Rivalidade histórica dá trégua em condecoração!

Grêmio e Inter protagonizam desafio histórico há 40 anos


Fonte: -

Imagem: Reprodução/Agência RBS Há 40 anos, no dia 26 de janeiro de 1984, aconteceu um dos momentos mais marcantes da história da rivalidade GreNal. Isto porque o Grêmio, recém campeão do mundo em 1983, de forma pioneira no Rio Grande do Sul, marcou um amistoso contra o Inter, atual campeão gaúcho, para a troca de faixas de campeão. Na ocasião, o então zagueiro colorado Mauro Galvão declarou que o Imortal podia dominar o mundo, mas quem mandava no estado era o Inter. Por conta disso, o atacante Renato Portaluppi resolveu desafiar os jogadores vermelhos para um tira-teima, que foi realizado no Estádio Olímpico há exatos 40 anos.

GreNal das faixas Grêmio Inter 1984

Antes do duelo, ambos os elencos trocaram as faixas de campeão (gaúcho e mundial), expondo a histórica diferença de tamanho entre os clubes. Além disso, o simbólico confronto serviu de metáfora para demonstrar o que cada clube se acostumou a conquistar nos primórdios do futebol, com o pai recebendo as homenagens do eterno filho por levar o nome do Rio Grande do Sul para a América e mundo. Já durante a partida, o goleador Renato, autor dos dois gols gremistas no Mundial contra o Hamburgo, levou os torcedores ao delírio, sendo o destaque da vitória tricolor por 4 a 2.

Imagem: Divulgação/Grêmio

Grêmio mostrou pioneirismo na rivalidade GreNal em 1983 Mazaropi; Paulo Roberto, Hugo de León, Baidek e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo, Mário Sérgio e Paulo Cesár Caju; Renato Portaluppi e Tarciso. Este foi o histórico time gremista que entrou em campo no Estádio Olímpico de Tóquio, em 1983, para conquistar o título de campeão mundial interclubes para o Grêmio. Apesar da dificuldade encontrada contra os alemães do Hamburgo, o Tricolor saiu na frente com um golaço de Renato ainda na primeira etapa. Contudo, praticamente com o título em mãos, o Grêmio acabou sofrendo o empate no final do segundo tempo, fazendo com que o embate tivesse uma prorrogação. Aí entrou novamente a estrela de Portaluppi, que marcou mais um golaço, dessa vez de canhota, para definir a vitória por 2 a 1. Campeão da América e do Mundo desde 1983, o Imortal foi o primeiro clube a conquistar ambos os feitos no estado do Rio Grande do Sul, muito antes que os demais.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025