Na tarde desta quinta-feira (27), o presidente Alberto Guerra se encontrou com representantes da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e do projeto Clube de Todos. Em reunião realizada na Arena, as partes trataram a respeito de um acordo de cooperação para realizar ações de enfrentamento ao racismo, educação em direitos e combate à violação dos direitos fundamentais no esporte. O encontro celebrou o início oficial desta parceria com o resultado da primeira ação promovida em conjunto: uma cartilha denominada “Grêmio e Defensoria Pública: Uma aliança pelo respeito". O material em tom educativo traz a importância da causa antirracista, resgata a memória de figuras históricas do Clube, além de detalhar a Lei Vini Jr., que vigora no Rio Grande do Sul desde julho de 2024, e as maneiras de identificar e denunciar um caso de racismo.
Entre as ações previstas no acordo, está a divulgação deste material antes e durante os jogos do Grêmio. Gizane Mendina Rodrigues, Defensora Pública e dirigente do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER), ressaltou a importância da causa e dessa união. “O futebol é uma das paixões nacionais, mobiliza os brasileiros e também reflete os desafios que a nossa sociedade enfrenta. Um desses desafios é o racismo. Essa parceria traz Grêmio e Defensoria como representantes dessa necessidade de conscientização e de promoção da igualdade, do respeito e da empatia, dentro e fora do campo”, disse após o encontro, que também contou com a presença do defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria.
O presidente Alberto Guerra reforçou o comprometimento do clube com a causa antirracista. “Essa é uma luta diária do clube, na qual a gente está engajado há muitos anos. A gente fica muito feliz de poder assinar esse acordo com a Defensoria, para poder divulgar e erradicar de uma vez por todas o racismo dentro do futebol”, afirmou. Juliano Ferrer, coordenador do projeto Clube de Todos, também esteve presente na reunião e celebrou a criação do material informativo. “Fala sobre a Lei Vini Jr. e todos os protocolos da FIFA com relação ao racismo nos estádios. Uma imensa alegria, mais uma ação concreta que a gente faz neste sentido”, declarou. O acordo assinado entre Grêmio e Defensoria Pública tem validade durante o Campeonato Gaúcho de 2025 e pode ser prorrogado em até dez anos, mediante o interesse de ambas as partes.
VEJA TAMBÉM
- Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
- Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
- Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Kannemann deve ser reserva no Grêmio? Opiniões, falhas e votação
Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
Contratações do Grêmio em 2025: Posições, Idade e Valores dos Novos Reforços
Grêmio recebe aporte financeiro da Libra para reforços no elenco.
Bastidores da Renovação de Edenilson: Motivos do Grêmio e Impasse na Negociação
Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
GrêmioTV transmite primeira semifinal da Copa Sul Sub-17 ao vivo.
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco "inchado" e projeta a redução da folha.