Com os grupos definidos para a CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana , em sorteio realizado na segunda-feira (17), em Luque, no Paraguai, durante evento que teve transmissão do Disney+ , o ESPN.com.br traz um resumo da definição do caminho dos brasileiros até a Glória Eterna. Enquanto o atual campeão, o Botafogo , caiu em uma chave com Estudiantes -ARG, Universidad de Chile -CHI e Carabobo -VEN, o Internacional acabou caindo no considerado 'grupo da morte', ao lado de Bahia , Nacional-URU e Atlético Nacional -COL. Por outro lado, Palmeiras e Flamengo acabaram tendo caminhos mais tranquilo na fase de grupos, apesar de ambos cruzarem com as altitudes de La Paz e Quito, respectivamente.
Grupo da morte Internacional e Bahia estão no Grupo F ao lado de Nacional e Atlético Nacional, que já conquistaram a Libertadores. Os uruguaios faturaram em 1971, 1980 e 1988, enquanto os colombianos ficaram com os títulos de 1989 e 2016. Atual vice-campeão uruguaio, o Nacional tem apenas uma derrota em seis jogos na atual edição. O elenco conta com jogadores conhecidos dos brasileiros, como o meia Otero (ex-Atlético-MG, Corinthians e Santos) e o atacante Eduardo Vargas (ex-Atlético-MG e Grêmio). Eliminado na segunda fase do ano passado, o Atlético Nacional faz boa campanha no Campeonato Colombiano, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O elenco tem Morelos como um dos principais nomes. Depois de uma passagem apagada pelo Santos, o atacante parece ter reencontrado o bom futebol no clube. Mesmo diante das dificuldades, o Internacional desponta como favorito e vem embalado pela conquista do Gaúcho, encerrando uma sequência de sete títulos do Grêmio. De volta à Libertadores depois de 36 anos, o Bahia de Rogério Ceni quer fazer bonito e promete complicar a vida dos adversários.
Um dos candidatos ao título, o Flamengo tem um elenco muito superior aos adversários do Grupo C. A LDU -EQU tem a altitude (2.850 metros acima do nível do mar) como grande trunfo, o Deportivo Táchira -VEN não assusta apesar de ser o atual campeão venezuelano e o Central Córdoba -ARG vai disputar a Libertadores pela primeira vez na história. Para se ter uma ideia, o elenco do Central Córdoba vale menos que 4 jogadores - Pedro, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta - do Flamengo, de acordo com o site especializado em mercado do futebol Transfermarkt.com .
Times encarando altitudes Flamengo com LDU - Quito, no Equador, fica 2.850 metros acima do nível do mar Palmeiras com Bolívar - La Paz, na Bolívia, fica 3.640 metros acima do nível do mar Atlético-MG com Cienciano - Cusco, no Peru, fica a 3.350 metros acima do nível do mar Cruzeiro com Mushuc Runa - Ambato, no Equador, fica a 2.577 metros acima do nível do mar Vasco com Melgar - Arequipa, do Peru, fica a 2.300 metros acima do nível do mar Fluminense com Once Caldas e San José - Manizales, na Colômbia, fica a 2.160 metros acima do nível do mar e Oruro, na Bolívia, fica a 3.735 metros acima do nível do mar
Reencontro Palmeiras x Cerro após caso Luighi Quis o destino que Palmeiras e Cerro Porteño caíssem no mesmo grupo da Libertadores uma semana depois de estarem envolvidas em um episódio lamentável de racismo. Durante jogo da Libertadores sub-20, no Paraguai, torcedores do Cerro fizeram ataques racistas a Luighi, do Verdão . A Conmebol puniu o time paraguaio em US$ 50 mil, cerca de R$ 284 mil, fato que irritou a diretoria alviverde, que imaginava um gancho mais severo ao adversário. Apesar disso, não haverá movimentação por torcida única. Na visão do Palmeiras, isso 'jogaria contra' a luta para punir torcedores racistas. O Cerro Porteño também não pensa em ir atrás de uma proibição de torcida visitante. Botafogo e São Paulo em 'alerta' Atual campeão da Libertadores, o Botafogo está no Grupo A com Estudiantes-ARG, Universidad de Chile-CHI e Carabobo-VEN. A vida da Estrela Solitária não deve ser das mais tranquilas, pois tem pela frente dois clubes tradicionais na competição. O Estudiantes já foi campeão quatro vezes da Libertadores e era um dos adversários mais temidos do pote 2, enquanto a Universidad de Chile chegou quatro vezes na semifinal e pode tirar pontos do Botafogo. O São Paulo está no Grupo D com Libertad -PAR, Talleres -ARG e Alianza Lima -PER. Apesar da logística ter sido comemorada pelo presidente Julio Casares, a chave não é das mais simples. Enquanto o Alianza Lima, que conta com Guerrero e Barcos, chega animado depois de ter eliminado o tradicional Boca Juniors na La Bombonera, o Libertad está invicto depois de nove rodadas no Campeonato Paraguaio. Já o Talleres é uma pedra no sapato do São Paulo, que não venceu o adversário em três jogos na Argentina. No retrospecto geral, o Tricolor tem uma vitória, três empates, duas derrotas e uma eliminação traumática na Libertadores de 2019.
VEJA TAMBÉM
- Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
- Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
- BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco inchado e projeta a redução da folha.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Negociações entre Grêmio e Cruzeiro: duas tentativas sem sucesso.
Contratações do Grêmio em 2025: Posições, Idade e Valores dos Novos Reforços
Grêmio recebe aporte financeiro da Libra para reforços no elenco.
Bastidores da Renovação de Edenilson: Motivos do Grêmio e Impasse na Negociação
Seleção de Ouro: Mosqueteiras projeta a Argentina e lidera a convocação da Seleção Sub-20
Voltando de lesão? Marcos Rocha projeta volta contra o Vasco e alivia a lateral do Grêmio.
GrêmioTV transmite primeira semifinal da Copa Sul Sub-17 ao vivo.
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
BARCA DE SAÍDAS? Nova direção admite elenco "inchado" e projeta a redução da folha.
RETORNO DE CRAQUE?? Grêmio se prepara para retorno de Willian e reforço nesta temporada
Grêmio planeja dispensas de jogadores para a temporada de 2026
Camila Pini Absolvida em Processo Disciplinar no TJD/RS.
Recorde de vendas em outubro na GrêmioMania: um sucesso no futebol!
Grêmio se prepara para encarar o Vasco na próxima partida.
Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
Entrada solidária no Grenal do Gauchão Feminino Sub-17 neste sábado
Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.
Willian avança em recuperação e pode voltar contra o Vasco no Grêmio.
Explicou porque não veio? Roger Guedes explica motivos de não fechamento com Grêmio e possibilidade futura.
modelo de 40 anos desafia o etarismo para ser musa do grêmio
Perto de voltar? Grêmio projeta a volta de Cebolinha, que sofre a pior fase no Fla.