Pepê já havia sido cobiçado por outras duas seleções antes ser convocado pela primeira vez por Fernando Diniz para o Brasil, que enfrentará a Colômbia e a Argentina nas eliminatórias para a Copa do Mundo .
Destaque do Porto nas últimas temporadas, o ex-jogador do Grêmio foi sondado em março de 2023 pelo Paraguai , que era comandada à época pelo técnico argentino Guillermo Barros Schelotto . Por ser filho de mãe paraguaia, ele poderia jogar pelo país vizinho.
Além do Paraguai, a Itália , comandada por Roberto Mancini à época, também teve conversas com o estafe do jogador, que tem cidadania do país europeu por causa do pai.
Segundo apurou a ESPN , o técnico Luciano Spalletti, que ficou com a vaga de Mancini na Azzurra em agosto, fazer outra sondagem.
No entanto, ele deixou claro que o desejo era ter chances na seleção brasileira no ciclo após a saída de Tite, na Copa do Mundo de 2022.
Pepê, que já havia defendido o Brasil na base, preferiu esperar uma chance para ser chamado pela seleção pentacampeã do mundo antes de tomar qualquer outra decisão.
O jogador acreditava que o bom momento no time português e a versatilidade em campo poderiam ajudá-lo a ter uma chance com Fernando Diniz. Na temporada passada, ele iniciou 25 jogos como lateral com o treinador Sérgio Conceição, principalmente na Champions League. Em outros, quando começou como atacante, foi diversas vezes deslocado para a ala.
Na seleção brasileira, no entanto, ele deverá atuar em sua posição de origem.
"Eu poderia no momento usá-lo ali (lateral), mas ele não vem em princípio para ser um jogador que vá jogar na lateral-direita. Ele veio como atacante, mas é um jogador que tem mobilidade, capacidade e adaptabilidade para fazer essa função, porque já fez isso em algumas oportunidades no Porto. É um jogador que, assim como o Paulinho, consegue jogar em várias posições", disse Diniz na coletiva.
Na atual temporada, o brasileiro atuou em 14 partidas, deu duas assistências e ainda não fez gols.
Pepê jogou a Série D e quase desistiu
Pepê não teve uma trajetória fácil até fazer sucesso no futebol. Após uma passagem frustrada pela base do Athletico-PR, ele jogou a Série D do Brasileiro de 2015 pelo modesto Foz do Iguaçu antes de ser emprestado ao Coritiba para a disputa da Copa São Paulo de futebol júnior de 2016.
Assim que retornou ao Foz, o começo do Paranaense profissional não começou bem para o jovem. De acordo com Iva Muroro, técnico do clube à época, Pepê quis abandonar o futebol e ir trabalhar com o pai.
“Não vou repetir os palavrões que pronunciei, mas eu fiquei enfurecido. Não aceitava em hipótese alguma aquilo e disse que ele tivesse paciência, que era normal o que estava acontecendo. Ainda disse que se eu não tivesse visto nada nele, eu já o tinha liberado. ‘Quando acabar o campeonato, você pode fazer o que quiser da vida. Mas agora, não. Você vai continuar comigo até o final. Não era uma oportunidade que você queria? Tá aí a oportunidade. Você não vai desistir’”, disse o treinador, ao ESPN.com.br , em 2021.
Ivan conta que após uma dura conversa conseguiu fazer o garoto mudar de ideia. A persistência deu resultado. O Foz do Iguaçu chegou até as quartas de final da competição.
O atacante se destacou e foi o Grêmio, no qua trabalhou por um tempo na base até ganhar a primeira chance no time profissional em 2018. Depois disso, foram três anos no clube gaúcho até ser vendido ao Porto.
Próximos jogos da seleção brasileira
Colômbia (F) - 16/11, 21h (de Brasília) - Eliminatórias Copa-2026
Argentina (C) - 21/11, 21h30 (de Brasília) - Eliminatórias Copa-2026
Equador (C) - 04/09, horário a definir - Eliminatórias Copa-2026
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas