O Grêmio comemora nesta segunda-feira (11) os 40 anos do seu título mundial. Para marcar a data, GZH preparou uma série de conteúdos especiais . Confira abaixo, 40 curiosidades sobre a maior conquista da história tricolor.
1 - O time que entrou em campo contra o Hamburgo demorou 10 anos para ser formado . Tarciso foi o primeiro a chegar, em 1973. Os últimos foram Paulo César Caju e Mário Sérgio. A dupla foi contratada às vésperas do Mundial.
2 - Mário Sérgio foi contratado após o técnico Valdir Espinosa observar in loco a partida entre Hamburgo e Werder Bremen , pelo Campeonato Alemão. A ideia do treinador não era igualar a força física dos alemães. Pelo contrário. Sua visão era ter em campo aquilo que os adversários não tinham.
— Os alemães são velozes demais, saem para a frente com uma facilidade incomum. É necessário ter alguém que seja capaz de parar com a partida e de, em certo momento, pegar a bola, "colocar debaixo do braço" e sair — disse o comandante gremista à Zero Hora do dia 26 de setembro.
3 - O Grêmio fez uma preparação especial para o Mundial. O clube ficou quase um mês concentrado em Gramado . Várias partidas do Gauchão foram disputadas com time reserva e com Paulo Lumumba como treinador.
4 - Na véspera do embarque para o Japão, o Grêmio disputou amistoso contra o Novo Hamburgo . A partida terminou em derrota por 1 a 0.
5 - O Grêmio iria jogar com meias brancas, mas a TV japonesa queria contraste total entre os uniformes. A saída foi comprar meias azuis em Tóquio .
6 - Mas, nem tudo foi problema. O Grêmio teve sua vontade atendida para jogar de calção branco. Os motivos eram dois. O primeiro era a superstição, pois a América foi conquistada com a combinação da camisa tricolor com o calção branco. A outra era estratégia. O Hamburgo teria de jogar de calção vermelho. Felix Magath, principal jogador do time, era daltônico e teria a visão prejudicada com o uniforme desta cor .
7 - A decolagem no voo que saiu de Porto Alegre atrasou 42 minutos. Uma criança apertou o sistema contra incêndio do avião em que estavam os jogadores gremistas. A traquinagem despressurizou a cabine da aeronave. A situação fez o técnico Valdir Espinosa suar frio. Ele não gostava de viajar de avião .
8 - O Hamburgo não jogou com os reservas contra o Grêmio . Foram quatro mudanças em relação ao time que venceu a Juventus, na final da Liga dos Campeões. O quarteto deixou o clube após o título continental.
9 - Ainda assim a preparação dos alemães não foi a ideal. Somente 14 jogadores foram para a capital japonesa .
10 - Somente 18 jogadores do Grêmio viajaram para Tóquio . Foi preciso que jornalistas completassem o time durante alguns treinos. Os escolhidos foram o repórter Darci Filho, da Rádio Gaúcha, e o fotógrafo José Doval, de Zero Hora.
11 - A delegação gremista levou mais de 600 quilos de bagagem, entre equipamentos e alimentos.
12 - Ernst Happel foi deselegante com Espinosa. Na véspera da decisão, deixou o técnico gremista no vácuo ao estender a mão para cumprimentá-lo.
13 - Renato e Paulo Cesar Caju quase trocaram sopapos durante o último treino . O atual técnico gremista estava indignado com uma suposta falta de vontade do companheiro.
— Se amanhã você não correr, em cinco minutos eu te meto uma porrada no meio da cara e no vestiário eu te mato — disparou.
A turma do deixa disso acalmou os ânimos.
14 - Veterano e campeão Mundial em 1970 com a seleção, Caju foi uma grande isca. Sua carreira vitoriosa o transformava no nome mais famoso do time . Como consequência, atraiu mais atenção dos defensores, o que abriu espaço para Mario Sérgio e Renato.
15 - Renato quase ficou de fora do Mundial . Antes de um treino, o camisa 7 entrou em alta velocidade no pátio do Olímpico, onde se encontravam diversas mães e crianças. Fábio Koff, então presidente, viu a cena. O dirigente decidiu puni-lo com uma multa. Acordou que se o Grêmio fosse campeão, a penalização seria revogada.
