
Grêmio aposta em ações de marketing na Arena
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
A rápida identificação da torcida do Grêmio com Giuliano, que já é o jogador que mais vende camisas no clube, será mais explorada. O executivo de marketing, Beto Carvalho, projeta que, ao final do ano, ao menos 400 mil camisetas de toda a linha de jogo desta temporada serão comercializadas.
— Isso demonstra o forte engajamento da torcida. É uma das que mais se compromete com serviços e produtos oferecidos pelo clube — comenta o executivo.
Argumento que é reforçado por um estudo realizado no ano passado, de autoria da empresa Pluri Consultoria, no qual o Grêmio é apontado como clube com a torcida mais fanática do país _ superando Flamengo e Corinthians, os líderes em volume de torcedores no cenário nacional.
Com este envolvimento, o objetivo do clube é estreitar ainda mais o relacionamento com seus fãs. Ações, como a feita antes do jogo com o Goiás, na volta ao Brasileirão, em que Giuliano, Fellipe Bastos e Marcelo Grohe ligaram diretamente a alguns torcedores, convocando-os para a partida, serão realizadas novamente.
Veja algumas das iniciativas de marketing que serão reforçadas:
Convocação por telefone
A ação de marketing em que Giuliano, Fellipe Bastos, e Marcelo Grohe convocavam a torcida via telefone para o jogo contra o Goiás, foi um sucesso na visão de Beto Carvalho. Conforme o executivo, o vídeo que divulgou a iniciativa nas redes sociais, mobilizou a torcida, que teve boa presença na partida que marcou a volta ao Brasileirão. Ao todo, foram 26 mil torcedores.
Planos para a Arena
O trabalho de marketing do Grêmio vai se intensificar após a mudança para a Arena. O clube já realiza ações na esplanada em dias de jogos. De mini shows com bandas, chute a gol e entrega de bandeiras, as iniciativas estão, aos poucos, conquistando o torcedor. O desafio será atrair eventos e anunciantes para o estádio. Um atrativo será a associação das marcas à imagem dos atletas.
Parceria com a SAP
A parceria entre Grêmio e a empresa alemã de software SAP renderá frutos ao marketing. Além da análise dos jogadores, a solução possibilitará ao clube a realização de ações segmentadas aos sócios. Com a sistematização de dados, a possibilidade de sucesso em iniciativas direcionadas a públicos específicos aumentará.
Hamburgueria 1903
Está prevista para o final de agosto a inauguração da primeira loja da Hamburgueria 1903, rede de fast-foods lançada pelo Grêmio, na Rua dos Andradas, 1.079, na Capital. Pioneiro na iniciativa, o clube trabalha em conjunto com a empresa SportFood, responsável por negociar novas franquias. A cada lanche vendido, uma percentagem de royalties será repassada ao clube. E associados terão desconto em compras.
Ações durante a Copa
Apesar de a Arena não ter sediado nenhum jogo da Copa - abrigou treinos de Holanda, Nigéria e Argélia - o Grêmio soube tirar proveito do evento. O clube adesivou o aeroporto Salgado Filho e o shopping Praia de Belas com seu escudo para saudar os turistas que desembarcavam na cidade. Durante o Mundial, 25% dos consumidores na GrêmioMania do Olímpico eram estrangeiros.
Licenciamento de marca
O Grêmio é o segundo clube brasileiro que mais lucra com sua marca. Segundo estudo realizado pelo consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, a receita obtida com licenciamentos em 2012 foi de R$ 19,3 milhões _ 8% do faturamento total naquele ano. O único clube que arrecadou mais foi o Corinthians, com R$ 21,6 milhões.
VEJA TAMBÉM
- Zagueiro perde espaço, se queima com a torcida e está de saída do Grêmio
- Inter entra no meio e faz Juventude dobrar pedida — Grêmio abandona negociação!
- Grêmio busca reforço para defesa: saga por zagueiro continua.
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
A rápida identificação da torcida do Grêmio com Giuliano, que já é o jogador que mais vende camisas no clube, será mais explorada. O executivo de marketing, Beto Carvalho, projeta que, ao final do ano, ao menos 400 mil camisetas de toda a linha de jogo desta temporada serão comercializadas.
— Isso demonstra o forte engajamento da torcida. É uma das que mais se compromete com serviços e produtos oferecidos pelo clube — comenta o executivo.
Argumento que é reforçado por um estudo realizado no ano passado, de autoria da empresa Pluri Consultoria, no qual o Grêmio é apontado como clube com a torcida mais fanática do país _ superando Flamengo e Corinthians, os líderes em volume de torcedores no cenário nacional.
Com este envolvimento, o objetivo do clube é estreitar ainda mais o relacionamento com seus fãs. Ações, como a feita antes do jogo com o Goiás, na volta ao Brasileirão, em que Giuliano, Fellipe Bastos e Marcelo Grohe ligaram diretamente a alguns torcedores, convocando-os para a partida, serão realizadas novamente.
Veja algumas das iniciativas de marketing que serão reforçadas:
Convocação por telefone
A ação de marketing em que Giuliano, Fellipe Bastos, e Marcelo Grohe convocavam a torcida via telefone para o jogo contra o Goiás, foi um sucesso na visão de Beto Carvalho. Conforme o executivo, o vídeo que divulgou a iniciativa nas redes sociais, mobilizou a torcida, que teve boa presença na partida que marcou a volta ao Brasileirão. Ao todo, foram 26 mil torcedores.
Planos para a Arena
O trabalho de marketing do Grêmio vai se intensificar após a mudança para a Arena. O clube já realiza ações na esplanada em dias de jogos. De mini shows com bandas, chute a gol e entrega de bandeiras, as iniciativas estão, aos poucos, conquistando o torcedor. O desafio será atrair eventos e anunciantes para o estádio. Um atrativo será a associação das marcas à imagem dos atletas.
