O Grêmio entra em campo às 16h deste domingo, diante do Atlético-MG, sabendo da necessidade de vencer para manter-se firme na briga pelo título brasileiro. Uma vitória na Arena MRV faz a equipe seguir na disputa a três rodadas do fim do campeonato e garante vaga na Libertadores de 2024. Por outro lado, uma derrota deve sepultar as chances de buscar a taça.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Grêmio x Atlético-MG: Saiba tudo sobre o confronto da 35ª rodada do Brasileirão 2023
Em quarto lugar, o Tricolor se vê três pontos distante do líder Palmeiras, agora consolidado na posição após o jogo atrasado do Botafogo, o vice. O Flamengo também igualou o número de partidas dos demais e se colocou forte na briga. Não fosse a derrota em casa para o Corinthians, hoje o Grêmio estaria no topo da tabela.
Águas passadas, o time de Renato Portaluppi volta a campo após duas semanas, por conta da data Fifa, em duelo direto na parte de cima. O Atlético é sexto colocado apenas dois atrás do time gaúcho. Se o Galo ainda almeja sonhar com título, o confronto deste domingo também é decisivo para o lado de lá.
Veja também: + Hulk e Suárez colecionam semelhanças antes de confronto direto + Grêmio aposta em bom retrospecto contra o Atlético-MG
Sendo assim, para o Grêmio, é "vencer ou vencer". Um triunfo em Belo Horizonte o mantém na luta e tira o rival da disputa pelo título. Exagero ou não, o Tricolor pode até ser líder no fim da rodada. Para isso, porém, precisaria de tropeços dos três concorrentes à frente, além de vencer os mineiros, claro. Com o empate do Athletico-PR no sábado, se somar os três pontos garante vaga na Libertadores de 2024.
No pior cenário, entretanto, o Grêmio pode ser ultrapassado pelo próprio Atlético e também pelo Bragantino, caindo para a sexta posição, fora da zona de vaga direta na Libertadores. Além disso, poderia ver o Palmeiras abrir seis pontos de vantagem, com apenas nove restantes em disputa.
Renato em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Renato em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Em contrapartida à derrota em casa na rodada anterior, a equipe vem de retrospecto positivo como visitante. A lógica se inverteu a partir da vitória sobre o América-MG, seguida de triunfo contra o Coritiba. Na última partida fora, uma virada épica diante do então líder Botafogo, que afirmou o Grêmio na briga pelo campeonato.
A equipe nunca venceu quatro jogos seguidos longe de Porto Alegre no Brasileiro. Em toda temporada, aliás, só conseguiu no Campeonato Gaúcho. Uma motivação a mais, talvez, pode ser o fato de fazer o primeiro jogo na história na Arena MRV, a nova casa do Galo inaugurada este ano.
Duelo de artilheiros: juntos, Suárez e Hulk somam 1000 gols
Para o duelo decisivo, Renato pode voltar a usar três zagueiros, por opção ou também pelas ausências no meio de campo. Villasanti cumpre suspensão automática e Pepê segue fora, em transição física após lesão muscular na coxa esquerda. Ronald , que carrega boas lembranças contra o Galo, deve ser titular.
O time, claro, tem Luis Suárez como grande esperança por mais uma vitória. O desempenho recente do Pistolero como visitante anima. Nas três vitórias citadas anteriormente, o astro uruguaio contribuiu com quatro gols e três assistências.
É neste embalo que o Grêmio visita o Atlético para colocar à prova suas pretensões no Brasileirão, entre seguir a acreditar no título ou praticamente jogar a toalha. A partida válida pela 35ª rodada acontece às 16h deste domingo, na Arena MRV.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas