O Campeonato Brasileiro chegou ao fim no dia 8 de dezembro, com o Botafogo campeão. Além do fim do jejum de 29 anos do Glorioso sem levantar o caneco, a competição também foi marcada por muitas polêmicas de arbitragem. Comentarista dos Canais Disney , Renata Ruel teve muito trabalho ao longo das 38 rodadas. Nem mesmo o VAR foi capaz de diminuir as polêmicas a cada jogo do Brasileirão. Veja abaixo as principais polêmicas da edição de 2024 na visão e opinião da comentarista da ESPN:
Flamengo x Juventude: Pênalti em Gerson
Árbitro: Braulio da Silva Machado / VAR: Diego Pombo Lopez
Um dos jogos mais polêmicos, que teve o lance mais polêmico, é justamente entre Flamengo e Juventude . O pênalti marcado no Gerson. A gente percebe que o Gerson tem o contato físico com o defensor, mas disputa de bola. Nenhum contato faltoso, pelo contrário. O Gerson acaba tocando na perna do defensor, que já ocupava aquele espaço. O árbitro marcou pênalti no campo e o VAR manteve a decisão. Esse, para mim, foi um dos maiores erros do campeonato.
Vasco x Botafogo: Entrada de Hugo Moura em Tchê Tchê
Árbitro: Ramon Abatti Abel / VAR: Wagner Reway
Em Vasco x Botafogo , nós tivemos uma entrada que era cartão vermelho claríssimo, indiscutível, que foi do Hugo Moura no Tchê Tchê. Ele vem por cima, com a trava da chuteira, com força alta, intensidade alta, e pega a canela do Tchê Tchê. A arbitragem não expulsa, o VAR não recomenda revisão, e era lance claríssimo de jogo brusco grave. Esse é mais um dos erros da arbitragem nesse Brasileirão.
Flamengo x Criciúma: Pênalti em lance com duas bolas em campo
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa / VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro
Uma das maiores polêmicas do Brasileirão foi o pênalti para o Flamengo contra o Criciúma . Foi quando o Barreto pega a bola que estava na área, a bola extra que estava no campo de jogo, e chuta na bola do jogo. E aí o árbitro, corretamente, pela regra do jogo, marca penalidade, e todo mundo ficou chocado: "mas, como assim, é pênalti?". E é pênalti. Quando você joga, arremessa um objeto na bola do jogo, seja uma bola, seja um copo d'água, seja o que for, você vai marcar uma infração de tiro livre direto. Dentro da área é penalidade. Não quer dizer que uma bola extra no campo de jogo esteja interferindo no jogo diretamente. Então, o pênalti foi bem marcado, a arbitragem acertou nesse lance, mas eu acho que foi o lance mais pitoresco desse Brasileirão.
Fluminense x São Paulo: Mão de Thiago Silva
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva / VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Nós tivemos também, em Fluminense x São Paulo , a mão na bola do Thiago Silva. Esse, para mim, na verdade, é o maior erro claro do campeonato. Até porque é raríssimo a gente ver algo que pode chegar perto de um erro de direito, e esse lance, dentro até do que os especialistas falaram, caracterizava um erro de direito. Advogados falaram isso. Tanto que o árbitro foi punido justamente por 30 dias em função desse erro desse jogo.
Vasco x Grêmio: Mão de Piton
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza / VAR: Daiane Muniz
Vasco x Grêmio também teve um lance bem polêmico: o braço, a mão deliberada do Piton na bola. Na verdade, uma mão que amplia o espaço corporal. Um braço que está ampliando o espaço corporal. E, no campo, o árbitro não vê direito e não marca nada. O grande problema foi que o VAR sugeriu a revisão. Todos perceberam que era um braço que ampliava, de forma antinatural, o espaço corporal. O árbitro foi ao vídeo, olhou, olhou, olhou e comunicou abertamente no microfone que não-pênalti por um braço acidental. Esse também foi um erro grave nesse Brasileirão.
Corinthians x Atlético-MG: Entrada de Fagner em Zaracho
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz / VAR: Daniel Nobre Bins
Em Corinthians x Atlético-MG também temos uma grande polêmica, que é justamente a entrada do Fagner no Zaracho. O Fagner vem com a perna erguida por cima, mostrando a trava da chuteira, e desce aquela perna de um jeito que representa, pela regra do jogo, conduta violenta. Ele age com brutalidade. Ele desconsidera, na verdade, ele assume o risco até de machucar o adversário com aquela entrada. A arbitragem deixou passar, não expulsou o Fagner, e esse também foi um grande erro do Brasileirão.
Internacional x Atlético-GO: 'Ippon' em Gabriel Mercado
Árbitra: Edina Alves Batista / VAR: Daiane Muniz
E o pênalti não marcado para o Internacional contra o Atlético-GO ? Gabriel Mercado sofre um "ippon" na área, em uma cobrança de escanteio para o Inter. A arbitragem em campo não marca nada e o VAR também não. Deixa seguir. E o ippon não faz parte do futebol! No futebol, isso é falta, isso não pode. Foi um pênalti claríssimo não marcado para o Internacional.
Palmeiras x Fortaleza: Soco de Martínez em Richard Ríos
Árbitro: Ramon Abatti Abel / VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro
Em mais uma conduta violenta, nós temos o lance do Martínez no Richard Ríos, em Palmeiras x Fortaleza . O Richard Ríos está correndo para a bola e o Martínez vem nas costas dele e dá um soco. Isso também é conduta violenta. Isso é cartão vermelho claríssimo. O árbitro não deu no campo e o VAR também, em um silêncio absoluto, não sugeriu revisão. É mais um erro desse Brasileirão em que tivemos muitos erros.
VEJA TAMBÉM
- Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
- Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
- Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reformulação no Gramado da Arena do Grêmio para 2026
Mosqueteiras na semifinal do Gauchão Sub-17: avanço decisivo no campeonato feminino.
Mosqueteiras concluem preparação para decisão do Gauchão Feminino.
Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.
Grêmio inicia vendas para duelo decisivo contra o Vasco
Novo Grêmio de Odorico Roman ganha força com apoio milionário de Celso Rigo!