Parceria com a SAP
A parceria entre Grêmio e a empresa alemã de software SAP renderá frutos ao marketing. Além da análise dos jogadores, a solução possibilitará ao clube a realização de ações segmentadas aos sócios. Com a sistematização de dados, a possibilidade de sucesso em iniciativas direcionadas a públicos específicos aumentará.
Hamburgueria 1903
Está prevista para o final de agosto a inauguração da primeira loja da Hamburgueria 1903, rede de fast-foods lançada pelo Grêmio, na Rua dos Andradas, 1.079, na Capital. Pioneiro na iniciativa, o clube trabalha em conjunto com a empresa SportFood, responsável por negociar novas franquias. A cada lanche vendido, uma percentagem de royalties será repassada ao clube. E associados terão desconto em compras.
Ações durante a Copa
Apesar de a Arena não ter sediado nenhum jogo da Copa - abrigou treinos de Holanda, Nigéria e Argélia - o Grêmio soube tirar proveito do evento. O clube adesivou o aeroporto Salgado Filho e o shopping Praia de Belas com seu escudo para saudar os turistas que desembarcavam na cidade. Durante o Mundial, 25% dos consumidores na GrêmioMania do Olímpico eram estrangeiros.
Licenciamento de marca
O Grêmio é o segundo clube brasileiro que mais lucra com sua marca. Segundo estudo realizado pelo consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, a receita obtida com licenciamentos em 2012 foi de R$ 19,3 milhões _ 8% do faturamento total naquele ano. O único clube que arrecadou mais foi o Corinthians, com R$ 21,6 milhões.
VEJA TAMBÉM
- Zagueiro perde espaço, se queima com a torcida e está de saída do Grêmio
- Inter entra no meio e faz Juventude dobrar pedida — Grêmio abandona negociação!
- Grêmio busca reforço para defesa: saga por zagueiro continua.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Atacante deseja saída, Grêmio mira Jemerson e negocia com Adryelson.
Tricolor tem três atletas convocadas para Seleção Brasileira Feminina Sub-20
Grêmio vence Bahia em partida fora de casa pelo Brasileiro Sub-20.
Atacante atinge marca de 50 jogos e celebra trajetória no Grêmio
Empresário revela ingratidão ao se pronunciar sobre ruptura com ex-Grêmio.
Grêmio empata com o Flamengo e se despede do Brasileirão Feminino.
Jemerson pode reforçar time da Série B; Grêmio negocia defensor
Arezo avalia possibilidade de sair do Grêmio para mostrar seu valor
Grêmio segue em negociação por reforço de peso na defesa
Ex-jogador do Grêmio solicita afastamento do clube por motivos pessoais
Onde assistir Grêmio x Flamengo hoje no brasileirão feminino.
São Paulo Interessado em Reforço, Mas Grêmio Recusa Proposta
Sub-14 atropela e encara Bragantino nas oitavas da Copa Voltaço.
Grêmio decide futuro de Carballo no clube.
Avaliação dos primeiros meses de Amuzu no Grêmio: aprovado ou reprovado?
Grêmio busca reforços, especulações e saídas no mercado para fortalecer time
Felipão alerta Grêmio para ajustes necessários no desempenho da equipe.
Grêmio disputa reforço ofensivo com quatro rivais brasileiros no mercado.
Empréstimo de Carballo a time dos EUA impacta relação com Grêmio.
Promessas do Grêmio reforçam equipe no Brasileirão Sub-20 com Gabriel Mec e Riquelme
Clubes da Série A aderem ao projeto de fair play financeiro.
Jornalista aconselha Grêmio a "Descartar
Possível saída de alvo do Grêmio para o futebol árabe preocupa diretoria.
Sub-14 garante classificação na Copa Voltaço com nova goleada impressionante.
Negociação por Zagueiro Estagnada e Luan Cândido em Destaque no Grêmio
Jogadores do Grêmio com Menos Minutos na Temporada de 2025
Presidente do Grêmio responde críticas e destaca busca por vida normal.
Mosqueteiras treinam para avançar às quartas de final do Brasileiro.
Reforço do Grêmio: Reserva em Ação após Cinco Meses de Inatividade
clube árabe demonstra interesse em volante do juventude em negociação com Grêmio
Grêmio busca reabilitação no Brasileiro Sub-20 contra o Bahia fora de casa.
Grêmio perde partida no Campeonato Brasileiro Sub-17.
Grêmio x Flamengo: transmissão, horário e escalações no Brasileirão Feminino
Empresário gaúcho entra na disputa pela presidência do Grêmio
Grêmio atinge desempenho de sétimo lugar no Brasileirão com Mano.
Lateral do Grêmio avalia futuro na janela após jogar 90 minutos.
Grêmio busca repatriar zagueiro formado na base do clube
Zagueiro sondado pelo Inter é oferecido ao Grêmio: possível reforço para defesa.
clube uruguaio interessado na contratação de volante do Grêmio
Disputa por Carballo e zagueiro oferecido movimentam mercado do Grêmio
Grêmio monitora possibilidade de venda de Arezo para clubes interessados
Grêmio e +8: as trocas de treinadores no Campeonato Brasileiro
Comentarista critica interesse do Grêmio em atacante da Série B
Vazamento de detalhes: proposta árabe por jovem promessa do Grêmio.
Grêmio dispensa mais um jogador do elenco principal para temporada atual.
Potencial Lucro do Grêmio com Possível Venda de Vanderson ao Barcelona
Decisão crucial do Grêmio para esta semana: qual caminho seguir?
Problemas físicos e boato de separação marcam início de Amuzu no Grêmio