
Que o Gre-Nal tem repercussões e consequências especiais após as partidas no Rio Grande do Sul, não é novidade. No entanto, há vezes em que os clássico, por si só, mesmo que tenha reflexos na tabela, fica eternizado por suas peculiaridades. Em 2008, o Inter aplicou sonoros 4 a 1 para frear o Grêmio de Celso Roth, vice do Brasileirão daquele ano. No ano seguinte, o Tricolor venceu por 2 a 1 o embate que celebrou o centenário da rivalidade e também frustrou, ao fim do ano, as possibilidades de título do Colorado. Dois exemplos emblemáticos da igualdade entre as duas equipes na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.
Até o momento, são sete vitórias para cada lado. O GloboEsporte.com irá relembrar, durante a semana, até domingo, cada um dos jogos que levaram a esta igualdade. Desde 2003, quando a fórmula do Brasileirão por pontos corridos entrou em vigor, são 22 clássicos gaúchos disputados - além das sete vitórias para cada lado, são oito empates. São 23 gols marcados pelo Inter e 21 anotados pelo Grêmio.
> Confira os compactos de mais uma vitória de cada:
D'ALE COMANDA GOLEADA E FRUSTRA TÍTULO RIVAL
De um lado, o Grêmio, líder há 13 rodadas e embalado para chegar ao tri do Brasileirão. Do outro, o Inter, 11º colocado e com poucas pretensões no campeonato, em meio à disputa da Copa Sul-Americana. Quando se fala que o Gre-Nal é uma competição á parte no Rio Grande do Sul, o clássico de 28 de setembro de 2008, no Beira-Rio, pela 27ª rodada é prova viva disso. Pois foi dessa forma que o Colorado, sob o comando de Tite, encarou o embate.
E o transformou em história ao aplicar sonoros 4 a 1 sobre o maior rival, que, de quebra, perdeu a liderança para o Palmeiras naquela rodada e iniciou a derrocada no Nacional, até encerrar como vice-campeão, com Celso Roth. Em noite de atuação de gala de D'Alessandro, que resolveu tudo para o Inter ainda na primeira etapa. O gringo abriu o placar, mas viu Tcheco igualar o marcador, minutos mais tarde. Alex voltou a colocar os donos da casa em vantagem, de pênalti, mas foi o argentino quem fez o clássico se eternizar, com dois passes, para Índio e Nilmar selarem a goleada.
M. LÓPEZ BRILHA, E GRÊMIO VENCE GRE-NAL DO CENTENÁRIO
Se D'Alessandro começou a escrever sua trajetória como ídolo do Colorado a partir daquele Gre-Nal, seu conterrâneo Maxi López precisou de apenas um clássico - ou um gol - para se eternizar na história do Grêmio. Em 19 de julho de 2009, foi dele o tento da vitória gremista por 2 a 1 sobre o Inter, pela 12ª rodada do Brasileirão, no embate que marcou o centenário da rivalidade gaúcha. Já na segunda etapa, o argentino aproveitou bate e rebate na área, após cruzamento para, de cabeça, tocar na saída do goleiro Lauro e fazer o Estádio Olímpico pulsar em alegria.
Antes, Souza havia falhado no gol de Nilmar, que abriu o placar para o Inter, e se redimido em grande estilo ao cobrar falta no ângulo, sem chances para o arqueiro rival, e igualar o marcador. Triunfo histórico para o Tricolor que, além de sair vitorioso do Gre-Nal do Centenário, encerrou jejum de sete confrontos sem vitórias. Na tabela, os três pontos pouco tiveram influência para a equipe de Paulo Autuori, que encerrou em posição intermediária. Para o Colorado, faltaram na reta final, com vice-campeonato decidido na última rodada.
VEJA TAMBÉM
- Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
- Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
- Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
Transição de Gestões no Grêmio: Impasse e Objetivos Definidos após Mudança.
Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
Início da transição entre gestões do Grêmio será marcado por reunião.
Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama
Palestra sobre o Novembro Azul para colaboradores e atletas na Arena Grêmio
Grêmio busca Pelaipe e dirigente do Cruzeiro para comandar futebol em 2026
Transmissão da RBS TV para o segundo jogo da final do Gauchão Feminino.
Visão para melhorias na experiência dos torcedores do Grêmio em dias de jogo.
Negociações avançadas com Paulo Pelaipe para gestão do Grêmio: otimismo pelo acerto
Nova direção do Grêmio define novo executivo para temporada de 2026
Grêmio vence juventude e amplia liderança na final do Gauchão Feminino
Torcedores garantem camisa e conhecem o ídolo Jardel na GrêmioMania Megastore.
Mosqueteiras garantem vitória contra o Juventude na primeira partida da final.
Evento de Grêmio e Unisinos promove luta antirracista no âmbito do futebol
Grêmio acerta com Paulo Pelaipe após Rui Costa decidir ficar no São Paulo
Trio do Grêmio faz história e chega à semifinal do Mundial Feminino Sub-17
Mano Menezes deixa futuro em aberto e João Lucas ganha sequência no Grêmio
Reforço confirmado! Marcos Rocha retorna de lesão e deve ser titular contra o Vasco
Grêmio terá três novidades contra o Vasco; Mano Menezes faz ajustes na equipe titular