Grêmio contrata ex- Corinthians para um novo cargo no clube

O Grêmio anunciou um movimento curioso na última semana de 2023 com a contratação de Fernando Lázaro como coordenador do setor de análise e desenvolvimento, um novo cargo no clube. O ex-Corinthians abriu mão de um salário mais alto e chega para aproximar o trabalho da comissão técnica com o do centro de análise de mercado. Aos 42 anos, Lázaro assumiu em Porto Alegre um novo desafio na carreira. Com uma longa trajetória no Corinthians e experiência de seleção brasileira, aceitou uma remuneração mais baixa para ser o responsável pelo elo entre o setor de análise de desempenho, observações de mercado e comissão técnica.

Relembre a trajetória de Fernando Lázaro como técnico do Corinthians

Um trabalho diferente do que fazia na comissão técnica permanente do time paulista, mas não é algo novo para o coordenador gremista. Segundo Luis Vagner Vivian, responsável pela contratação, Lázaro fazia algo parecido mesmo como auxiliar. A diferença é que no Grêmio ficará mais longe dos holofotes. - Fernando é oriundo de análise, mas foi fazendo a transição para o campo pelo conhecimento que tem. Acabou sendo mais auxiliar do Corinthians, mas sempre teve o link na parte de mercado e desempenho. No Corinthians era um núcleo só que ele coordenava. Ele fazia essa ligação também - explicou o executivo de futebol ao ge .

Esse movimento no departamento de futebol é algo que vem sendo desenvolvido por Luis Vagner desde a chegada do dirigente em Porto Alegre. Além disso, o analista de mercado Gustavo Marrone se desligou do clube no ano passado. Assim, o executivo aproveitou para promover mudanças no setor.

Ao menos neste início de trabalho, dificilmente Fernando Lázaro vai ser visto dando orientações aos jogadores durante um treino ou na beira do campo em um jogo. O foco da função está na análise de desempenho dos atletas e prospecção de mercado, com trocas constantes com a comissão de Renato. - Uma função multidirecional, que vai traçar o perfil de jogador carente no elenco. Tem ligação com a parte técnica, pois ele tem que entender a forma que o jogador quer jogar. Estou há cinco meses entrevistando pessoas, examinando o mercado, até chegar nessa pessoa (Fernando Lázaro) que tem capacidade para isso. Não tem grana para contratar, então muitas vezes precisamos de um bom jogador capaz de fazer mais uma função no campo - explica Luis Vagner.

Confira os gols do jogo-treino entre Grêmio e Sindicato dos Atletas Profissionais

E logo nas primeiras semanas no Grêmio, a missão de Lázaro não é nada fácil. Como pediu o momento inicial, o foco do coordenador é na avalição do elenco e na identificação das carências, para aí sim prospectar possíveis reforços. - Como estamos numa janela, o momento é importante para que sejamos o mais assertivos possível. Ele (Fernando Lázaro) está full time dedicado a isso com o pessoal de análise de desempenho, focado nisso, observando a equipe para entender as características. Ele está se inteirando de muita coisa

Com o passar do tempo, a área de atuação do coordenador deve se expandir. Fernando vai participar das avaliações e prospeção também de atletas das categorias de base, por exemplo. Atualmente, Marcelo Salles e Victor Hugo Signorelli são os responsáveis por fazer a ligação entre base e profissional.

Luis Vagner Vivian conhece Fernando Lázaro da época que trabalharam juntos na Seleção. Lá foi a primeira aproximação. Os dois têm perfil discreto e gostam de atuar nos bastidores, longe dos microfones e aparições. Não à toa, Lázaro optou por não seguir como técnico. - Ele estava na Copa do Catar conosco quando o Corinthians nos ligou pedindo para liberar para ele assumir o time. Depois que foi treinador, confessou que não é o perfil dele. Ele é mais de processo, atrás dos holofotes, organizando as coisas. Era uma contratação difícil. Acabamos chegando no nome dele, que era um dos principais para abranger tudo isso - revela o dirigente. Ele veio pelo projeto. Eu valorizo isso.

Fernando Lázaro, analista de desempenho da seleção brasileira, na convocação

Fernando Lázaro trabalhou com Tite no Corinthians e seguiu com o treinador na Seleção. Mesmo jovem, fez parte da comissão técnica na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e participou do título da Copa América de 2019. Quase esteve no Catar. O novo coordenador do Grêmio chega para um cargo profissional e do clube. A atuação de Lázaro independe da comissão técnica que estará à frente do time. Um dos intuitos da reestruturação do departamento foca na modernização dos processos internos do setor.