Renato e a prancheta na mão: quem joga?


Fonte: Leila Krüger.

Renato e a prancheta na mão: quem joga?
No tétrico empate com o São Luiz, no mais recente jogo do Grêmio, chamou a atenção o fato de o técnico Renato Portaluppi olhar várias vezes para a lista de relacionados do Tricolor. Olhava, bufava, coçava a cabeça. Olhava para o banco. Voltava a olhar para a lista de relacionados. Até o narrador comentou: "Em todos os meus anos de futebol, nunca vi um treinador olhar a lista de relacionados". Foi um recado de Renato, que é esperto: o grupo é curto, a direção não entregou todos os reforços prometidos, e o "9 provisório" contratado é Diego Costa, que desagradou a muitos. Enquanto Renato pensava e olhava a lista, seu time era dominado pelo rubro de Ijuí, mesmo aos 34 graus, do começo ao fim.

O empate veio nos minutos finais, em cruzamento preciso e jogada do promissor Gustavo Nunes, garoto de 18 anos oriundo da Copinha. Everton Galdino, que entrou no 2o tempo, raspou levemente a cabeça a bola, e ela entrou sem chances para o bom goleiro do São Luiz. Mas a preocupação ficou: o Grêmio está em segundo lugar no Gauchão, empatado com o Inter, perdendo no saldo de gols (teve pênaltis sonegados e um inexistente marcado contra, é verdade), mas o preparo físico continua ruim, apesar da "grife" de Reverson Pimentel, jogadores caminham em campo e não têm arranque nem imposição física, continuam. A média foi mantida contra o São Luiz: uma lesão (geralmente grave) por jogo. Dessa vez foi Jhonata Robert, que já voltava de duas lesões e vai ter de operar o joelho, saiu chorando de campo, vaticinando seu destino de frequentador permanente do DM do Grêmio. As lesões já tiraram os melhores do time: Soteldo, lesão grau III, Nathan F., o garoto promissor, Geromel, Pepê e Ferreira por quase todo o ano de 2023.

Enquanto isso, o dirigente Antônio Brum e o presidente Alberto Guerra, do Imortal, são cada vez mais criticados pela torcida. Prometeram muito, entregaram quase nada. Aparentemente, "ninguém quer jogar no Grêmio", toda negociação é difícil, até tem dinheiro, mas "o mercado está inflacionado". De fato está, mas é necessário investir em futebol para ser campeão. Não bastam um bom goleiro - Marchesín -, um volante marcador ok, como Du Queiroz, e uma incógnita como 9, Diego Costa, um veterano que, a princípio, não queria mais jogar no Brasil. O grupo é curto, fraco e a preparação física, com o DM, causa arrepios nos gremistas.

Seguimos com esperança de que o time melhore. Renato se mostra indignado, mas isso não se traduz em um time que pareça comprometido, competitivo, com raça - ao contrário. Faltam zagueiro (Geromel e Kannemann não são os mesmos, o selecionável Gustavo Martins não é utilizado e é uma aposta), lateral-esquerdo, ponta-direita e um 9 mais confiável, que viria, segundo a direção, na metade do ano. Deixaram tudo para a metade do ano.

Como Renato Portaluppi, os torcedores do Grêmio olham a lista de jogadores disponíveis. Olham novamente, outra vez, e suspiram, coçam a cabeça. Onde está o dinheiro de várias vendas e premiações, e do Efeito Suárez, recorde de sócios e vendas? Os direitos de transmissão - Grêmio foi um dos que mais recebeu em 2023. Onde estão profissionais capazes de vasculhar o mercado e achar joias, não apenas atletas oferecidos por empresários ou jogadores inflacionados em leilão? Onde está Vivian, o diretor, que nunca fala nem aparece?

Logo ali tem Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. É hora de se preocupar, antes que fique pior. É hora de "separar o joio do trigo": os jogadores que merecem fardar dos que não merecem, independentemente de seu salário ou do quanto valem no mercado. Como disse Renato Portaluppi: "Quem não jogar, vai sair". Que assim seja. O Grêmio é conhecido por sua garra, time copeiro, e quem tiver má-vontade ou falta de condições físicas, técnicas ou até psicológicas, não pode (ou não deveria) jogar no Maior do Sul.

VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025





22/11/2025