A temporada foi de grandes desafios para o Grêmio e todas as equipes gaúchas. O calendário dos times do Rio Grande do Sul foi afetado pelas tragédias climáticas que aconteceram no final de abril, com chuvas, enchentes e enxurradas que atingiram 478 dos 497 municípios gaúchos. A consequência no futebol, além de psicológica, foi uma temporada mais apertada, por conta do adiamento de vários jogos, e mais viagens, pois alguns clubes ficaram impedidos por um bom tempo de atuarem em seus estádios. Este foi o caso do Grêmio, que teve 45 lesões em seus atletas ao longo do ano.
Desde a temporada 2020, que foi afetada pela pandemia do coronavírus, que o Imortal não tinha mais de 40 lesões. Na ocasião, foram 46 baixas médicas. 2021 (34 lesões), 2022 (32) e 2023 (37) foram anos mais "tranquilos" para o departamento médico tricolor. O maior desfalque ao longo de 2024 foi André Henrique. O atacante perdeu 52 dos 67 jogos no ano por conta de lesões (78% das partidas). Em março, ele sofreu uma lesão multiligamentar no tornozelo direito . Quando sequer havia retornado deste primeiro problema, André teve uma lesão grau 3-C no músculo reto-femoral da coxa esquerda , perdendo o restante da temporada. Apesar da gravidade dos problemas, em nenhum dos casos ele passou por cirurgia.
Os únicos jogadores a serem submetidos a intervenção cirúrgica foram Pedro Geromel e Kanneman, que formaram uma das maiores duplas de zaga da história do Imortal. Geromel teve uma fratura no braço em abril , perdendo seis jogos. Já o argentino passou por cirurgia no quadril em outubro , ficando fora dos últimos 10 jogos de 2024. Os atletas com mais idas ao departamento médico tricolor foram Diego Costa e Rodrigo Ely. O atacante teve duas lesões na coxa esquerda, em abril e junho , e duas no quadril , ambas em agosto. Ao todo, Diego desfalcou o Grêmio em 24 jogos por questões médicas. Já o zagueiro teve três lesões na coxa, em fevereiro, agosto e setembro , e uma luxação no pé, em novembro. Rodrigo Ely esteve fora de 12 partidas por conta dessas lesões.
O local do corpo dos jogadores do Grêmio com mais registros de contusão foi a coxa. Dos 45 problemas médicos, 22 foram nessa região (50% dos casos). André Henrique, Bruno Uvini , Cuiabano (duas vezes), Diego Costa (duas vezes), Fábio (duas vezes), Gustavo Martins , Jemerson (duas vezes), Kannemann, Marchesín , Mayk , Pavón (duas vezes), Pepê , Rodrigo Caio, Rodrigo Ely (três vezes) e Soteldo foram os atletas que tiveram lesão na coxa.
VEJA TAMBÉM
- Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
- Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
- Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reformulação no Gramado da Arena do Grêmio para 2026
Mosqueteiras na semifinal do Gauchão Sub-17: avanço decisivo no campeonato feminino.
Mosqueteiras concluem preparação para decisão do Gauchão Feminino.
Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
Orgulho gremista! Massagista do Grêmio é convocada para a Seleção Brasileira Principal Feminina!
Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.
Grêmio inicia vendas para duelo decisivo contra o Vasco
Novo Grêmio de Odorico Roman ganha força com apoio milionário de Celso Rigo!