O Grêmio precisou recalcular rota em pleno mês de agosto. O foco nas copas e os prejuízos decorrentes das enchentes resultaram em um início ruim no Brasileirão. O atraso coloca a equipe com 2% de chances para se classificar para a Conmebol Libertadores atualmente. Depois da vitória sobre o Criciúma, Renato estipulou como meta a classificação para a Libertadores do ano que vem, mesmo reconhecendo a dificuldade para isso. A retomada digna de vice-líder no returno da competição, mantém viva a esperança gremista. Com 22 jogos disputados no Campeonato Brasileiro, o Grêmio hoje ocupa a 14ª posição na tabela, com 27 pontos somados e 40% de aproveitamento. O Tricolor ainda precisa recuperar as partidas contra Criciúma e Atlético-MG. A zona de recorte para classificar à competição continental é o G-6. No entanto, pode chegar até G-9, caso os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil sejam times brasileiros que terminem entre os seis primeiros na liga nacional. – Agora é dar as mãos, buscar os pontos necessários no Brasileiro. Quem sabe, agora com a força do torcedor, não conseguimos beliscar uma Libertadores. É difícil, sim, mas não impossível – projetou Renato Portaluppi.
Projeção para G-6 Baseado na campanha atual das equipes no Brasileirão, o Espião Estatístico do ge coloca o Grêmio com 2,71% de chance de alcançar classificação para a próxima Libertadores. Já o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), põe 5,5% de probabilidade para a equipe gaúcha buscar o G-6. Hoje, o sexto colocado é o Bahia, com 39 pontos, 12 na frente do Tricolor, e aproveitamento de 54%. Levando em conta a campanha atual, o Bahia chegaria aos 61 pontos ao final da competição. Para atingir 62 pontos, o Grêmio necessitaria de 35 pontos nas suas 16 partidas restantes, o que significa aproveitamento de 72,9% nesta reta final do Brasileirão, uma guinada grande no rendimento atual.
Projeção para G-8 A distância do Grêmio para o Vasco da Gama, oitavo colocado, é menor, de apenas quatro pontos, o que deixa o cenário mais realista. Claro que, para isso, o Tricolor precisa contar com que surja duas vagas a mais para classificar para a Conmebol Libertadores. Considerando o atual aproveitamento de 44%, o Vasco faria 50 pontos. O time de Renato teria que, até o final do Brasileirão, fazer 24 pontos para chegar aos 51, uma campanha com 50% de aproveitamento para terminar na oitava colocação. Claro que com o decorrer das rodadas, as projeções mudam, até porque há jogos atrasados na competição.
Os objetivos orçamentários traçados pela direção gremista no início do ano colocavam a equipe gaúcha nas oitavas de finais da Conmebol Libertadores, alcançada. No entanto, a meta para o Campeonato Brasileiro é ficar, pelo menos, na sexta colocação, cenário bem mais complicado. Para manter vivo o sonho gremista para a única briga que resta em 2024 o Grêmio quer vencer o Atlético-MG na volta da Arena e engatar uma sequência de vitórias. Ainda com público reduzido, o Tricolor recebe o Galo na casa gremista a partir das 11h, pela 25ª rodada do Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- CRIA EM RIVAL! Atacante formado no Grêmio reforça o rival na sequência da temporada
- RETORNO PRÓXIMO?! Meia avança na recuperação e vira dúvida para decisão do Grêmio
- Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
CRIA EM RIVAL! Atacante formado no Grêmio reforça o rival na sequência da temporada
RETORNO PRÓXIMO?! Meia avança na recuperação e vira dúvida para decisão do Grêmio