Um dos personagens com mais Gre-Nais da história volta ao clássico neste sábado, às 16h, no Beira-Rio. O preparador físico Paulo Paixão, integrante da comissão técnica de Roger Machado no Inter, fará o 54º Gre-Nal da carreira e é um nome acima da rivalidade. São nove passagens por Inter e Grêmio somadas. A relevância de Paixão é tanta que o preparador é um dos poucos profissionais dentro da rivalidade Gre-Nal a ganhar a liberação de uma das equipes para trabalhar no rival diretamente. Isso ocorreu em 2012, quando acertou com o Grêmio a saída para se juntar a Dunga no Inter na temporada seguinte. Paixão era o coordenador da preparação física do Grêmio e foi convidado por Dunga para assumir como preparador físico de campo na comissão colorada em 2013. Na época, Paulo Paixão conversou com o presidente Paulo Odone e o presidente eleito Fábio Koff. Na conversa, Koff liberou o profissional para acertar com o Inter e disse que o considerava "um filho" e, por isso, queria ver o bem do preparador. Paixão também deixou claro que gostaria de deixar as portas abertas para o futuro, o que viria a se confirmar. Outra passagem de Paulo Paixão transcende a rivalidade. O preparador físico foi uma das primeiras contratações do Inter para 2003. O então presidente Fernando Carvalho se aconselhou com o rival Fábio Koff, histórico presidente gremista.
Koff e Carvalho compunham a direção do Clube dos 13 e trocavam informações sobre futebol. Carvalho consultou sobre Paixão, e ouviu de Koff as melhores referências do dia a dia. Naquele ciclo, o Inter foi campeão da América e do Mundial em 2006, além das campanhas em destaque nos Brasileiros de 2005 e 2006. O preparador havia sido Penta com a Seleção em 2002 na comissão de Felipão, com quem engatou parceria justamente no Tricolor. Com a atual, são nove passagens pela dupla Gre-Nal. Esteve quatro vezes no Inter: de 2003 a 2006, 2013, 2021 e agora em 2024. No Grêmio, trabalhou entre 93 e 96, 2000 a 2002, 2010, 2011 a 2012 e 2022, esta na comissão técnica de Roger. Em 2011 e 2012, 2021 e 2022 atuou como coordenador da preparação física. Paixão vai para o 54º Gre-Nal neste sábado. Uma das figuras acima do azul e do vermelho no Rio Grande do Sul.
Veja os números de Paulo Paixão em Gre-Nais. Os números de Paulo Paixão em Gre-Nais: 53 jogos, 24 vitórias, 18 empates, 11 derrotas, 56,6% de aproveitamento. As estatísticas pelo Grêmio: 33 jogos, 13 vitórias, 11 empates, 9 derrotas, 50,5% de aproveitamento. As estatísticas pelo Inter: 20 jogos, 11 vitórias, 7 empates, 2 derrotas, 66,6% de aproveitamento.
VEJA TAMBÉM
- Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
- Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
- Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reunião na Arena: Mano e renovação de Edenilson em pauta.
Felipão permanecerá no Grêmio após alteração na gestão do clube.
Transparência Total: Grêmio projeta marco e publica extratos de atas no site oficial
Transição de Gestões no Grêmio: Impasse e Objetivos Definidos após Mudança.
Legado de Scolari: Odorico projeta 2026 e confirma permanência de Felipão
Início da transição entre gestões do Grêmio será marcado por reunião.
Time definido; Mano Menezes define escalação para confronto contra o Vasco da Gama
Palestra sobre o Novembro Azul para colaboradores e atletas na Arena Grêmio
Grêmio busca Pelaipe e dirigente do Cruzeiro para comandar futebol em 2026
Transmissão da RBS TV para o segundo jogo da final do Gauchão Feminino.
Visão para melhorias na experiência dos torcedores do Grêmio em dias de jogo.
Negociações avançadas com Paulo Pelaipe para gestão do Grêmio: otimismo pelo acerto
Nova direção do Grêmio define novo executivo para temporada de 2026
Grêmio vence juventude e amplia liderança na final do Gauchão Feminino