A final do Gauchão vai marcar o duelo de dois técnicos identificados com o Grêmio. Um deles é Renato Portaluppi, atual treinador do Tricolor, maior ídolo do clube e próximo de completar 500 jogos no comando. O outro é Roger Machado, líder do Juventude e multicampeão pelo agora rival como jogador e campeão gaúcho de 2022 como técnico. A história de ambos, aliás, se entrelaça. Os dois vão se enfrentar na final do Gauchão, que tem a primeira partida marcada para este sábado, às 16h30 no Alfredo Jaconi. Esse encontro já aconteceu outras seis vezes, a última pela primeira fase do estadual. - O Juventude vem em evolução. O Roger faz um excelente trabalho, ele tem um grupo muito bom também, é um clube da primeira divisão. As duas equipes chegaram, as duas tem condições de levantar a taça - afirmou Renato em entrevista exclusiva ao Globo Esporte. Em números gerais, Roger leva vantagem. São seis jogos com três vitórias de Roger, duas de Renato e um empate. Em confrontos eliminatórios porém, Renato está na frente. Foi uma única decisão entre os dois, pela Copa do Brasil de 2019, com um empate e uma vitória do Grêmio. Na época, Roger treinava o Bahia. Os outros jogos aconteceram em 2019 e 2018, pelo Brasileiro.
São duas vitórias do Bahia contra o Grêmio por 1 a 0, nos dois turnos do Brasileirão de 2019, e uma vitória do Palmeiras sobre o Tricolor, em 2018. Já em 2024, vitória do Grêmio contra o Juventude por 1 a 0 no Jaconi, pela 4ª rodada do Gauchão. Veja os duelos de Renato e Roger Grêmio 0x2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro 2018 Bahia 1 x 0 Grêmio - Campeonato Brasileiro 2019 Grêmio 1 x 1 Bahia - Copa do Brasil 2019 (ida) Bahia 0 x 1 Grêmio - Copa do Brasil 2019 (volta) Grêmio 0 x 1 Bahia - Campeonato Brasileiro 2019 Grêmio 1 x 0 Juventude - Gauchão 2024.
Além do histórico de enfrentamentos, a dupla de ídolos do Tricolor também se cruza em outros momentos da história. As duas últimas passagens de Renato, por exemplo, ocorreram após trabalho de Roger. Em 2022, o maior ídolo gremista chega na reta final da Série B após passagem do ex-lateral. Seis anos antes, em 2016, o cenário foi o mesmo. Roger pediu para deixar o Grêmio após uma série de derrotas no Brasileirão e o escolhido para o cargo foi Renato. Na época, o Tricolor acabou campeão da Copa do Brasil, com Roger tendo participado de um jogo, a primeira partida das oitavas de final, contra o Athletico, na Arena da Baixada, e Renato conduzindo a maior parte da campanha.
As trajetórias já se cruzaram sob as mesmas cores. Pelo Grêmio, entre 2010 e 2011, com Renato como treinador e Roger, auxiliar. O ex-lateral chegou a comandar a equipe em um Gre-Nal disputado em Rivera, com o técnico em Porto Alegre. Em 2013, na segunda passagem de Renato pelo Grêmio, Roger foi o interino após a saída de Vanderlei Luxemburgo e também esteve na comissão técnica. Ainda antes, em 2007, Renato comandou um já experiente Roger Machado no Fluminense. Juntos, os dois conquistaram o título da Copa do Brasil. O primeiro confronto da final entre Grêmio e Juventude é neste sábado, às 16h30 no Alfredo Jaconi. A partida de volta acontece no próximo dia 6. Mais dois capítulos da história cruzada dos dois técnicos.
VEJA TAMBÉM
- Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
- Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
- Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mano deve realizar seis substituições na escalação do Grêmio contra o Botafogo
Botafogo enfrenta Grêmio em jogo decisivo pelo Brasileirão com narração ao vivo.
Grêmio quer manter série de vitórias contra o Botafogo no Brasileirão
Sub-17 encerra participação na Copa Sul; encerramento de campeonato juvenil.
Botafogo x Grêmio: Saiba onde assistir!
Convocação de Daniela Montoya para a segunda fase da Liga das Nações Feminina.
Final com transmissão gratuita! GrêmioTV transmite final do Gauchão Feminino entre Mosqueteiras e Juventude
Mudanças importantes? Grêmio prepara quatro alterações para duelo contra o Botafogo
Grêmio se prepara para conquistar segunda vitória no Brasileirão
Desafios financeiros da nova gestão do Grêmio evidenciam cenário instável.
Grêmio garante vaga na final da Copa Sul Sub-15 ao derrotar Chapecoense.
detalhes dos ingressos e promoções para Grêmio x Palmeiras na Arena.
Grêmio utilizará novos uniformes de marca inédita a partir de 2026.
Bitello almeja retorno ao Brasil para concretizar sonho na seleção brasileira
Comparação: início de Carlos Vinicius no Grêmio lembra desempenho de Suárez.
Dodi brilha na vitória do Grêmio sobre o Vasco com "noite de Arthur
Encontro emocionante entre Willian, do Grêmio, e criança que o reconheceu.