Neste sábado (29), começa a edição 2025 do Campeonato Brasileiro, que promete ser uma das mais emocionantes e equilibradas de todos os tempos. O torneio tem uma rica história, e é impossível falar no Brasileirão sem lembrar dos grandes jogadores que se tornaram lendas disputando (e vencendo) a competição. Para celebrar o início de mais um campeonato, a ESPN promoveu uma eleição para escolher os Reis do Brasileirão no Século XXI - ou seja, de 2001 a 2025.
Os atletas foram selecionados com base em diversos feitos, como número geral de títulos, conquistas de Bolas de Prata e Ouro e distinções individuais, como gols, assistências e artilharias.
Após serem apresentados à pré-lista e aos critérios da eleição, cada comentarista montou seu top 5 individual, com uma justificativa para a escolha do 1º lugar. A eleição foi apertadíssima, e a decisão final ficou para os "critérios de desempate".
No fim das contas, o eleito Rei do Brasileirão no Século XXI é... O goleiro Rogério Ceni, tricampeão pelo São Paulo, ganhador de seis Bolas de Prata e uma de Ouro.
"Ceni foi a cara do único tricampeão seguido da era moderna do Brasileiro. Não apenas por ser o líder do São Paulo da década de 2000, mas por ser acionado nos momentos decisivos até na frente, cobrando faltas e pênaltis perigosos. Acabou até sendo o artilheiro são-paulino na campanha de um dos títulos", lembrou o comentarista Ubiratan Leal.
O hoje treinador terminou empatado em 57 pontos com meia Everton Ribeiro, bicampeão por Cruzeiro, também bi pelo Flamengo e atualmente destaque do Bahia. No entanto, Ceni ficou na liderança da eleição por ter sido colocado em 1º lugar por sete comentaristas, enquanto seis votaram em Everton como melhor.
"Everton foi protagonista de um bi do Cruzeiro, com direito a Bola de Ouro, e de um bi do Flamengo, time que mais encantou no Brasileiro deste século. Ele é um rei de assistências e ainda fez dois dos mais bonitos gols da história do torneio", argumentou Rodrigo Bueno, citando o gol marcado diante do Santos onde fez fila na defesa do Peixe e concluiu com maestria.
Outros nomes de destaque da lista foram os atacantes Gabigol, bicampeão pelo Flamengo e duas vezes artilheiro, e Dudu, que foi Tetra com o Palmeiras, além do centroavante Fred, maior anotador do século.
"Não dá pra ignorar o 'efeito Fred' na história dos pontos corridos. É o maior artilheiro do Brasil nesse formato de disputa, com 158 gols", ressaltou Mari Pereira.
Por fim, o atacante Dagoberto, que venceu o Brasileiro incríveis cinco vezes, quase entrou no top 5, mas ficou um pontinho atrás de Gabigol.
"Dagoberto conseguiu ser campeão por três clubes diferentes, e um dos protagonistas em pelos menos quatro das cinco edições - tudo isso num intervalo de 13 anos entre a primeira a ultima conquista", enumerou Rafael Marques.
VEJA TAMBÉM
- RETORNO DE CRAQUE?? Grêmio se prepara para retorno de Willian e reforço nesta temporada
- Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
- Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Nota conjunta sobre atualizações do campeonato de futebol: comunicação com a imprensa.
Flamengo pretende negociar Everton Cebolinha por valor atrativo em janeiro.
Nomes da Turma dos "Esquecidos" do Grêmio despontam como possíveis saídas em 2026
RETORNO DE CRAQUE?? Grêmio se prepara para retorno de Willian e reforço nesta temporada
Grêmio planeja dispensas de jogadores para a temporada de 2026
Camila Pini Absolvida em Processo Disciplinar no TJD/RS.
Recorde de vendas em outubro na GrêmioMania: um sucesso no futebol!
Grêmio se prepara para encarar o Vasco na próxima partida.
Não vai renovar? Reviravolta na renovação de Edenilson e consequência para presidente Odorico
Entrada solidária no Grenal do Gauchão Feminino Sub-17 neste sábado
Craque voltando de lesão? Willian projeta volta antecipada e reforça o Grêmio contra o Vasco.
Willian avança em recuperação e pode voltar contra o Vasco no Grêmio.
Explicou porque não veio? Roger Guedes explica motivos de não fechamento com Grêmio e possibilidade futura.
modelo de 40 anos desafia o etarismo para ser musa do grêmio
Perto de voltar? Grêmio projeta a volta de Cebolinha, que sofre a pior fase no Fla.