O fantasma das lesões no Grêmio


Fonte: Leila Krüger.

O fantasma das lesões no Grêmio
Há um bom tempo, o Grêmio vem enfrentando uma "onda" de lesões em seu plantel. Não bastasse a grande quantidade, ainda são lesões recorrentes e que, frequentemente, demoram a curar - além do esperado.

O caso mais grave em 2024 é o de Soteldo, que, nos primeiros jogos, em que encantou com seu futebol, sofreu lesão grau III e tem previsão de volta de 30 a 90 dias. Jhonata Robert, que passou mais ou menos um ano sem jogar, voltou recentemente - mas se lesionou novamente, e, agora está em fase de recuperação. Cuiabano, jovem de apenas 20 anos, acabou de se recuperar e se machucou novamente. Kannemann vive com desgaste, com apenas 32 para 33 anos, sem falar em Geromel, que, pela idade, é mais compreensível - mas e se o compararmos a veteranos como o lateral Marcelo e Felipe Melo, por exemplo, que pouco se machucam?

O presidente Alberto Guerra trocou todo o pessoal do Departamento Médico (DM), fez parcerias, incluiu tecnologias de ponta como a câmara hiperbárica. No entanto, as lesões continuam acontecendo sem parar.

O trabalho de Reverson Pimentel, preparador físico, e da comissão técnica, já é questionado. Em 2023, foram inúmeras lesões, algumas levaram meses de recuperação, muito além do previsto inicialmente: Geromel, Pepê e Ferreira foram os que tiveram situação mais grave, quase não jogaram no ano passado. E Pepê, me parece, não voltou 100%, assim como Geromel - que, no início de 2024, quebrou o dedo da mão no treino.

Além disso, o time do Grêmio foi uma equipe que não conseguiu correr nos jogos de 2023, alguns jogadores acima do peso, mesmo Suárez - o que pouco afetou sua genialidade, carregou o time nas costas -, sem fôlego, sem explosão, prejudicando o desempenho diante dos adversários no Brasileirão.

O que acontece na preparação física do Grêmio?

Cabe um olhar mais atento a essa quantidade desproporcional de lesões, à sua recorrência e à demora para recuperação. Um dos maiores clubes do Brasil e do mundo não pode ser refém de uma preparação física e um DM que interferem diretamente no desempenho do time. Hora de rever algumas coisas, talvez até mesmo, após ter mudado os médicos do clube, os métodos de treinamento e preparo físico.

O Grêmio já tem um grupo curto, com poucos jogadores, e cada perda é significativa. Para esta semana, os gremistas aguardam 4 reforços prometidos pela direção, incluindo o tão solicitado camisa 9. Esperamos que nenhum deles se lesione, ainda mais gravemente, ou já venha com problemas físicos.

VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025






22/11/2025