Cristaldo na posição errada: destaque da partida e estratégias peculiares no futebol

Grêmio enfrenta desafios táticos contra o Brasil de Pelotas na semifinal do Gauchão


Fonte: -

Cristaldo na posição errada: destaque da partida e estratégias peculiares no futebol

O Grêmio está na semi do Gauchão. Vai pegar o Caxias. Agora, engana-se quem olhou o placar e pensa que foi uma vitória fácil. É verdade que, pelo cenário do jogo, dificilmente o Grêmio sairia da Arena sem a classificação. Isso porque, pelo regulamento, o empate já classificava. E o Brasil em momento algum ameaçou. Portanto, a vaga sempre esteve assegurada. Mas a gente sempre vê o Gauchão como preparação para coisas maiores. E é justamente pensando nisso que vem o sinal de alerta. O Grêmio pegou um time do Brasil muitissímo bem organizado na defesa e teve enormes trabalhos. O primeiro tempo foi duro de ver. O Brasil mal conseguia passar da sua intermediária, mas o Grêmio não conseguia encontrar soluções para a retranca. E vários foram os motivos. Desde os muitos erros de passes, por vezes até tabelas com devoluções muito fortes do Diego Costa e tal, mas também por insistir em jogar centralizado, onde estava congestionado, e não pelas pontas.

A vitória começou a ser construída com um golaço típico do Cristaldo. Ele é exatamente o que foi nesta partida. O cara que tá apagado, tu tá incomodado com ele e, do nada, o argertino vai lá e mete uma no ângulo do adversário. Digo mais, esse jogo me fez ter quase certeza de algo que já vinha comentando aqui há um tempo. Qual a certeza? Cristaldo não é meia armador. Ele é segundo atacante. Rende muito melhor jogando mais na frente, perto do centroavante. Tá claríssimo isso pra mim. Ele não é o cara que faz o time andar. É o segundo atacante de soluções talentosas com a bola. E isso envolve dar assistência para o centroavante ou até marcar seus gols.

Credits: Fresh8

Um dos graves problemas do primeiro tempo foi a atuação do Pepê. O nível dele na primeira etapa foi terrível. Curiosamente, evoluiu enormemente na segunda. Muito da melhora passou pelos pés dele. Então, penso que temos que refletir o que há com o Pepê nesta temproada. Poxa, o cara começou sendo o novo Maicon e agora está mega irregular. Tenho até formulado um pensamento que vale para os dois volantes. Afinal, nem o Villa está com o protagonismo de antes. E, como eu penso que o problema dos muitos gols não é da zaga em si e sim do sistema, talvez o melhor caminho seja colocar um primeiro volante mesmo na frente da defesa. Assim, protegeria o setor e ainda daria a chance de Pepê e Villa armarem esse time melhor. Como eu tenho convicação que o Cristaldo não é meia articulador, joga ele mais pra frente e aposta nos volantes pra armar. Eu faria isso.

Credits: Fresh8

O melhor em campo foi o João Pedro, lateral-direito. A chegada dele no ataque é de muita força. E quando falo isso, lembro das chegadas na linha de fundo, estilo o segundo gol, mas também as vezes que corta pro meio e até chuta de esquerda. Mais uma partida muito boa dele. Nunca vou esquecer que, quando da sua contratação, recebi referências ruins de colegas da imprensa paulista. E estavam todos errados. O JP tá muito bem, vivendo um ótimo momento.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio terá cara nova no Rio! Mano Menezes altera meio e ataque e mexe no time antes de duelo com o Botafogo!
- Grêmio encara pedreira no Rio! Mano Menezes tenta quebrar tabu contra o Botafogo em duelo decisivo!
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2025

22/11/2025