Lesões tiram Geromel de 89% dos jogos do Grêmio em 2023; Fábio é quem mais frequenta o DM

Zagueiro defendeu o Imortal em sete dos 64 jogos da equipe no ano. Lateral visitou o departamento médico quatro vezes. Volante Pepê entrou em campo em metade dos jogos do Tricolor


Fonte: ge

Lesões tiram Geromel de 89% dos jogos do Grêmio em 2023; Fábio é quem mais frequenta o DM

Ídolo da torcida gremista, Pedro Geromel teve uma temporada atrapalhada por lesões em 2023. Com dois problemas médicos, o zagueiro só entrou em campo em sete das 64 partidas do Tricolor no ano. Ou seja, o defensor ficou de fora de 89% dos jogos da equipe - ausente em 58 partidas. Foi a temporada em que o atleta menos atuou desde que chegou ao Imortal, no início de 2014.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Ainda na pré-temporada do Grêmio , o zagueiro sentiu desconforto no joelho esquerdo, sendo obrigado a passar por uma cirugia, que o tirou de combate até o fim de agosto. Retornou aos gramados na vitória do Tricolor sobre o Cruzeiro por 3 a 0, no dia 27 daquele mês, pela 21ª rodada do Brasileirão. Geromel começou como titular, mas foi substituído no intervalo e teve um novo problema. Desta vez, no músculo bíceps femoral da coxa esquerda, sendo desfalque por cerca de um mês.

Em 2023, Geromel chegou a disputar o GreNal do segundo turno do Brasileirão — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Em 2023, Geromel chegou a disputar o GreNal do segundo turno do Brasileirão — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Recuperado de sua segunda lesão, Geromel conseguiu emplacar a sequência de seis jogos, mas, no início de novembro, foi atrapalhado novamente por um problema muscular. Desta vez foi na coxa esquerda, e o zagueiro acabou perdendo a reta final da temporada.

Pepê

Outro jogador que também teve o ano prejudicado por lesões foi o volante Pepê. Ao longo da temporada, o camisa 23 teve três lesões no mesmo local, na coxa esquerda. Em meados de março, nas semifinais do Campeonato Gaúcho, o jogador sofreu o seu primeiro problema médico no ano, que o deixou de fora por dois meses, retornando somente no meio de maio.

Pepê jogou metade dos jogos do Tricolor na temporada — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Pepê jogou metade dos jogos do Tricolor na temporada — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Porém, após duas partidas desde o seu retorno, voltou a sentir um problema médico no mesmo lugar e desfalcou a equipe até o início de agosto. Conseguiu emplacar uma boa sequência de 15 jogos com a camisa tricolor. Porém, perdeu praticamente todo o mês de novembro por conta de uma nova lesão na coxa esquerda. Voltou aos gramados no dia 30 do mesmo mês e disputou as três últimas rodadas do Brasileirão. Nos 32 jogos em que foi relacionado pelo Grêmio, o volante entrou em campo em todos, disputando exatamente 50% da temporada tricolor.

Veja os locais do corpo com maior incidência de lesão entre o elenco do Grêmio em 2023 — Foto: Infoesporte

Veja os locais do corpo com maior incidência de lesão entre o elenco do Grêmio em 2023 — Foto: Infoesporte

+ Veja o ranking dos clubes da Série A com mais baixas médicas em 2023

Fábio

Reforço do Grêmio para a temporada, Fábio foi o jogador que passou mais vezes pelo DM gremista em 2023. O lateral-direito esteve no departamento médico em quatro ocasiões na temporada. O camisa 2 entrou em campo 29 vezes em 2023. Ao todo, o jogador esteve à disposição do Imortal em 42 partidas ao longo do ano, ficando ausente em outras 22. Apesar dos problemas clínicos, ele esteve apto para entrar em campo em 65% dos jogos do Tricolor.

Em 2023, o Tricolor teve 37 problemas médicos ao longo da temporada, sendo 18 deles na região da coxa, quase 49% dos problemas médicos.

*colaboraram Eduardo Moura, Gabriel Girardon e João Victor Teixeira

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Grêmio e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2023 até a data da publicação desta matéria: 28 de dezembro de 2023. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025