O Grêmio comemora nesta segunda-feira (11) os 40 anos do seu título mundial . GZH recorda como foi a preparação tricolor para o duelo decisivo com o Hamburgo.
A América já havia sido pintada de azul em 1983, com a conquista inédita da Libertadores pelo Grêmio . Faltava colorir o mundo com as cores do Tricolor. Para se preparar para o maior jogo da história do clube até então, o técnico Valdir Espinosa levou o time para treinar em Gramado , na Serra.
Por lá, ficaram algumas semanas. Era uma espécie de "pré-temporada" antes da partida contra o Hamburgo , da Alemanha, que seria realizada em Tóquio, no Japão. Esse período no Gramado Palace Hotel serviu para o Grêmio fugir de Porto Alegre e da tensão pelo Mundial, mas também para observar o adversário. Mesmo a mais de 10 mil quilômetros de distância, o clube gaúcho pôde olhar seu adversário em campo graças a videoteipes de jogos do Hamburgo .
Na edição de Zero Hora do dia 1º de dezembro de 1983, a capa estampava a seguinte frase: "A dez dias do maior jogo de sua história, o Grêmio estudará hoje como é seu adversário".
Assim, o Tricolor passou a conhecer um pouco melhor o que teria pela frente: um Hamburgo poderoso, que havia vencido naquele mesmo ano a Juventus de Massimo Bonini, Michel Platini e Paolo Rossi na final da Copa dos Campeões da Europa (equivalente à Liga dos Campeões atualmente).
— O Hamburgo era uma grande equipe, atual bicampeão alemão. Mas o grande objetivo deles naquela temporada era conquistar o tri nacional. Por isso, levaram poucos jogadores para o Japão. O foco era outro — disse em 2020 o jornalista Claudio Dienstmann, que era repórter de Zero Hora à época e viajou à Alemanha antes do Mundial para acompanhar o rival gremista.
— Não acho que houve arrogância ou desprezo pelo Grêmio da parte deles. Eles sabiam muito pouco sobre o Grêmio, tanto que o roupeiro deles me perguntou qual era a cor do uniforme, para saber com qual camisa eles poderiam jogar — complementou Dienstmann.
Ainda no Brasil, um dia antes de viajar para o maior jogo de sua história, o Grêmio preparou um amistoso contra o Novo Hamburgo , no Estádio Olímpico. Mesmo com o time titular em campo, derrota por 1 a 0, com gol de Guinga logo no início do jogo. Nada que tenha abalado a equipe antes do embarque para o Japão.
— Os jogadores do Grêmio comiam, dormiam e sonhavam com o Mundial. Eles não pensavam outra coisa que não fosse isso. Por isso, aquele jogo contra o Novo Hamburgo não importava. A cabeça estava em outro lugar — comentou para GZH em 2020 Darci Filho, que era repórter da Rádio Gaúcha e acompanhou a delegação gremista na viagem ao Japão.
E por falar em viagem ao Japão, o Grêmio embarcou rumo a Tóquio no fim da tarde do dia 5 de dezembro de 1983 , uma segunda-feira. Na saída do aeroporto Salgado Filho, um susto: a aeronave precisou parar na pista. Nada grave. Uma criança havia acionado o sistema contra incêndio, o que atrasou o voo gremista.
O avião partiu, primeiro, rumo ao Rio de Janeiro. Neste percurso, uma hora e 45 minutos de viagem. Depois, até Lima, no Peru, outras cinco horas e 25 minutos. A terceira escala foi em Los Angeles, nos Estados Unidos, em que o avião levou mais oito horas 10 minutos. Por fim, a última parada seria Tóquio, depois de mais de 11 horas e 40 minutos. No total, entre avião e espera nas salas de embarque, passaram-se 32 horas entre a partida e chegada, em um percurso de 19.638 quilômetros .
— Não fosse a alegria dos jogadores, seria quase impossível enfrentar uma viagem dessas. Sei que estamos realizando um sacrifício pessoal, especialmente com relação aos meus nervos, mas no final de tudo valerá a pena, descer no Salgado Filho com o título assegurado — disse o técnico Valdir Espinosa na chegada ao país asiático, na madrugada de quarta-feira, dia 7 de dezembro.
Em Tóquio, a equipe ficou hospedada no Prince Hotel. Nos quatro dias que restavam até o jogo, o clube aproveitou para treinar em um estádio próximo ao hotel e, um dia antes da partida, fez o reconhecimento do campo do estádio em que enfrentaria no domingo, 11 de dezembro, o Hamburgo.
Assim, o Grêmio deu meia volta ao mundo e voou para o sonho de pintar o planeta de azul, preto e branco — coincidentemente, as mesmas cores do rival alemão. No fim, todos sabem o que aconteceu. Mas antes dos dois gols de Renato e da vitória por 2 a 1, na prorrogação, os dias tricolores foram de muito preparo, alguns perrengues e foco total no que viria a ser o maior título da história do clube.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!