O técnico Gustavo Quinteros tem exatos dois meses de Porto Alegre e já vive o clima da primeira final pelo Grêmio. No entanto, o treinador pode ficar sem comandar a equipe nos dois Gre-Nais decisivos do Campeonato Gaúcho. Quinteros já é ausência certa na partida de sábado, na Arena, já que foi expulso por atingir Ênio, do Juventude , em confusão na semifinal, e cumprirá suspensão automática. O auxiliar Leandro Desábato, braço direito do técnico, deve comandar a equipe na Arena . Para o segundo jogo, a situação depende dos desdobramentos da expulsão no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) , que retoma as atividades nesta quarta. O cartão vermelho significa automaticamente uma denúncia, que pode gerar punição maior, a depender do artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) no qual o caso for enquadrado.
A Procuradoria recebe por e-mail da FGF a súmula da partida e também um relatório confidencial feito pelo delegado, no caso de sábado, Marcos Caduri. Os procuradores esperam esse documento para analisar todos os fatos do jogo, desde questões administrativas até o que ocorre no campo e nos bastidores. Posteriormente, oferecem ou não as denúncias. No caso específico de Quinteros, aguardam o relatório para formalizar a denúncia.
O Grêmio, claro, tomará todas as medidas para defender seu treinador. Em caso de eventual punição, tentará ter o técnico disponível para a segunda partida, no Beira-Rio. Conforme apurou o ge , é "muito provável" que o julgamento ocorra antes da finalíssima. A súmula da partida relatou a invasão de Quinteros ao campo depois do gol de Gustavo Martins aos 51 minutos do segundo tempo e a agressão ao atacante Ênio.
A situação do treinador ainda tem outro ponto que pode render denúncia. O técnico concedeu entrevista coletiva depois da partida. O artigo 34 do Regulamento Específico do Gauchão prevê que os atletas ou membros de comissão técnica expulsos não se manifestem em entrevista após o jogo . A assessoria do Grêmio alegou que o delegado da partida havia autorizado a manifestação. As circunstâncias serão analisadas pela Procuradoria do TJD. A primeira final de Quinteros no Grêmio, portanto, pode ser das cabines de Arena e Beira-Rio, respectivamente.
O trabalho do argentino ainda está no início. Ele desembarcou em Porto Alegre no dia 5 de janeiro, há dois meses. O Grêmio disputou 11 partidas no período, mas o treinador esteve apenas em 10 no comando da equipe, já que o auxiliar James Freitas foi o técnico na vitória sobre o Ypiranga, em jogo da última rodada da primeira fase do Gauchão. O duelo com o Inter pelo título gaúcho começa no próximo sábado, na Arena. A partida terá novo horário, às 17h45.
Quinteros no Grêmio 10 jogos 6 vitórias 2 empates 2 derrotas 1 expulsão Final do Gauchão Classificado à 2ª fase da Copa do Brasil 22 gols feitos 7 gols sofridos
VEJA TAMBÉM
- Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
- Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
- Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Kannemann deve ser reserva no Grêmio? Opiniões, falhas e votação
Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
Contratações do Grêmio em 2025: Posições, Idade e Valores dos Novos Reforços
Grêmio recebe aporte financeiro da Libra para reforços no elenco.
Bastidores da Renovação de Edenilson: Motivos do Grêmio e Impasse na Negociação
Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
GrêmioTV transmite primeira semifinal da Copa Sul Sub-17 ao vivo.
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco "inchado" e projeta a redução da folha.