Francis Amuzu fez a sua estreia pelo Grêmio na classificação na Copa do Brasil diante do São Raimundo-RR. O primeiro jogador belga na história do clube gaúcho chama atenção pela "aleatoriedade" da contratação. O Tricolor, aliás, já contava com o dinamarquês Braithwaite no elenco. Os negócios fora da curva têm um principal responsável: Fernando Lázaro, ex-técnico do Corinthians. O profissional de 43 anos lidera o setor de Análise e Desenvolvimento do Grêmio desde o início da temporada passada.
Na ocasião, o núcleo foi reorganizado e hoje conta com sete nomes, com função de monitorar e buscar informações de atletas, tanto para chegadas quanto saídas. Lázaro faz um trabalho longe dos holofotes. Em mais de um ano no Grêmio, nunca deu entrevista, por exemplo, para veículos de comunicação – apenas para o canal oficial do clube. Bem diferente do período agitado que viveu no comando de um dos maiores clubes do país durante alguns meses de 2023.
No fim da temporada anterior, Lázaro foi a aposta do Corinthians para o ano seguinte, com a saída de Vítor Pereira. Um dos responsáveis pela implementação do setor de análise de desempenho no clube, o profissional tinha passado boa parte da carreira ligada ao Timão, inclusive foi técnico interino em duas oportunidades. A experiência durou pouco. Foram cinco meses até ser desligado do cargo, com 17 jogos à frente da equipe (oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, para 56,9% de aproveitamento).
Ser treinador não era um desejo de Lázaro. Ele ainda permaneceu no Corinthians até o fim de 2023, sendo anunciado pelo Grêmio logo em seguida. Desde então, o coordenador do setor de Análise e Desenvolvimento do clube gaúcho é o principal responsável pela prospecção de atletas. A recente contratação do ganês de nacionalidade belga Amuzu, proveniente do Anderlecht, chama atenção por explorar mercados e jogadores de países pouco ou nunca vistos no Brasil.
O atacante de 25 anos tinha contrato até o meio deste ano, com possibilidade de assinar um pré-contrato e sair de graça. Diante disso, o Grêmio viu uma oportunidade e acertou a contratação do jogador por cerca de 1,2 milhão de euros (R$ 7,1 milhões na cotação atual), valor considerado baixo para os padrões atuais por um atleta ainda jovem. Com mais profissionais no setor de Análise e Desenvolvimento, capitaneado por Fernando Lázaro, o Grêmio conseguiu ser mais ativo na busca por reforços.
Na última semana, o clube fechou seis contratações, tanto para recompor as saídas quanto para dar mais opções ao técnico Quinteros. Todos os nomes são analisados e pensados dentro do modelo gremista.
VEJA TAMBÉM
- Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
- Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
- Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio sai na frente do Coritiba na semifinal da Copa Sul Sub-17.
Atletas realizam treino físico e tático no CT Luiz Carvalho
São Paulo tem sete casos cirúrgicos, mas Grêmio lidera ranking na Série A.
Possíveis dispensas no elenco do Grêmio para a próxima temporada
Kannemann deve ser reserva no Grêmio? Opiniões, falhas e votação
Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
Contratações do Grêmio em 2025: Posições, Idade e Valores dos Novos Reforços
Grêmio recebe aporte financeiro da Libra para reforços no elenco.
Bastidores da Renovação de Edenilson: Motivos do Grêmio e Impasse na Negociação
Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
GrêmioTV transmite primeira semifinal da Copa Sul Sub-17 ao vivo.
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco "inchado" e projeta a redução da folha.