Variações táticas: Renato pode escalar Grêmio pela quarta vez distinta em sequência

Para encarar o Goiás, treinador deve desfazer esquema com três zagueiros, como iniciou na derrota para o Atlético-MG


Fonte: ge

Variações táticas: Renato pode escalar Grêmio pela quarta vez distinta em sequência

O Grêmio se prepara para o antepenúltimo compromisso no Campeonato Brasileiro, de olho na vaga direta na Conmebol Libertadores e ainda sonhando com título, com possibilidade de mais mudanças na equipe. Para encarar o Goiás nesta quinta-feira, às 19h, na Arena, Renato Portaluppi deve modificar o esquema tático pela quarta vez seguida.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Grêmio tenta equilibrar ataque e defesa no final do Brasileiro

O treinador tem as voltas de Villasanti e Bruno Alves após suspensão automática. Além deles, Pepê deve ser mais um reforço no meio-campo. Em transição física, o volante participou do treino desta terça-feira e pode ficar à disposição.

Na última partida, na derrota para o Atlético-MG, Renato optou pela volta do esquema com três zagueiros. A escalação, na parte tática, foi a mesma de três jogos antes, quando venceu o Bahia na Arena.

Entre os dois duelos, porém, o comandante gremista mudou o time mais duas vezes, na vitória sobre o Botafogo e na derrota para o Corinthians. No Rio, atuou com linha de quatro na defesa e três volantes.

Veja também + Em dia de homenagens, Suárez fala em tom de despedida + Pepê treina e pode oltar contra o Goiás; veja provável escalação

Na sequência, começou o confronto em casa com o Timão com praticamente o mesmo time, mas sacando um volante (Ronald) para o retorno de Cristaldo, que havia sido reserva diante do Fogão.

Vale ressaltar que em todos os casos, porém, Renato mudou a equipe ainda no intervalo, visto que nos três jogos recentes o Grêmio saiu perdendo no primeiro tempo. Destes, conseguiu virar contra o Botafogo.

Em São Januário e na Arena MRV, as mudanças impactaram no esquema tático. No primeiro, tirou um volante (Carballo) para entrada de um meia (Cristaldo). No segundo, desfez os três zagueiros, com saída de Bruno Uvini, para ingresso de Nathan Fernandes, atacante.

As últimas escalações do Grêmio:

  • Botafogo 3x4 Grêmio: 4-3-3 com três volantes Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald, Villasanti e Carballo; Galdino, Besozzi e Suárez
  • Grêmio 0x1 Corinthians: 4-3-3 com dois volantes Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Galdino, Besozzi e Suárez
  • Atlético-MG 3x0 Grêmio: 3-4-3 com dois volantes Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini e Kannemann; Fábio, Ronald, Carballo e Reinaldo; Cristaldo, Galdino e Suárez
  • Grêmio x Goiás (provável): 4-3-3 com dois volantes Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Everton Galdino (Pepê), Nathan Fernandes (Besozzi) e Luis Suárez.
  • Grêmio recebe o Goiás na quinta-feira, pelo Brasileirão

    Renato diz que treina todos os esquemas e as variações táticas, tanto que as coloca em prática seguidamente. No último domingo, destacou que "o importante é cada jogador receber oportunidade e aproveitar".

    Nessa linha, a escalação com quatro na defesa pode voltar, com mistério sobre o meio e o ataque. Villasanti retorna normalmente, mas Pepê, pelo tempo inativo, ainda é dúvida para o duelo de quinta. O jovem Nathan Fernandes, elogiado por Renato , tem chance de ser titular.

    O Grêmio encerra a preparação na manhã desta quarta, em treino fechado no CT Luiz Carvalho. Aliás, todas as atividades pós-jogo com o Galo foram sem acesso à imprensa. A três rodadas do fim do Brasileirão, o Tricolor é quinto colocado com 59 pontos, a quatro do líder Palmeiras.

    Renato Portaluppi em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    Renato Portaluppi em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    ?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

    + Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

    50 vídeos


    VEJA TAMBÉM
    - Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
    - Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
    - Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




    Comentários



    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

    Leia também

    23/11/2025