Dia da Consciência Negra
Somos o Clube de Todos por Todos
No Dia da Consciência Negra, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense faz questão de reforçar sua postura de Clube de Todos na luta incansável contra o racismo. Celebramos, hoje, personalidades que brilharam em nossa história e moldaram a nossa paixão. Seja por Tarciso, Alcindo, Lupicínio, Maria Conceição. Seja por Everaldo, Roger, Banha, Marianita e tantos outros. Enquanto existir preconceito, que nossa luta seja imortal.
Nesse sentido, foi lançada a campanha Clube de Todos por Todos, que busca conscientizar, informar e mobilizar em prol da luta contra o racismo. Nesta segunda-feira, um vídeo de resgate à história do Tricolor foi lançado nas redes sociais do Clube, citando e relembrando os feitos das personalidades listadas acima, entre outras. Além disso, novas publicações devem permear as plataformas do Imortal no decorrer deste 20 de novembro e nos próximos dias, retomando o assunto - que nunca deve sair de pauta, enquanto o racismo não for vencido.
Antes mesmo da data, o Grêmio vinha se fazendo presente e promovendo reflexão sobre o tema. Em outubro, o Clube iniciou um ciclo de palestras em escolas para tratar da diversidade e do combate ao racismo. O presidente Alberto Guerra, ao lado de Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial, inaugurou a iniciativa na EMEF Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, para 300 crianças. O projeto segue em andamento.
Também dentro dos esforços pela conscientização contra o preconceito, o Clube participa e apoia o projeto “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que visa lutar contra a desigualdade racial por meio de ações educativas. No último dia 6, o Grêmio participou do lançamento da cartilha "Letramento básico por um futebol antirracista”, ação focada em jovens das categorias de base.
E ainda, no dia 23 de outubro, o Tricolor foi representado pelo presidente Guerra no painel "Racismo no Futebol: prevenção e enfrentamento”, evento da Frente Negra Gaúcha (FNG) através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa e em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O debate foi realizado no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha.
Outro movimento que vem de encontro com este posicionamento do Clube é o lançamento do novo mascote: o Flecha Negra, inspirado no ex-jogador e multicampeão Tarciso. Um concurso cultural foi realizado para a escolha do personagem e a criação vencedora será divulgada até o fim do mês. Uma homenagem a um ídolo negro, o atleta que mais atuou com a camisa Tricolor, Campeão Brasileiro, da Libertadores, do Mundial e de cinco Gauchões.
Só assim construiremos uma sociedade mais justa e igualitária. Não abrimos mão desta batalha em nenhuma instância. Venha com a gente neste combate diário contra o preconceito em busca de um mundo melhor para todos e todas.
Queremos quebrar as barreiras do racismo no esporte e na vida. Somos o Clube de Todos por Todos.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas