A cinco jogos do fim da temporada, o Grêmio vive um novo momento. Pela primeira vez, o clube assumiu o status de candidato ao título do Brasileirão. O Tricolor se mobiliza nos bastidores e toma medidas que indicam foco total no objetivo. Contra o Corinthians, às 16h deste domingo, na Arena, o time de Renato Portaluppi pode assumir a liderança do campeonato.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Repórteres fazem projeção para o Grêmio sobre o final do Brasileirão
A vitória diante do Botafogo deixou o Grêmio com a mesma pontuação do rival carioca. Até então, o discurso entre jogadores, comissão técnica e dirigentes era de alcançar uma vaga à Libertadores de 2024 e manter vivo, mesmo que distante, o sonho do título.
O decorrer das rodadas, no entanto, apresentou um novo cenário até então inimaginável. Depois do pacto em meio ao "pior momento" no Brasileiro, o Grêmio emplacou uma sequência de cinco vitórias, enquanto o antigo líder conviveu com os tropeços. O Palmeiras assumiu provisoriamente a ponta da tabela com a vitória sobre o Inter no sábado.
Veja também: + Grêmio x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário e escalações + Efeito Suárez: Grêmio volta a fazer 100 gols numa temporada
Pode parecer clichê, mas o time gaúcho passou a encarar cada jogo como uma final. Quem lidera a arrancada rumo ao tri é a grande estrela da equipe: Luis Suárez. O camisa 9 tem sido peça-chave dentro de campo, com gols e assistências, e também na parte anímica do elenco.
O técnico Renato Portaluppi rasgou elogios ao uruguaio e revelou que tem usado as atitudes do jogador como exemplo. De uns jogos para cá, Luisito tem sido uma das vozes ativas no vestiário.
– Tenho aproveitado algumas palavras dele lá atrás e tenho repetido para o grupo. Acho que contra o América-MG ele falou na roda, pediu a palavra e falou exatamente o que era necessário, que se o Grêmio quisesse brigar pelo título, tinha que ser a partir daquele jogo, não podia deixar passar –destacou Renato.
Renato conversa com Suárez em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Renato conversa com Suárez em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Suárez já é um líder técnico natural do elenco gremista por conta da qualidade e representatividade que construiu no futebol mundial. Outros atletas, principalmente Geromel e Kannemann, costumam exercer suas lideranças com discursos mais fortes, diferentemente do Pistolero, que é mais silencioso.
Outro elemento que indica uma virada de chave e o olhar do Grêmio para o Campeonato Brasileiro é que Renato retomou o hábito de antecipar a concentração dos atletas antes de jogos com caráter decisivo. Com foco total no duelo contra o Corinthians, o grupo está reunido desde sexta à noite.
Grêmio x Corinthians: saiba tudo sobre o jogo da 34ª rodada do Brasileirão série A 2023
Embalado pelas vitórias, o ambiente no clube também mudou. Hoje, do porteiro ao presidente, todos dentro do Grêmio acreditam que o time, de fato, pode ser campeão. Há confiança nos bastidores de que os jogadores responderão bem nas rodadas finais, apesar da pressão.
E a primeira das cinco finais será neste domingo, diante do Timão, às 16h, na Arena, que receberá 50 mil torcedores. Uma vitória aliada a um tropeço do Botafogo levaria os gaúchos à primeira posição. Quem lidera no momento é o Palmeiras, vitorioso sobre o Inter no duelo de sábado.
Suárez, centroavante do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Suárez, centroavante do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas