A trajetória de João Pedro Galvão: do estrelato na Itália ao fracasso no Grêmio

A chegada de Diego Costa e a saída de Luis Suárez marcam uma nova era no ataque do Grêmio.


Fonte: -

A trajetória de João Pedro Galvão: do estrelato na Itália ao fracasso no Grêmio

A chegada de Diego Costa preenche uma lacuna no Grêmio. O jogador foi contratado para ser o centroavante em 2024, após a saída de Luis Suárez. Até então, João Pedro Galvão era o responsável pelo ataque. Com desempenho abaixo, o ítalo-brasileiro virou alvo constante das vaias da torcida. Bem diferente de anos atrás, quando conquistou idolatria na Itália. João Pedro chegou ao Grêmio em meados do ano passado após uma disputa com o Botafogo, então líder do Brasileirão.

O atacante tem o currículo carregado de anos de relativo sucesso no futebol italiano e até uma passagem pela seleção, pela cidadania que adquiriu. Em 2023, JP teve pouco espaço, especialmente pela presença de Suárez. Porém, nas chances que teve, nunca mostrou a que veio. Foram 15 jogos na temporada passada, sem balançar as redes. Titular neste ano, desencantou no Gauchão e marcou duas vezes em sete partidas.

João Pedro, atacante do Cagliari, é convocado pela seleção da Itália — Foto: Getty Images
João Pedro, atacante do Cagliari, é convocado pela seleção da Itália — Foto: Getty Images

No total, em quase 14 anos como profissional, João Pedro soma 110 gols na carreira. Destes, 86 foram pelo Cagliari, onde passou oito temporadas. Vale lembrar que o jogador era meio-campista de origem. Na metade da passagem pela Itália, foi forjado atacante.

Apesar de ter vivido a melhor fase da carreira no clube da Sardenha, o início de trajetória de João Pedro no Cagliari foi negativo. A primeira temporada pela equipe, em 2014/15, terminou com rebaixamento à Série B italiana. O então meio-campo fizeram o atacante criar fortes laços com o país e ter consequências positivas em campo.

Pouco depois de ficar apto a jogar pela seleção italiana, João Pedro foi chamado pelo técnico Roberto Mancini para o duelo contra a Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias da Copa do Catar. O atacante, vestindo a camisa 9, entrou nos minutos finais e viu, em campo, a Azzurra sofrer um gol nos acréscimos e ser eliminada.

JP Galvão em Caxias x Grêmio — Foto: AGIF
JP Galvão em Caxias x Grêmio — Foto: AGIF

Com o contrato de empréstimo próximo do fim, o mau desempenho e a presença de Diego Costa praticamente eliminam chances de permanência do jogador.



VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes reage com ironia a perguntas sobre poupados e assume responsabilidade por derrota no Engenhão
- Clube uruguaio avança e tenta tirar atacante do Grêmio; reunião em Montevidéu acelera tratativas
- Após derrota para o Botafogo, Mano admite erro tático e vê Grêmio ameaçado na classificação




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025


22/11/2025