Depois de ter tido quatro goleiros diferentes atuando no último Campeonato Brasileiro, o Grêmio traça a contratação de um jogador da posição como meta para a próxima temporada. Em busca disso, o clube sondou o argentino Esteban Andrada, atualmente no Monterrey, do México. GZH conta a história do goleiro que desperta o interesse tricolor .
Nascido em 1991, em Mendoza, Andrada chamou a atenção cedo. Em 2011, ele defendeu a Argentina no Sul-Americano e no Mundial Sub-20 com atuações destacadas. O bom desempenho despertou interesse do Barcelona, que ofereceu 5 milhões de euros ao Lanús pela sua contratação . À época, o Lanús recusou a oferta por uma determinação da diretoria de não vender jogadores da base que não haviam estreado como profissional.
Andrada estreou como profissional do Lanús em 2013 e em 2015 acabou emprestado ao Arsenal de Sarandí em busca de mais oportunidades. Titular com destaque no time de Sarandí, ele retornou ao Lanús e ganhou projeção continental em 2017 .
Reserva no início da temporada, Andrada ganhou a titularidade do treinador Jorge Almirón por jogar bem com os pés, característica importante no modelo de jogo do treinador. Naquela temporada, o Lanús chegou até a final da Libertadores, onde foi derrotado pelo Grêmio. Andrada teve participação decisiva na campanha, principalmente nas quartas de final, quando defendeu duas cobranças na disputa por pênaltis com o San Lorenzo.
Chegada ao Boca Juniors
Mesmo sem o título da Libertadores, o bom desempenho no Lanús levou Andrada a chamar atenção de um dos gigantes argentinos . Em 2018, o Boca Juniors pagou 5 milhões de dólares para contratar o goleiro. Andrada chegou ao clube para a fase de mata-mata da Libertadores para assumir a vaga de titular no lugar Agustín Rossi, atualmente no Flamengo, que havia cometido falhas durante a fase de grupos.
Naquela Libertadores, Andrada sofreu uma grave lesão com a fratura da mandíbula em lance com Dedé, do Cruzeiro, no confronto de ida das quartas de final, na Bombonera, ficando fora do jogo de volta, em Belo Horizonte, das duas partidas da semifinal contra o Palmeiras e da ida da final diante do River Plate. Ele retornou apenas para o último jogo, em Madri, quando o Boca acabou derrotado pelo rival por 3 a 1.
Apesar de mais um vice-campeonato da Libertadores, Andrada seguiu tendo atuações elogiadas pelo Boca e chegou à seleção argentina principal. Ele disputou quatro amistosos como titular sob o comando de Lionel Scaloni em 2019, incluindo uma vitória sobre o Brasil por 1 a 0 (gol de Messi) , em novembro daquele ano, e também esteve nas convocatórias para as primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar sendo reserva de Franco Armani.
Em 2021, o fato de ter testado positivo para covid-19 semanas antes da última convocatória contribuiu para Andrada ficar fora da Copa América disputada no Brasil, entre junho e julho daquele ano. Logo depois, ele foi vendido para o Monterrey pelos mesmos 5 milhões de dólares que o Boca havia pago ao Lanús para sua contratação . Já no México, Andrada chegou a ser convocado por Scaloni para os últimos amistosos da Argentina naquele ano, mas acabou ficando fora da lista final para o Mundial do Catar, em 2022.
Título continental no México
Assim como em Lanús e Boca, Andrada também conseguiu chegar a uma final continental defendendo o Monterrey. A diferença é que no México ele conquistou o título da Liga dos Campeões da Concacaf, em 2021.
Andrada já disputou 97 jogos com a camisa do Monterrey. Ele sofreu 83 gols (0,85 por jogo) e terminou 40 partidas sem ser vazado. No último Campeonato Mexicano, ele disputou 18 jogos e sofreu 19 gols. Andrada teve uma média de três defesas por partida no Apertura, o torneio do segundo semestre que o Monterrey acabou eliminado nas quartas de final.
Andrada na carreira
Arsenal de Sarandí
Lanús
Boca Juniors
Monterrey
Títulos
Lanús
Boca
Monterrey
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!