A relação do Grêmio entre uma posição e o sucesso na Libertadores

Clube teve centroavantes como protagonistas em conquistas


Fonte: gauchazh

A relação do Grêmio entre uma posição e o sucesso na Libertadores
Jardel foi figura central do sucesso no Grêmio em 1995.

A história de sucessos do Grêmio na Libertadores passa, coincidentemente, por uma mesma posição . Em 1983, 1995 e 2017, os títulos da principal competição da América vieram acompanhados da chegada de centroavantes para a disputa da competição. A grife dos reforços variou ao longo dos tempos.

Nem sempre os nomes mais badalados deram as melhores respostas, como ocorreu em 1983 e em 1995 . Mas também aconteceu na dinâmica de ter o brilho de uma estrela. Lucas Barrios, em 2017, completou o time que foi buscar o tri, mesmo que Jael tenha se provado fundamental na decisão contra o Lanús.

A busca por um novo nome para a posição em 2024 ainda está como uma prioridade da direção gremista . Mas a história mostra a importância dessa peça nas campanhas de sucesso do clube na Libertadores. E não apenas dos investimentos mais altos. Nos três títulos, o reforço menos badalado para o ataque teve participação fundamental para as conquistas.

César marcou o gol do título do Grêmio na Libertadores de 1983.

A primeira aposta ocorreu em 1983 . O Grêmio foi à Europa buscar César, que estava no Benfica, e tinha terminado o Brasileirão de 1979 como artilheiro com 13 gols. O atacante foi uma indicação do meia Tita.

– Para voltar ao Brasil e ao Grêmio, viria até a nado se fosse possível – disse o reforço badalado na chegada a Porto Alegre.

Alertada por Valdir Espinosa, a direção buscou um outro centroavante. Caio era jogador da Portuguesa e foi contratado para servir de opção. Só que por estar melhor condicionado, acabou escolhido por Espinosa como titular . Foi dele o primeiro gol da decisão contra o Peñarol. César, após cruzamento de um então jovem chamado Renato Portaluppi, fez o segundo e confirmou o título .

A história se repetiu 12 anos depois. O vice de futebol Cacalo foi ao Rio de Janeiro encontrar as peças que Felipão acabaria transformando em time multicampeão. Primeiro chegou Magno, vindo por empréstimo do Flamengo. O jogador era uma peça renomada e empolgou a torcida gremista. Mas um jovem de 22 anos chamado Jardel também foi buscado . O menino alto e magro veio do Vasco sem muitos holofotes, credenciado pela artilharia da Copa SP de 1993 pelo Ferroviário-CE, com direito a três gols de cabeça contra o Grêmio.

Jardel veio do Vasco no início de 1995.

– O Jardel não era um jogador afirmado ainda. Mas foi um acerto do Grêmio. Ele estava um pouco escondido no Vasco. Chegou ao Grêmio e começou a fazer gols de tudo que era jeito. Ele de cabeça era algo impressionante. Era um jogador de referência. Ganhou muita confiança com o Felipão. Parecia um centroavante que não se dava bem com a bola. E não se dava mesmo. Mas ganhou confiança e fez tudo dar certo. Todos os reforços daquele ano vingaram – relembra Sérgio Villar, setorista de Grêmio para a GZH em 1995.

A fórmula se mostrou presente também na mais recente comemoração gremista pela Libertadores. Embalado pelo título da Copa do Brasil de 2016, a direção foi ao mercado para oferecer a Renato opções para o ataque. Primeiro chegou Jael para o início do Gauchão. Na reta final da janela de transferências, a peça que completou o time desembarcou em Porto Alegre. Lucas Barrios, goleador na Europa pelo Borussia Dortmund, foi o reforço que deu forma final ao time. Um "fazedor de gols", como relembra o ex-presidente Romildo Bolzan.

– Chegamos à conclusão de contratarmos um centroavante de ofício. Tínhamos que ter essa le gol sobre o Botafogo. Era um matador. Foi muito importante para nós. O nome dele impunha respeito, tinha tradição – afirmou.

O nome de 2024 ainda é buscado pela direção no mercado. Enquanto não chega um jogador mais afirmado para assumir o lugar de Luis Suárez, Renato conta com João Pedro Galvão e André Henrique. Mas com a promessa de que mais alguém estará à disposição em busca do tetracampeonato da Libertadores.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025