A história de sucessos do Grêmio na Libertadores passa, coincidentemente, por uma mesma posição . Em 1983, 1995 e 2017, os títulos da principal competição da América vieram acompanhados da chegada de centroavantes para a disputa da competição. A grife dos reforços variou ao longo dos tempos.
Nem sempre os nomes mais badalados deram as melhores respostas, como ocorreu em 1983 e em 1995 . Mas também aconteceu na dinâmica de ter o brilho de uma estrela. Lucas Barrios, em 2017, completou o time que foi buscar o tri, mesmo que Jael tenha se provado fundamental na decisão contra o Lanús.
A busca por um novo nome para a posição em 2024 ainda está como uma prioridade da direção gremista . Mas a história mostra a importância dessa peça nas campanhas de sucesso do clube na Libertadores. E não apenas dos investimentos mais altos. Nos três títulos, o reforço menos badalado para o ataque teve participação fundamental para as conquistas.
A primeira aposta ocorreu em 1983 . O Grêmio foi à Europa buscar César, que estava no Benfica, e tinha terminado o Brasileirão de 1979 como artilheiro com 13 gols. O atacante foi uma indicação do meia Tita.
– Para voltar ao Brasil e ao Grêmio, viria até a nado se fosse possível – disse o reforço badalado na chegada a Porto Alegre.
Alertada por Valdir Espinosa, a direção buscou um outro centroavante. Caio era jogador da Portuguesa e foi contratado para servir de opção. Só que por estar melhor condicionado, acabou escolhido por Espinosa como titular . Foi dele o primeiro gol da decisão contra o Peñarol. César, após cruzamento de um então jovem chamado Renato Portaluppi, fez o segundo e confirmou o título .
A história se repetiu 12 anos depois. O vice de futebol Cacalo foi ao Rio de Janeiro encontrar as peças que Felipão acabaria transformando em time multicampeão. Primeiro chegou Magno, vindo por empréstimo do Flamengo. O jogador era uma peça renomada e empolgou a torcida gremista. Mas um jovem de 22 anos chamado Jardel também foi buscado . O menino alto e magro veio do Vasco sem muitos holofotes, credenciado pela artilharia da Copa SP de 1993 pelo Ferroviário-CE, com direito a três gols de cabeça contra o Grêmio.
– O Jardel não era um jogador afirmado ainda. Mas foi um acerto do Grêmio. Ele estava um pouco escondido no Vasco. Chegou ao Grêmio e começou a fazer gols de tudo que era jeito. Ele de cabeça era algo impressionante. Era um jogador de referência. Ganhou muita confiança com o Felipão. Parecia um centroavante que não se dava bem com a bola. E não se dava mesmo. Mas ganhou confiança e fez tudo dar certo. Todos os reforços daquele ano vingaram – relembra Sérgio Villar, setorista de Grêmio para a GZH em 1995.
A fórmula se mostrou presente também na mais recente comemoração gremista pela Libertadores. Embalado pelo título da Copa do Brasil de 2016, a direção foi ao mercado para oferecer a Renato opções para o ataque. Primeiro chegou Jael para o início do Gauchão. Na reta final da janela de transferências, a peça que completou o time desembarcou em Porto Alegre. Lucas Barrios, goleador na Europa pelo Borussia Dortmund, foi o reforço que deu forma final ao time. Um "fazedor de gols", como relembra o ex-presidente Romildo Bolzan.
– Chegamos à conclusão de contratarmos um centroavante de ofício. Tínhamos que ter essa le gol sobre o Botafogo. Era um matador. Foi muito importante para nós. O nome dele impunha respeito, tinha tradição – afirmou.
O nome de 2024 ainda é buscado pela direção no mercado. Enquanto não chega um jogador mais afirmado para assumir o lugar de Luis Suárez, Renato conta com João Pedro Galvão e André Henrique. Mas com a promessa de que mais alguém estará à disposição em busca do tetracampeonato da Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio conquista Gauchão Feminino 2025 com vitória sobre o Juventude.
Artilheiro do Grêmio fala sobre situação de reserva no clube
Mano admite erro, explica ausência de dois jogadores e critica imprensa.
Grêmio se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar preparação.
Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação
Mano critica imprensa e ironiza: "Não queríamos ganhar" após derrota do Grêmio.
Botafogo conquista vaga na Copa Libertadores com vitória sobre o Grêmio.
Botafogo derrota o Grêmio e firma-se entre os cinco primeiros colocados.
Botafogo garante vaga na Libertadores após vitória sobre o Grêmio.
Notas do Grêmio: erros individuais custam caro e Pavón é único acima da média no Engenhão
Jóia do Grêmio Que Estreou Antes de Ronaldinho Atrai Interesse do Chelsea
Botafogo x Grêmio: Onde assistir ao vivo, horário e escalações no futebol.
Grêmio busca retomar vitórias como visitante e melhorar desempenho fora de casa
Mosqueteiras prontas para a final do Gauchão Feminino no último treino.
Grêmio busca quebrar tabus contra o Botafogo no jogo decisivo
Novo destaque do Grêmio desperta interesse do Chelsea na imprensa europeia
Cuiabano relembra bons momentos ao reencontrar Grêmio
Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!