A estratégia do Grêmio para seus estrangeiros em 2024

Após saídas de Suárez e Iturbe, clube ainda conta com cinco gringos no grupo


Fonte: gauchazh

A estratégia do Grêmio para seus estrangeiros em 2024
Villasanti é uma das peças principais do clube para a próxima temporada.

O fim de ano trará mudanças a uma parte em especial do grupo de jogadores do Grêmio . Após terminar 2023 com sete estrangeiros na equipe, o limite de jogadores nascidos fora do Brasil permitido em competições com chancela da CBF, a temporada 2024 deve ser de novidades na legião estrangeira.

Do grupo que terminou esta temporada sob contrato, Suárez e Iturbe não estarão em Porto Alegre para a disputa da Libertadores . Uma lista que provavelmente terá acréscimos a partir de janeiro, quando a janela de transferências internacional se abrir.

A primeira mudança, e mais impactante, é a saída de Luis Suárez . O centroavante foi o grande nome do time e do futebol brasileiro na temporada. Escolhido o melhor jogador do Brasileirão no troféu Bola de Prata , o uruguaio terminou o ano com 29 gols e 17 assistências.

Para suprir uma lacuna tão grande, a direção olha para o Exterior em busca de substitutos. Segundo fontes consultadas por ZH, a opção por um estrangeiro é econômica. Jogadores argentinos, uruguaios ou de outros países ganham menos do que a realidade do futebol nacional. Então, propostas brasileiras costumam atrair quem está fora do Brasil e atuando em mercados secundários.

– Temos de buscar em mercados onde eles ganham menos do que pagamos. Por isso, alguns estamos buscando alguns estrangeiros. Entra nesse patamar que o Grêmio quer pagar – explicou o presidente Alberto Guerra, em entrevista ao Paredão do Guerrinha , na Rádio Gaúcha.

O primeiro nome que apareceu nas manchetes como possível substituto de Suárez é o do argentino Rogelio Funes Mori , que se naturalizou mexicano para defender a seleção do país. O centroavante tem contrato por encerrar com o Monterrey e foi procurado pelo Tricolor. Mas outros nomes de estrangeiros também apareceram na imprensa nos últimos dias. O goleiro argentino Andrada, ex-Lanús e Boca Juniors, que hoje também atua pelo Monterrey, foi citado pela imprensa mexicana como alvo gremista .

— Temos uma base consolidada, construímos algo importante já. Precisamos ser inteligentes e reforçar de forma muito pontual, entender quais foram as carências e tentar tornar o grupo mais forte — disse o vice de futebol Antonio Brum, em entrevista ao colunista Leonardo Oliveira.

Contratado como aposta, Iturbe não agradou e não terá o contrato renovado. Ainda sobre saídas, existe uma possibilidade de que Carballo tenha feito seu último jogo pelo clube na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, na última rodada do Brasileirão . O Grêmio recebeu sinalizações dos empresários do jogador de que chegarão propostas pelo volante. A tendência é de que, se confirmadas, o meio-campista seja vendido.

Cristaldo e Villasanti também receberam sondagens , mas a dupla é considerada fundamental e só ofertas muito altas os tirariam do grupo. Fechando a lista de gringos, Besozzi também agradou nas oportunidades que teve , e a expectativa é de que receba oportunidades no Gauchão.

Há peças suficientes para formar uma espinha dorsal que fala espanhol. Kannemann, Villasanti e Cristaldo são o esteio do time pensado pela direção . Como a Libertadores não tem limite de estrangeiros, e com, no mínimo, duas vagas abertas, o Tricolor vai ao mercado em busca de mais gringos.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025