A confirmação da contratação do atacante Francis Amuzu pelo Grêmio foi uma das primeiras medidas da direção após o empate no Gre-Nal de sábado e mais pedidos do técnico Gustavo Quinteros por reforços. O jogador de 25 anos, nascido em Gana com nacionalidade belga, já estava em Porto Alegre desde a última quarta-feira. Natural de Acra, capital ganesa, Amuzu se mudou para a Bélgica ainda na infância com a família. Por lá, passou pela base do Mechelen e outros projetos no país. Em 2015, chegou ao Anderlecht, maior campeão belga, e assinou o primeiro contrato profissional assim que completou 16 anos.
A estreia na equipe principal ocorreu no fim de 2017, já com 18 anos. Titular, Amuzu marcou o gol da vitória sobre o Eupen, pelo Campeonato Belga. Era o início de uma trajetória de mais de 250 jogos pelo Anderlecht. Em sete anos como profissional, Amuzu jogou ao lado de nomes conhecidos. Amigo de Doku, atualmente no Manchester City, fez dupla com Bolasie, ex-Criciúma e hoje no Cruzeiro, e foi companheiro e depois treinado por Kompany, ex-capitão do City e atual técnico do Bayern.
Na atual temporada europeia, Amuzu fez 28 jogos, mas apenas 11 como titular, com quatro gols e duas assistências. A fase mais artilheira do jogador foi em 2021/22, quando anotou 10 gols em 45 partidas. A seguinte (2022/23) foi a melhor em assistências, com nove em 50 jogos. Amuzu tinha contrato com o Anderlecht até o meio deste ano, ou seja, já podia assinar um pré-contrato e deixar o clube belga de graça a partir de julho.
Pelo negócio, o Grêmio pagará 1,2 milhão de euros (R$ 7,2 milhões, na cotação atual) para um contrato de duas temporadas. Destro, o atacante atua preferencialmente pelo lado esquerdo, no estilo de "pé invertido". Não é difícil encontrar lances do jogador avançando ao ataque e puxando para o meio para finalizar. No Grêmio de Gustavo Quinteros, o chileno Aravena tem sido titular na posição em 2025. Era recorrente o pedido do treinador gremista para repor as saídas da última temporada. Entre elas a de Soteldo, exatamente um atacante de lado com características de drible e velocidade. A solução pode ser Amuzu, que deixa o time onde passou 10 anos e toda carreira profissional para aceitar o desafio de atuar no Brasil.
O belga chegou em Porto Alegre na manhã da quarta-feira passada. Inicialmente, no desembarque, contou com a ajuda de um "intérprete", o analista de mercado Guilherme Berlitz, se comunicando em francês. O jogador também fala inglês fluente, como tem conversado com o estafe do clube.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio colocou 4 jogadores na mesa por Paulo Henrique do Vasco
- Sinal de alerta no Grêmio: Willian sente dores, sai no intervalo e vira dúvida para decisão
- Fim de linha no Grêmio: Edenílson rescinde, abre o jogo em reunião privada e destino surpreende

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio colocou 4 jogadores na mesa por Paulo Henrique do Vasco
Sinal de alerta no Grêmio: Willian sente dores, sai no intervalo e vira dúvida para decisão
Fim de linha no Grêmio: Edenílson rescinde, abre o jogo em reunião privada e destino surpreende
Um a mais e mesmo assim…”: Grêmio empata, perde a chance de vantagem e torcida manda recado direto a Luís Castro
Grêmio: falta quase tudo mas ainda dá