16 - Na ida para o Japão, a delegação do Grêmio viajou junto com o ex-zagueiro colorado Figueroa . Aposentado, o chileno ia para uma partida de exibição. Ele deixou a rivalidade de lado e, a pedidos, posou com a camisa tricolor.
17 - Depois do título, a delegação não viajou direto para Porto Alegre. Ainda teve uma parada em Los Angeles para a disputa de uma amistoso com o América-MEX . Empate em 2 a 2 no tempo normal e vitória gremista nos pênaltis.
18 - Para motivar os seus jogadores, Espinosa desenhou uma escada no vestiário. Cada degrau equivalia a uma etapa até chegar ao Mundial.
19 - Árbitro da partida , o francês Michel Vautrot foi um dos grandes de seus ofício. Apitou duas Copas (1982 e 1986) , a final da Eurocopa em 1988 (aquela do golaço de Van Basten) e a decisão da Liga dos Campeões de 1986.
20 - Os alemães jogaram os 120 minutos da partida sem realizar substituição . O Grêmio fez as duas a que tinha direito.
21 - Paulo César Magalhães, Mario Sérgio e Paulo Cezar Caju foram as modificações de Espinosa para a final. Casemiro, Tita (voltou para o Flamengo) e Caio formaram o trio que deixou o time.
22 - Sete jogadores (Paulo Roberto, Baidek, China, Mário Sérgio, Paulo Cezar Caju, Renato e Tarciso) jogaram pela Seleção Brasileira . De León defendeu o Uruguai.
23 - De Léon, Renato e Paulo Cezar Caju disputaram Copa do Mundo.
24 - Nove jogadores do Hamburgo atuaram por suas seleções , oito pela alemã e um pela dinamarquesa.
25 - Caju disputou apenas três partidas em sua segunda passagem pelo Grêmio .
26 - Mario Sérgio escreveu história com apenas 11 jogos com as três cores.
27 - Dos 13 jogadores utilizados na final, seis (Paulo Roberto, Baidek, Paulo César Magalhães, China, Renato e Bonamigo) foram formados na base .
28 - Grêmio e Hamburgo se enfrentaram duas vezes na história . Além da partida em Tóquio, alemães e gremistas jogaram na inauguração da Arena, em 2021 . Nova vitória gremista. Outra vez por 2 a 1.
29 - No ano do título, o Grêmio disputou 83 partidas, com 35 vitórias, 30 empates e 18 derrotas.
30 - Além dos dois gols sobre o Hamburgo, Renato balançou as redes outras 13 vezes naquele ano.
31 - O artilheiro do ano foi o meia Osvaldo, com 25 gols dos 121 gols marcados pelo Grêmio em 1983.
32 - Quatro campeões (Baidek, Paulo César Magalhães, China e Caio), segundo a Gremiopedia, nunca foram adversários gremistas .
33 - De León foi o único campeão a ter vencido o Mundial como jogador por outro clube. Ele foi bicampeão com o Nacional.
34 - Além de Renato, Mazaropi foi o outro jogador daquele elenco que treinou o Grêmio. Foram nove partidas como interino , entre 1992 e 1995.
35 - Assim como Renato, Espinosa foi campeão como técnico e jogador do clube.
36 - A derrota para o Novo Hamburgo foi a única outra vez em que Espinosa utilizou os 11 titulares em Tóquio juntos.
37 - Mário Sérgio, Caio e Tarciso, entre os jogadores, e Valdir Espinosa já morreram.
38 - Mario Sérgio viveu situação inusitada. Em 1984, virou jogador colorado. No Gre-Nal das Faixas, ele recebeu a honraria com a camisa do rival.
39 - Renato usou duas camisas 7. Uma delas está na casa da família, em Bento Gonçalves. A outra foi trocada com Schröder, defensor que teve a infeliz tarefa de marcá-lo em Tóquio.
40 - Criou-se a lenda de que Renato quase ficou de fora do Mundial por lesão. O que ocorreu, na verdade, é que dias após os festejos pelo título, o atacante teve uma forte crise de apendicite. Ele passou por cirurgia e ficou internado quatro dias no hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!