Foto: Grêmio /FBPA Diretor jurídico do Grêmio defende debate sobre SAF no clube SAF é o futuro. Pelo menos é o que defende Luiz Paulo Germano, diretor jurídico do Grêmio. Em entrevista para o jornalista Eduardo Gabardo, o advogado falou sobre como adotar um modelo de SAF pode posicionar o Grêmio como “referência no futebol brasileiro e internacional, sem abrir mão de suas tradições e valores”. Clubes como o Grêmio devem discutir a SAF com seriedade, buscando um modelo que combine aumento de competitividade com o controle rigoroso das decisões pelo próprio clube”, entende Germano. No Brasil, clubes como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia já aderiram ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol e outros, como o Fluminense, avançam neste sentido. Ainda para o diretor jurídico do Imortal, o modelo de SAF não se trata apenas de uma solução financeira, mas também de uma modernização de gestão capaz de fortalecer a marca Grêmio no cenário esportivo. O Tricolor precisa de um futuro sustentável, com organização e recursos que nos permitam seguir em busca de títulos e conquistas. Esse é um debate que moldará o futuro do Grêmio”, explica Luiz Paulo Germano.
SAF no Brasil As Sociedade Anônima do Futebol, famosas SAFs, são permitidas no Brasil desde 2021, quando a Lei nº 14.193/21 foi sancionada. O primeiro clube a adotar o modelo foi o Cruzeiro, quando aceitou a oferta do ex-jogador pentacampeão do mundo Ronaldo Nazário, por 90% do clube mineiro. Hoje, segundo o Globo Esporte, 63 clubes brasileiros são SAF e apenas oito estados não têm nenhum clube que adotou o modelo. No Rio Grande do Sul, apenas o Futebol com Vida, fundado pelo ex-zagueiro do Internacional, Sandro Becker, se encaixa no modelo de SAF.
Clubes como o Grêmio devem discutir a SAF com seriedade, buscando um modelo que combine aumento de competitividade com o controle rigoroso das decisões pelo próprio clube”, entende Germano.
Sociedade Anônima do Futebol, famosas SAFs, são permitidas no Brasil desde 2021, quando a Lei nº 14.193/21 foi sancionada. O primeiro clube a adotar o modelo foi o Cruzeiro, quando aceitou a oferta do ex-jogador pentacampeão do mundo Ronaldo Nazário, por 90% do clube mineiro. Hoje, segundo o Globo Esporte, 63 clubes brasileiros são SAF e apenas oito estados não têm nenhum clube que adotou o modelo. No Rio Grande do Sul, apenas o Futebol com Vida, fundado pelo ex-zagueiro do Internacional, Sandro Becker, se encaixa no modelo de SAF.
O Tricolor precisa de um futuro sustentável, com organização e recursos que nos permitam seguir em busca de títulos e conquistas. Esse é um debate que moldará o futuro do Grêmio”, explica Luiz Paulo Germano.
VEJA TAMBÉM
- Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
- Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
- Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reformulação no Gramado da Arena do Grêmio para 2026
Mosqueteiras na semifinal do Gauchão Sub-17: avanço decisivo no campeonato feminino.
Mosqueteiras concluem preparação para decisão do Gauchão Feminino.
Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.
Grêmio inicia vendas para duelo decisivo contra o Vasco
Novo Grêmio de Odorico Roman ganha força com apoio milionário de Celso Rigo!