O Grêmio busca a regularidade desde que voltou a jogar na Arena e quer retomar as vitórias nesta sexta-feira, contra o Fortaleza, e afastar qualquer receio da zona do rebaixamento, que teve a vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro nesta quinta-feira. Para isso, terá que quebrar o tabu de nunca ter superado o técnico Juan Pablo Vojvoda. Com o foco voltado ao Brasileirão, a equipe do técnico Renato Portaluppi ainda não conseguiu engrenar a ponto de deixar o temor de uma queda totalmente para trás. A matemática ainda permite o Tricolor sonhar com vaga na Conmebol Libertadores do próximo ano, mas antes disso, a meta é acabar com a pressão de estar perto do Z-4. O Grêmio tem 32 pontos e caiu para a 14ª colocação com o início da rodada. Nesta sexta-feira, o Fluminense venceu o Cruzeiro e chegou aos 30 pontos, o que significa apenas dois pontos de diferença para o 16º, primeiro fora do Z-4. Precisamos ir com tudo, com a maior vontade possível e o nosso máximo para deixar os três pontos aqui em casa. — projetou Kannemann. Uma vitória sobre o Fortaleza fará o time gaúcho não se aproximar novamente da briga contra o rebaixamento e aliviar a tensão do ambiente, podendo ficar até na 11ª colocação, a depender dos jogos de Juventude contra o Vasco e Bragantino contra o Palmeiras. Rivais diretos logo abaixo, Athletico (31 pontos), Corinthians (28) e Vitória (28) só jogam no sábado contra Botafogo, Inter e Atlético-MG, respectivamente.
Porém, a tarefa não é nada simples se analisarmos o momento do adversário e o retrospecto. O Leão do Pici disputa a liderança do campeonato com Palmeiras e Botafogo, na terceira colocação. Obra de Juan Pablo Vojvoda, que está na quarta temporada sob o comando do clube e é uma pedra no sapato do Grêmio desde então. O Grêmio nunca saiu vitorioso quando teve o treinador argentino do outro lado do campo. No total, foram cinco enfrentamentos, todos pela Série A, com três empates e duas vitórias do Fortaleza. Dois destes duelos foram na Arena, ambos com o placar zerado.
Neste recorte, os dois primeiros foram no Brasileiro de 2021, sem Renato Portaluppi no comando do clube gaúcho. O Tricolor sofreu três gols e marcou apenas um contra Vojvoda. O hoje técnico gremista venceu o argentino uma vez, no comando do Flamengo.
Se ampliarmos, o Tricolor gaúcho não bate o adversário desta noite há cinco anos. Neste período, foram oito partidas, com cinco empates e três vitórias dos cearenses. A última vez que o Grêmio venceu o confronto foi no segundo turno do Brasileirão de 2019, com gol de Pepê. Por suspensão, Renato Portaluppi ainda não estará na beira do gramado e será substituído pelo auxiliar Marcelo Salles. O Tricolor terá a favor o aumento do limite de público para 32.500 torcedores, enquanto a Arena ainda se recupera dos estragos causados pela enchente. A derrota em casa pode aproximar a equipe da zona do rebaixamento dependendo dos resultados paralelos. O Grêmio recebe o Fortaleza, na Arena, a partir das 21h30, pela 29ª rodada do Brasileirão.
VEJA TAMBÉM
- Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
- Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
- Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Volante do Brasil Sub-17 com aproveitamento perfeito em cobranças de pênalti
Reunião na Arena: Mano e renovação de Edenilson em pauta.
Felipão permanecerá no Grêmio após alteração na gestão do clube.
Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
Transição de Gestões no Grêmio: Impasse e Objetivos Definidos após Mudança.
Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
Início da transição entre gestões do Grêmio será marcado por reunião.
Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama
Palestra sobre o Novembro Azul para colaboradores e atletas na Arena Grêmio
Grêmio busca Pelaipe e dirigente do Cruzeiro para comandar futebol em 2026
Transmissão da RBS TV para o segundo jogo da final do Gauchão Feminino.
Visão para melhorias na experiência dos torcedores do Grêmio em dias de jogo.
Negociações avançadas com Paulo Pelaipe para gestão do Grêmio: otimismo pelo acerto
Nova direção do Grêmio define novo executivo para temporada de 2026
Grêmio vence juventude e amplia liderança na final do Gauchão Feminino