O que esperar dos seis jogos que podem bagunçar ainda mais a disputa pelo título do Brasileirão

Próximas duas rodadas terão confrontos diretos na parte de cima da tabela


Fonte: gauchazh

O que esperar dos seis jogos que podem bagunçar ainda mais a disputa pelo título do Brasileirão
Time de Renato Portaluppi é o quarto colocado, com 56 pontos.

Há algumas semanas, o Brasileirão parecia decidido. Em queda de desempenho, o Botafogo perdeu fôlego logo no momento em que seus vizinhos de tabela empilharam vitórias . O título que parecia certo, virou interrogação. Palmeiras, Bragantino, Grêmio e até o Flamengo brilharam os olhos com a diminuição da distância para o líder.

O cenário ficará mais claro nas próximas duas rodadas. São seis jogos que definirão com maior clareza os rumos da competição .  Há confrontos diretos, como Botafogo x Grêmio, Flamengo x Palmeiras e Bragantino x Botafogo.

GZH analisa o que pode acontecer nos seis jogos mais importantes da próximas rodadas e as perspectivas para Botafogo, Palmeiras, Bragantino e Grêmio, os quatro primeiros colocados.

33ª rodada

Botafogo x Grêmio - Quinta-feira (9/11)

Dois dos candidatos ao título se enfrentam depois que todos os outros entraram em campo. A partida será um balizador se o Grêmio pode sonhar com o título ou não, já que o Botafogo tem uma partida a menos. Vitória do Grêmio deixará a disputa em ebulição.

— Defendo que o Grêmio encare a disputa matemática por título de sangue doce, para não criar anticlímax ali na frente. Que vá jogo a jogo. Se ganhar do Botafogo, ótimo. Mas se empatar ou perder será derrota? Não. A temporada é boa. Lembremos que o Botafogo tem dois jogos a menos — avalia Diogo Olivier, colunista de GZH.

O time de Renato Portaluppi terá uma vantagem física. Na rodada passada , o Tricolor enfrentou o Bahia no sábado (4) à noite , enquanto os cariocas jogaram na segunda-feira (6).

Uma vitória pode fazer o Grêmio terminar a rodada com pontuação de líder. Como o Botafogo perdeu para o Vasco na segunda-feira, por 1 a 0 , o Tricolor chegaria aos mesmos 59 pontos. Para isso, ainda é preciso que o Palmeiras perca para o Flamengo e o Bragantino, no máximo, empate com o São Paulo.

Flamengo x Palmeiras - Quarta-feira (9/11)

Por entrar antes em campo, a função do Palmeiras é colocar pressão no Botafogo. Para o Flamengo, o jogo pode manter viva a pouca esperança de se manter na corrida pelo título, embora as chances sejam reduzidas. O trunfo dos cariocas é ter o mesmo número de partidas que o Botafogo e um jogo a menos que os demais concorrentes. É um dos confrontos que balizará as expectativas de quem está na disputa pelo título.

— Fazer previsões com esse Brasileirão oscilante é tarefa árdua. Mas não imagino o Flamengo como postulante ao título. O time não parece ter força para tanto. Mas é capaz de não perder para o Palmeiras e deixar a conversa de título para Botafogo e Bragantino. Aliás, esse jogo tem peso: interferir na balança — opina Carlos Eduardo Lino, comentarista do SporTV.

Após terminar a rodada anterior com pontuação de líder, o Palmeiras coloca fogo no Brasileirão caso pontue no Maracanã. Dividindo ponto a ponto com o Botafogo, vencer no Rio de Janeiro deixará o Fogão com a obrigação de vencer o Grêmio.

Mas a equipe paulista precisa ficar de olho também no Bragantino, que tem 58 pontos e enfrenta o São Paulo, também na quarta-feira.

Se vencer o Palmeiras, o Flamengo se anima e entra como quinto elemento na disputa. Com os três pontos, o Rubro-Negro chega a 56 e pode terminar a rodada a três do líder, caso o Grêmio vença o Botafogo e o Bragantino não vença o São Paulo.

