A partida desta noite se tornou uma das mais importantes na temporada para o Grêmio . É a oportunidade que a equipe gaúcha tem de igualar o atual líder em número de pontos e aumentar a chance de título. O Tricolor chega em uma das melhores fases no ano, o oposto do Botafogo, com resultados bons na rodada.
Grêmio pode alcançar o Botafogo na próxima quinta-feira
Grêmio e Botafogo fazem um dos duelos mais esperados da 33ª rodada do Brasileirão. A derrota do Alvinegro para o Vasco abriu o campeonato e alimentou a esperança dos gaúchos por um título inédito nos pontos corridos.
No primeiro turno, o Botafogo superou o time gaúcho na Arena por 2 a 0. Desta vez, o técnico Renato Portaluppi quer que seja diferente e vai até São Januário para se colocar de vez na briga direta pelo título, junto também com Bragantino, Palmeiras e até o Flamengo e Atlético-MG correndo por fora.
O Flamengo venceu o Palmeiras e chegou aos 56 pontos, mesma pontuação do Grêmio. O Bragantino perdeu para o São Paulo e ficou com 58. Se vencer, o Tricolor iguala Verdão e Botafogo com 59 pontos. Botafogo, Flamengo e Bragantino ainda têm jogos por recuperar na competição.
O ge motivos para acreditar no Grêmio nesta quinta-feira.
Suárez em campo
O primeiro motivo para o gremista acreditar em uma vitória logo mais é o fator Suárez. O artilheiro do Grêmio em 2023 estará em campo e, quando isso acontece, a chance do time sair com três pontos aumenta.
Suárez na vitória do Grêmio diante do Bahia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Suárez na vitória do Grêmio diante do Bahia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O uruguaio tem 11 gols e 10 assistências no Brasileirão. Ele tem participação direta em 25 dos 56 pontos conquistados pelo time no campeonato, que representa 44,6% da pontuação total. No ano, são 23 gols e 17 passes para gols.
Luis Suárez é o jogador mais importante do elenco e vem garantindo pontos importantes. Nos últimos três jogos que disputou, marcou duas vezes e deu três assistências. De quebra, o centroavante do time adversário, Tiquinho Soares, é desfalque por suspensão. O uruguaio tem histórico de aparecer em momentos decisivos, a "zona Suárez", como classificou o técnico Diego Simeone.
Melhora no aproveitamento fora de casa
Até semanas atrás, os jogos fora da Arena eram um pesadelo para o Grêmio. Porém, recentemente a equipe colocou um fim a esse fantasma. Contra América-MG e Coritiba, ambos como visitante, o Tricolor venceu.
Antes disso, não ganhava longe de Porto Alegre desde do dia 1º de julho, na 13ª rodada, contra o Bahia. As vitórias recentes longe da Arena fizeram o time subir o aproveitamento nesse recorte. Se antes tinha uma das piores campanhas, agora o Grêmio já é o oitavo melhor visitante.
Mauricio Saraiva fala sobre chances de Grêmio ser campeão Brasileiro
Botafogo longe do tapetinho
A partida desta noite não será no Nilton Santos e o Grêmio pode se aproveitar disso. O estádio do Botafogo está cedido para a realização de um show e o duelo vai acontecer em São Januário, casa do Vasco, onde o Fogão perdeu nesta semana.
A principal diferença é o gramado. O campo sintético do Nilton Santos ficou conhecido como "tapetinho" durante a boa fase do líder em casa, que teve 100% de aproveitamento como mandante no primeiro turno. No entanto, o momento em casa é ruim: são cinco partidas sem vencer, com três derrotas e dois empates.
Torcida do Vasco no jogo contra o Botafogo em São Januário — Foto: Bruno Murito
Torcida do Vasco no jogo contra o Botafogo em São Januário — Foto: Bruno Murito
Momentos das equipes
As equipes chegam para a partida desta noite em momentos totalmente diferentes. De um lado, o Tricolor emendou uma sequência de quatro vitórias, o que não tinha acontecido ainda na competição. Do outro, o Glorioso perdeu os últimos três jogos e viu o título ficar ameaçado.
O Grêmio chegou a perder três jogos seguidos, saiu do G-4, mas depois empilhou vitórias e voltou a figurar entre os primeiros da tabela. A sequência positiva veio após um “pacto”, firmado entre jogadores, comissão técnica e direção, que se comprometeram a garantir o clube na Conmebol Libertadores do ano que vem.
"Se tem bambu, tem flecha! O Grêmio pode sonhar!", diz Quetelin | A Voz da Torcida
Melhor ataque do campeonato
Por fim, o Grêmio é o dono do melhor ataque do Campeonato Brasileiro. São 53 gols em 32 partidas, mesmo número do Palmeiras, que também está na briga pelo título. Um dos principais responsáveis por esse número, estará em campo na noite de quinta-feira.
Em contrapartida, o Tricolor tem a pior defesa entre os clubes que estão na primeira página da tabela do Brasileirão. São 46 gols sofridos. Porém, na última rodada, no esquema com três zagueiros, a equipe gaúcha não foi vazada e quer manter o embalo.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas