10 momentos que marcaram o 2023 do Grêmio

Ano do Tricolor foi marcado pela passagem do uruguaio Luis Suárez e pelas conquistas da Recopa Gaúcha e do Gauchão


Fonte: gauchazh

10 momentos que marcaram o 2023 do Grêmio

O ano de 2023 do Grêmio foi marcado pela passagem de Luis Suárez. Sob o comando do uruguaio, o Tricolor conquistou os títulos da Recopa Gaúcha e do Gauchão, além de fazer bela campanha no Brasileirão, em que foi vice-campeão, o que rendeu uma vaga direta na Libertadores.

A temporada também teve despedida de um ídolo, que teve de abandonar o futebol, ao mesmo tempo que que contou com o retorno de um velho conhecido da torcida.

1) Apresentação de Suárez

Na apresentação, Suárez foi ovacionado por mais de 30 mil torcedores.

Contratado nos últimos dias de 2022, Suárez foi apresentado no dia 4 de janeiro, em uma cerimônia na Arena, que contou com mais de 30 mil tricolores presentes . Emocionado, se esforçou para falar em português e agradeceu pela tamanha receptividade.

— É muito difícil para mim falar português, mas eu vou falar. Muito obrigado pela recepção de toda a torcida. Hoje, ontem e amanhã. Com a torcida junto com os jogadores, vão acontecer coisas muito importantes. Recebi nos últimos dias um carinho incrível. Prometo jogar futebol, fazer gols e vou tentar ganhar títulos —  disse Suárez.

2) Estreia do uruguaio e título

Uruguaio estreou com um hat-trick

A primeira vez do camisa 9 com a camisa gremista não poderia ser melhor. Foram três gols na vitória contra o São Luiz, por 4 a 1, em partida que garantiu o título da Recopa Gaúcha, no dia 17 de janeiro .

Suárez demorou exatos 4 minutos e 44 segundos para deixar sua marca. Depois de receber de Ferreira, ele tocou com categoria e encobriu o goleiro Gabriel Félix. Um golaço que levou os mais de 49 mil presentes na Arena ao êxtase.

3) Aposentadoria de Lucas Leiva

Lucas Leiva teve duas passagens pelo Grêmio.

No dia 17 de março, o Grêmio anunciou a aposentadoria do volante Lucas Leiva , aos 36 anos, em virtude de uma anomalia cardíaca detectada nos exames realizados durante a pré-temporada. Formado nas categorias de base do Tricolor, o meio-campo havia retornado ao clube em 2022.

— Agradeço ao Grêmio por todo apoio nesses três meses. Estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil. É a primeira vez que eu choro nesse caso. Gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando onde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria. Tenho certeza que o novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante — ressaltou Lucas Leiva.

4) Hexa do Gauchão

Tricolor manteve a hegemonia estadual

Mesmo em um ano de reconstrução, vindo da Série B do Brasileirão, o Tricolor manteve a hegemonia estadual . Esta foi a terceira vez que a equipe gremista alcançou a hexa. Tudo começou em Caxias do Sul, quando o time de Renato Portaluppi superou o Caxias, que viria a ser também o adversário da decisão, no Centenário.

Na final, depois de um empate na ida, o Grêmio sagrou-se campeão na Arena ao vencer por 1 a 0, com gol de Suárez, de pênalti .

5) Indefinição e permanência de Suárez

Inicialmente, Suárez tinha assinado um contrato de dois anos com o Grêmio.

Ainda que a relação entre Grêmio e Suárez tenha sido favorável aos dois lados, a harmonia não esteve sempre presente. Em junho, o jogador sinalizou a possibilidade de se afastar dos gramados por conta de fortes dores no joelho . Paralelo a isso, o interesse do Inter Miami, dos Estados Unidos, foi intensificado.

A situação só foi resolvida em julho. Na ocasião, as partes acordaram a permanência de Suárez até o fim da temporada . Em troca, o Tricolor aceitou a antecipação do término do vínculo, que estava previsto somente para 2024.

6) Retorno de Luan

Futuro de Luan está indefinido.

A temporada também foi de reencontro com um ídolo. No dia 27 de julho, o Tricolor anunciou o retorno de Luan, que estava escanteado no Corinthians . Foi em Porto Alegre onde o meia viveu o ápice da carreira, entre os anos de 2016 e 2017, quando foi peça-chave do time de Renato Portaluppi que conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.

— Aconteceram várias coisas que muita gente não sabe, mas isso é página virada, estou no Grêmio. Um recomeço para mim, vinha treinando dois períodos, dentro e fora do clube. Estou bem fisicamente, o que falta é ritmo de jogo. Espero retomar o quanto antes. Muito feliz e motivado para melhorar. Agradecer à direção, ao Renato, não tenho outra palavra que define a minha felicidade por poder retornar. Estou muito feliz e motivado — afirmou Luan.

7) Eliminação na Copa do Brasil

Arrascaeta marcou o gol da vitória carioca no Maracanã.

A campanha na competição nacional até foi além da esperada, com a chegada às semifinais. Depois de passar por Campinense, Ferroviário-CE, ABC, Cruzeiro e Bahia, o Tricolor não foi páreo para o Flamengo .

Foram duas derrotas. Por 2 a 0, na Arena, e 1 a 0, no Maracanã. Na final, os cariocas foram superados pelo São Paulo, que ficaram com a taça pela primeira vez.

8) Virada épica contra o Botafogo

Tricolor virou sobre o Botafogo em São Januário.

A vitória sobre o Botafogo, por 4 a 3, no Rio de Janeiro , contou com show de Suárez, autor de três gols durante os 90 minutos (mais acréscimos) . O resultado recolocou o Grêmio na disputa pelo título. Na ocasião, as duas equipes ficaram empatadas em 59 pontos, faltando cinco rodadas para o encerramento do campeonato.

9) Vice do Brasileirão e vaga na Libertadores

Vaga na Libertadores foi confirmada com vitória sobre o Goiás.

A campanha do Tricolor no Brasileirão foi exitosa de ponta a ponta. A equipe de Renato Portaluppi esteve, quase sempre, na parte de cima da tabela. Em 38 rodadas, foram 21 vitórias, cinco empates e 12 derrotas. A trajetória rendeu uma vaga direta na Libertadores, em 2024.

10) Despedida (s) de Suárez

Suárez marcou 29 gols com a camisa gremista.

Para marcar o fim da passagem de Suárez pelo Rio Grande do Sul foram, na verdade, duas despedidas. A primeira na Arena, na vitória, contra o Vasco. A noite de 3 de dezembro contou com homenagens antes de a bola rolar, com a presença dos filhos no campo e, claro, com gol do Pistolero .

Dias depois, foi a vez da última partida como atleta do Tricolor. Mais uma vez teve gol. E teve triunfo contra o Fluminense por 3 a 2 . No total, foram 54 partidas, com 29 gols e 17 assistências.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025