São Paulo x Bragantino - Quarta-feira (8/11)

Enquanto muito se falou de Botafogo, Palmeiras e Flamengo, o Bragantino fez o seu trabalho em silênci0. Nas últimas 11 partidas, o time de Pedro Caixinha foi derrotado apenas uma vez. Dos postulantes ao título, será o primeiro a entrar em campo na rodada. A equipe terá pela frente um aniversário sem ambição no torneio. Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo está livra da queda e garantido na próxima Libertadores.

O Bragantino está a uma vitória e dois resultados paralelos da liderança. Tudo graças à derrota para o Botafogo. Se vencer o São Paulo, o time da Red Bull chega a 61 pontos e será o primeiro colocado caso os cariocas e o Palmeiras não vençam as suas partidas.

34ª rodada

Palmeiras x Inter (sábado, 1/11)

No fim de semana, o Palmeiras enfrenta um Inter que pode estar de sangue doce. Caso os colorados vençam o Fluminense no meio da semana, chegam aos 45 pontos e afastam a possibilidade de rebaixamento. Até o fim do Brasileirão, a agenda colorada aponta jogos contra Bragantino, na 35ª rodada, e Botafogo, o último do ano. Mais umas vez, os palmeirenses entram em campo antes do Botafogo.

— Essa semana será determinante para o campeonato. E passa pelos jogos no Rio de Janeiro. Antes do Inter, o Palmeiras vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo e se pontuar contra os cariocas e superar o time de Eduardo Coudet, a equipe de Abel Ferreira vira definitivamente o principal candidato ao título. Vai depender do desempenho do Botafogo também, claro. O Brasileirão se define essa semana, no Rio de Janeiro — analisa Marcelo de Bona, narrador da Rádio Gaúcha e colunistas de GZH.

Bragantino x Botafogo (domingo, 12/11)

Dentro da lista de mini finais que existem em um campeonato de pontos corridos, o confronto entre Bragantino e Botafogo terá cara de final. O confronto pode ser um duelo direto pela liderança dependendo dos resultados do meio da semana. Mas também pode significar que o derrotado, com maior probabilidade de o Bragantino estar nesta situação, dê adeus à disputa pelo título.

— Imagino que o Botafogo vá ter dificuldades de jogar lá (em Bragança Paulista) e sair dessa pressão. No entanto, conseguindo sair, vão encontrar o melhor cenário para o estilo que colocou o time carioca na liderança: espaço pra avançar na velocidade dos pontas (principalmente com Junior Santos pela direita). É um jogo difícil para o Botafogo, que pode chegar ainda mais pressionado a depender dos próximos resultados. E contra um adversário direto na luta pelo título. No cenário atual, será um confronto essencial pra definir o que vai acontecer daqui em diante — prevê Renata Mendonça, comentarista do SporTV.

Grêmio x Corinthians

O jogo pode até dar a liderança do Brasileirão ao Grêmio. Seria preciso uma combinação de resultados, mas é possível que, vencendo suas duas partidas desta semana, o Tricolor seja o ponteiro da tabela. Para seguir na briga, vencer o Corinthians na Arena será essencial. Como trunfo, o time de Renato Portaluppi tem a melhor campanha como mandante na competição. Junto com a disputa do título está atrelada o encaminhamento de um lugar na Libertadores.

— Independentemente do que aconteça no desempenho do Botafogo e crie a possibilidade de o Grêmio ser campeão brasileiro, o jogo contra o Corinthians e todas as demais partidas do campeonato são decisivas na busca de uma vaga direta na Libertadores 2024. Há, pelo menos, seis concorrentes para as quatro vagas. Começar a disputa continental já na fase de grupos dá um tempo muito grande para montagem de elenco, algo que é sempre interessante e que se torna importantíssimo quando não se tem recursos financeiros. Qualquer busca de atleta se torna mais meticulosa, não havendo tempo e nem dinheiro para isto — argumenta José Alberto Andrade, colunista de GZH.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025