Análise: Grêmio sente desfalques, tem primeira série de derrotas e pode deixar G-4 do Brasileiro

Mudanças na equipe não deram certo, Tricolor deixou espaços e cedeu a virada para o Furacão na segunda derrota em casa na competição


Fonte: ge

Análise: Grêmio sente desfalques, tem primeira série de derrotas e pode deixar G-4 do Brasileiro

No momento em que o Grêmio precisava mostrar a solidez que o manteve na parte de cima da tabela durante todo campeonato, as deficiências gritaram em alerta. A queda de rendimento se justificou pelos desfalques no meio, mas nem a força da Arena foi capaz de impedir a derrota por 2 a 1 para o Athletico, a primeira sequência de derrotas seguidas no Brasileiro. Agora, o objetivo da temporada está ameaçado.

Grêmio 1 x 2 Athletico-PR | Melhores momentos | 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023

Foi mais um jogo de atuação sem consistência do time comandado por Renato. A novidade é que o Grêmio jogou em casa, diante do seu torcedor. Algo raro para essa equipe em 2023 - uma vitória colocaria o Tricolor como melhor mandante do Brasileiro.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Precisa ser ressaltado os desfalques que o Grêmio teve na mesma posição: Carballo, Villasanti, Mila e Ronald. Quatro volantes do grupo não estavam à disposição. Mas isso já era sabido desde a semana passada. E Renato não conseguiu encontrar uma solução.

A alternativa do treinador foi compensar na força ofensiva. Escalou um time com Iturbe e Besozzi, a primeira partida de ambos como titulares. Pepê e Nathan formaram a dupla de volantes. Fábio na lateral direita completou a lista de novidades da noite.

Leia também + Renato se desculpa com torcida, mas nega insubordinação + Árbitro relata na súmula abridor de garrafa jogado; veja

De fato, o Grêmio até produziu. A prova disso é que aos seis minutos Lucas Besozzi abriu o placar com um chute de fora da área após aproveitar a assistência de Suárez, no primeiro ataque.

“O Grêmio conseguiu se complicar no G4”, diz Quetelin | A Voz da Torcida

Porém, o ponto fraco do time foi o sistema defensivo. Com poucos jogadores com característica de marcação, o Tricolor cedeu espaço para o adversário. Os meias do Furacão tinham tempo para conduzir e pensar na melhor jogada. De novo, parecia fácil chegar na área, como foi no lance do gol de Zapelli.

- Tem que improvisar, tentar fazer algo. Sabia que íamos deixar espaço. O Grêmio não merecia ter perdido o jogo. Se for ver as chances claras, as melhores foram do Grêmio, o Athletico pode ter dominado mais a partida com os espaços. Infelizmente tomamos o gol no fim. Não aproveitamos as oportunidades para matarmos o jogo - explicou o treinador.

Durante a semana, foi testado nos treinamentos um possível time com três zagueiros, principalmente pela falta de volantes. Mas o técnico preferiu manter o esquema que vinha sendo utilizado e abrir mão de marcador.

Besozzi e Iturbe foram surpresas da escalação do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Besozzi e Iturbe foram surpresas da escalação do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Essa foi a segunda derrota seguida do Grêmio no Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que isso acontece com a equipe nesta competição. Além disso, foi recém a segunda derrota como mandante.

A campanha em casa sustentou um lugar no G-4 até agora. E no momento crucial na temporada, o Tricolor joga mal e vê o principal objetivo do ano ficar ameaçado. Até o final da rodada, a equipe pode perder posição na tabela. Flamengo, Palmeiras e Fluminense jogam nesta quinta e podem ultrapassar os gaúchos.

Os erros do sistema defensivo se repetiram e as explicações do treinador também. Como forma de amenizar o mau desempenho, Renato relembrou as glórias da temporada, a reconstrução da equipe e os feitos extracampo, principalmente os financeiros.

Renato Portaluppi em derrota do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi em derrota do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Os últimos resultados permitiram os adversários encostarem e no Grêmio, que vê a concorrência só aumentar. O alerta precisa soar. Até porque nos últimos nove pontos disputados, ganhou um. Nas últimas cinco partidas, o Tricolor conseguiu apenas uma vitória, perdeu três vezes e empatou uma vez.

Para não deixar escapar o sonho da Libertadores, o Tricolor vai precisar reagir. A sequência é dura, pois nessa semana visita o São Paulo e depois recebe o Flamengo em casa. Dois clássicos. Mas é necessário reagir se ainda quiser dar alguma alegria ao torcedor até dezembro.

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2025


23/11/2025