Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal no Grêmio em 2023

ge lista os cinco melhores e os cinco piores jogadores na temporada gremista


Fonte: ge

Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal no Grêmio em 2023

O 2023 do Grêmio foi um ano de reconstrução após o retorno da Série B do Brasileiro. E o saldo foi positivo. Hexacampeão gaúcho, semifinalista da Copa do Brasil e vice-campeão do Campeonato Brasileiro. Todos esses feitos liderados por uma estrela do futebol mundial, Luis Suárez.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Veja todos os gols de Luis Suárez no Brasileirão 2023

O centroavante uruguaio foi o melhor jogador não só do Tricolor, mas também do Brasileirão. Além do artilheiro, Villasanti também se destacou como um dos jogadores mais regulares do elenco, assim como Bitello, vendido no meio do ano, e o lateral João Pedro, uma das surpresas positivas.

O ge lista abaixo os cinco melhores e os cinco piores do Grêmio em 2023.

Os destaques

Luis Suárez Chegou como a principal contratação do futebol brasileiro em 2023 e atendeu às expectativas. Suárez foi o artilheiro do Grêmio no ano, com 29 gols, e o principal garçom do time, com 17 assistências. O uruguaio fez a temporada com mais jogos por um clube na sua carreira, com 54 partidas. Faltou uma grande conquista, mas sobraram atuações memoráveis.

Villasanti Na terceira temporada no Tricolor, o paraguaio repetiu mais um ano de regularidade e foi um dos principais meio-campistas do time. Iniciou o Gauchão na reserva, quando Renato quis testar os recém-contratados Pepê e Carballo. Mas logo em seguida assumiu a posição e se tornou um dos principais desarmadores do Grêmio.

Leia também + Grêmio acerta renovação de Renato por uma temporada + Retrospectiva 2023: ano do Grêmio tem Suárez como diferencial

Villasanti, Suárez e Cristaldo na vitória do Grêmio sobre o Coritiba — Foto: Ri)/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/b/t/VxVs0iTturZ3bL2f0EKg/villa.suarez.cristaldo.jpg 600w

Villasanti, Suárez e Cristaldo na vitória do Grêmio sobre o Coritiba — Foto: Richard Ducker/Grêmio FBPA

João Pedro O lateral chegou sem grande expectativa, pois estava há cerca de seis meses sem atuar. Mas rapidamente se adaptou e virou titular. O bom desempenho na temporada fez o clube renovar com o jogador por mais duas temporadas. Em 2023, João Pedro marcou três gols e deu duas assistências em 44 jogos.

Cristaldo Contratado no início do ano, o argentino foi titular durante a maior parte da temporada. O meia chegou a oscilar momentos bons e ruins, mas foi importante na campanha gremista, sendo o vice-artilheiro da equipe. Foram 11 gols e 12 assistências em 54 partidas.

Bitello O volante deixou o Tricolor em setembro deste ano para se transferir ao Dínamo Moscou. Mas antes disso, foi o "motorzinho" do meio-campo gremista e atuou em diferentes funções. Pelo clube gaúcho neste ano, o meia fez 43 partidas, marcou nove gols e deu seis assistências.

As decepções

João Pedro Galvão Chegou com status de carreira europeia e passagem pela seleção italiana, mas não correspondeu. Recebeu oportunidades ao lado de Suárez e não convenceu. Galvão foi contratado no início de agosto, por empréstimo, até o final de julho de 2024. Nesta temporada, fez 15 jogos e deu uma assistência.

Iturbe O argentino naturalizado paraguaio chegou como um negócio de ocasião, para suprir uma carência de pontas de velocidade pelo lado, mas Iturbe não conseguiu desempenhar no Grêmio. Foi utilizado por Renato apenas em seis jogos, não fez gol e nem deu assistência.

Geromel celebra 10 anos no Grêmio e projeta 2024 no clube

Geromel Ídolo tricolor, Geromel fez a temporada com menos jogos em 10 anos de Grêmio. O zagueiro teve um ano marcado por diversas lesões, que o tiraram da maioria dos compromissos. Entrou em campo em apenas sete jogos em 2023 e renovou o contrato por mais seis meses.

Nathan O meia veio após passagem no Atlético-MG e não conseguiu ser um dos protagonistas. Durante a maior parte do ano foi opção no banco de reservas, mas em setembro teve sequência como titular por conta dos desfalques no meio e foi utilizado como volante. Foram 26 jogos com a camisa do Grêmio e apenas um gol.

Luan Rei da América em 2017, Luan chegou no meio do ano, a pedido de Renato, já que o jogador vivia um momento delicado no Corinthians. Sem atuar por um longo tempo, não conseguiu readquirir o ritmo de jogo em Porto Alegre e foi pouco aproveitado. Até o momento não teve o contrato renovado e deve ficar livre no mercado.

Luan não conseguiu ter sequência no retorno ao Grêmio — Foto: Pedro Tesch/Getty Images

Luan não conseguiu ter sequência no retorno ao Grêmio — Foto: Pedro Tesch/Getty Images

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025