Notícias Início · Notícias · Clube

Categorias de Base


Fonte: gremio

Notícias  Início · Notícias · Clube
Antirracismo

Presidente Alberto Guerra fala sobre práticas antirracistas no Grêmio em Seminário na Assembleia Legislativa

O evento organizado pela Frente Negra Gaúcha ocorreu no Teatro Dante Barone, reunindo diversos nomes ligados ao esporte

O Grêmio esteve presente no seminário "Racismo no futebol: prevenção e enfrentamento”. O evento, realizado na tarde dessa segunda-feira, 23, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, reuniu autoridades e nomes ligados ao esporte para jogar luz a um dos problemas sociais mais graves da sociedade contemporânea.

O presidente Alberto Guerra foi um dos convidados a debater o tema, ao lado de Luciano Hocsmann, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Ricardo Leão, gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Sandra de Deus, professora da UFRGS e Cauê Vieira, secretário-geral do Internacional, além da advogada Luciana Genro.

Em sua fala, o mandatário gremista valorizou a sua presença no Seminário, mesmo estando em meio aos compromissos do futebol, por ser um tema que segundo ele, “interessa e toca imensamente o Grêmio”, saudou a comitiva presente que trata especificamente do tema, encabeçada pelo coordenador do Clube de Todos, Juliano Ferrer, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin. Durante sua explanação, o mandatário gremista falou no projeto, os objetivos traçados e o trabalho que vem sendo desenvolvido no combate à intolerância e à discriminação racial.

“É preciso nos fazer valer da grandeza de nossa instituição, de nossos valores e da força da nossa marca para conscientizar os torcedores de que não há mais espaço no mundo em que vivemos hoje para práticas racistas, nem dentro, nem fora de campo. Precisamos evoluir e refletir sobre o retrocesso que é discriminar uma pessoa pela cor da sua pele. O Clube de Todos surge nesse contexto para auxiliar a evitar que atos racistas se propaguem em nosso meio”.

Guerra salientou também como o tema vem sendo implementado no ambiente de governança do Clube, por meio de três pilares:  Política de Alçada, Política de Consequência, de Integridade, desdobrando para o código de ética e conduta, Prevenção de Condutas não íntegras, Detecção e Responsabilização, além do uso de ferramentas adequadas para punição.

De acordo com um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil viveu um aumento no número de ocorrências de racismo no ano passado. Em 2021, a instituição registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 casos, um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.

O seminário "Racismo no futebol: prevenção e enfrentamento” foi promovido pela Frente Negra Gaúcha (FNG), através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Observatório.

O evento foi também prestigiado pelos atletas da base gremista, Zortea, Jardiel, Arthur Junior e Emerson Azevedo, pelos diretores adjuntos das categorias, Edson Berwanger, Roges Carvalho e David Stival, pela assistente social, Rosângela Medeiros e pela advogada, Bruna Kellermann.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/11/2025


23/11/2025