão, com 32 pontos somados em 13 jogos e 82% de aproveitamento.
Até o final do campeonato, serão mais seis jogos em casa, a começar pelo confronto desta noite. Se o Tricolor vencer todas na Arena, chegará a 62 pontos. A chance de ir para a Libertadores com essa pontuação é de 99,62%, segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A bola rola para Grêmio x Athletico-PR a partir das 19h desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre. Com desfalques no meio-campo, Renato deve retomar o esquema com três zagueiros, com o ingresso de Bruno Alves ao lado de Geromel e Kannemann.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio demonstra indícios de ter "rifado" partida contra o Botafogo.
Grêmio sofre derrota no Engenhão em partida válida pelo campeonato nacional.
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas