Depois de cinco meses, o torcedor do Grêmio voltou a sentir a sensação de uma vitória dentro de casa com o 3 a 2 sobre o Flamengo na noite deste domingo, pela 27ª rodada do Brasileirão. Em uma Arena ainda em recuperação, o Tricolor não teve uma grande atuação, levou sustos, mas venceu e subiu na tabela. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 31 pontos e pulou para a 12ª colocação, dentro da zona da Sul-Americana. Com quatro clubes entre a zona de rebaixamento e chance de respirar mais ainda no jogo atrasado contra o Criciúma, nesta quarta, também na Arena. O Grêmio entrou em campo consciente de que os três pontos eram inegociáveis. Por mais que no outro lado estava o temido Flamengo, os desfalques do adversário aumentaram a responsabilidade gremista, já que Tite levou um time reserva pela decisão na Conmebol Libertadores na semana. É bem verdade que, no fim das contas, o Tricolor cumpriu com o dever de casa. Mas o caminho foi árduo.
A equipe de Marcelo Salles, que substituiu o suspenso Renato Portaluppi, precisou suar (e muito) para superar os suplentes de Tite. Ao longo de todo primeiro tempo, o Flamengo foi quem manteve a maior posse de bola. E logo quando o Grêmio estava pior, Cristaldo bateu de fora da área e abriu o placar justamente no jogo 100 do argentino com a camisa gremista. Se por um lado, o camisa 10 deixava para trás a imagem ruim dos pênaltis perdidos nas eliminações nas copas, por outro Reinaldo voltou a receber vaias ao dar espaço para Matheus Gonçalves avançar e empatar o jogo. O Grêmio chegou com João Pedro, que parou na trave, mas a posse de bola do Flamengo resultou em, pelo menos, três boas defesas de Marchesín que evitaram o pior na primeira etapa.
No início do segundo tempo, o lateral-esquerdo se recuperou e transformou as vaias em aplausos. Após jogada com Soteldo, Reinaldo cruzou, o goleiro do Flamengo rebatou e Braithwaite aproveitou. O gol recolocou o Tricolor na frente e no caminho para buscar a primeira vitória na Arena após 155 dias. A expulsão de Carlinhos aos 12 minutos do segundo tempo facilitou a vida do Grêmio, mas não motivou uma melhora de rendimento. A dificuldade de criar continuou. Mas Monsalve, que não fazia um bom jogo, mostrou que não se desliga da partida.
A vitória parecia decretada, como de fato se confirmou no apito final, mas não significa que o sustos tinham acabado. Pelo contrário. Os problemas defensivos do time ficaram novamente expostos quando Evertton Araújo saiu da linha do meio-campo, driblou quem veio e só não parou dentro do gol porque Marchesín não deixou, mas Felipe Teresa marcou no rebote. O Grêmio não jogou bem, mas o resultado era o mais importante. A distância do Z-4 ainda é pequena, visto que são só três pontos de distância. Só que o Tricolor subiu duas posições e ingressou na zona classificatória para a Sul-Americana. Aos poucos, o medo do Z-4 vai ficando para trás.
VEJA TAMBÉM
- Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
- Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
- Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio mantém renovação com Edenilson após reunião decisiva no clube
Grêmio parabeniza Brigada Militar pelos 188 anos de história
Mano menezes pode deixar o Grêmio: permanência na Série A é crucial.
Detalhes para Apoiar as Mosqueteiras na Final do Gauchão Feminino na Arena
Volante do Brasil Sub-17 com aproveitamento perfeito em cobranças de pênalti
Reunião na Arena: Mano e renovação de Edenilson em pauta.
Felipão permanecerá no Grêmio após alteração na gestão do clube.
Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
Transição de Gestões no Grêmio: Impasse e Objetivos Definidos após Mudança.
Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
Início da transição entre gestões do Grêmio será marcado por reunião.
Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama
Palestra sobre o Novembro Azul para colaboradores e atletas na Arena Grêmio
Grêmio busca Pelaipe e dirigente do Cruzeiro para comandar futebol em 2026
Transmissão da RBS TV para o segundo jogo da final do Gauchão Feminino.
Visão para melhorias na experiência dos torcedores do Grêmio em dias de jogo.
Negociações avançadas com Paulo Pelaipe para gestão do Grêmio: otimismo pelo acerto
Nova direção do Grêmio define novo executivo para temporada de 2026
Grêmio vence juventude e amplia liderança na final do Gauchão Feminino