O Athletic se prepara para um dos jogos mais relevantes da história do clube. Caçula da Série B do Brasileiro, equipe enfrenta o Grêmio, primeiro clube considerado grande que o Esquadrão de Aço enfrenta na história da Copa do Brasil. Mas o que o torcedor gremista quer saber é como o adversário chega para o compromisso desta quarta-feira, 12 de março, pela segunda fase do torneio. Com um trabalho longo do treinador , uma espinha dorsal vencedora, identificada com o projeto, e DNA ofensivo , o Athletic vem com bons resultados em 2025. No entanto, a equipe quer se recuperar de um “apagão” nas rodadas finais do Mineiro , que teve como consequência a eliminação do time nas primeira fase do Estadual. + Seja o primeiro a saber as notícias do esporte! Clique aqui e siga o ge Zona da Mata no WhatsApp A partida começa às 19h30 e acontece no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei. Quem vencer, passa para a terceira fase. Empate leva a decisão da vaga para a disputa por pênaltis.
Trabalho longo e espinha dorsal vencedora O principal ponto positivo do Athletic é a consistência do trabalho de Roger Silva à frente do Esquadrão de Aço. O ex-atacante, que passou por Botafogo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Sport e outros clubes do futebol brasileiro, está no Athletic desde 2022 , com saídas nos segundos semestres de 2022 e 2023. Apesar dos hiatos, o treinador teve uma sequência de bons trabalhos no Esquadrão, que culminaram em tít ulos do Mineiro do interior (2022 e 2023), Recopa (2023) e Troféu inconfidência (2024), além do acesso para a Série B do Brasileiro, com o vice-campeonato na Série C no ano passado.
Bons começo e “apagão” no Mineiro Início bom, término decepcionante . É assim que a campanha do Alvinegro no Campeonato Mineiro pode ser resumida. Depois de bons resultados nas rodadas inicias do Estadual, o time teve um “apagão” nas duas últimas rodadas da competição custou a vaga nas semifinais. A equipe de Roger Silva conquistou quatro vitórias nas cinco primeiras rodadas do Mineiro e era dono da melhor campanha geral do Estadual, á frente de Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro. Porém, o time acumulou três derrotas nas três últimas rodadas no torneio.
Números e DNA ofensivo O Athletic tem números positivos em 2025. Apesar da eliminação no Mineiro, a equipe está na final do Troféu Inconfidência e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Ao todo, o time fez 11 partidas , com seis vitórias , um empate e quatro derrotas . O time marcou 15 gols e s ofreu 13 nos jogos oficiais de 2025. Além de vencer o Cruzeiro, pelo Mineiro, o Athletic também conquistou outro resultado expressivo contra um time grande, só que em uma amistoso de pré-temporada.
A equipe do técnico Roger Silva se caracteriza por ser um time propositivo, com bastante volume ofensivo. A equipe jogar em um uma espécie de 4-3-3, com variações táticas durante o jogo. Os laterais (sejam eles Wesley Gasolina ou Douglas Pelé, na direita, ou Yuri Silva, na esquerda) apoiam bastante e dão opção para os meias pontas na construção ofensiva. O cérebro da equipe é o camisa 10, David Braga. Habilidoso, o jogador tem boa finalização de média e curta distância, é rápido e é o caminho por onde passam praticamente todas as jogadas do Esquadrão de Aço. O meia de 23 anos, que também joga pelos lados, tem três gols e três assistências em 11 jogos na temporada
VEJA TAMBÉM
- Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
- Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
- Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Cruzeiro esfria investida por Alisson e Grêmio recua de possível troca com Wallace
Contratações do Grêmio em 2025: Posições, Idade e Valores dos Novos Reforços
Grêmio recebe aporte financeiro da Libra para reforços no elenco.
Bastidores da Renovação de Edenilson: Motivos do Grêmio e Impasse na Negociação
Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
GrêmioTV transmite primeira semifinal da Copa Sul Sub-17 ao vivo.
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco "inchado" e projeta a redução da folha.