Nem só de Batalha dos Aflitos viveu a primeira passagem de Mano Menezes no Grêmio. O título da Série B do Brasileirão em 2005, os campeonatos gaúchos de 2006 e 2007, e o segundo lugar na Libertadores da América também em 2007 materializaram o trabalho de praticamente três temporadas no primeiro grande clube da carreira do treinador, na época egresso do Caxias e com destaque anterior do 15 de Campo Bom.
Duas décadas atrás, porém, houve um outro movimento no vestiário gremista que deixou um legado. Rafael Vieira, na época funcionário do Grêmio, criou a Central de Dados Digitais, departamento onde se concentra as informações relativas às análises táticas e técnicas. Com o passar do tempo, todos os clubes passaram a investir na função análise de desempenho. E ela evoluiu significativamente. Os profissionais dessa área esmiuçam os adversários, os treinos e até a performance da própria equipe.
No último sábado, depois do Gre-Nal, o técnico interino James Freitas agradeceu nominalmente aos colegas que não aparecem para o torcedor. "Paulo Timm, Lucas Oliveira e Gustavo Somavilla. Eles deram todo o suporte para analisar bem toda a equipe do Inter", disse James antes de responder a primeira pergunta em sua entrevista coletiva.
VEJA TAMBÉM
- SAÍDA ENCAMINHADA? América de Cali avança por Cuéllar e Grêmio tenta economizar R 12 milhões
- HERMANOS APRESENTADOS! Grêmio aposta alto e fecha dupla até 2029
- O Grêmio sumiu desde 2019: xô, maldição!

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
SAÍDA ENCAMINHADA? América de Cali avança por Cuéllar e Grêmio tenta economizar R 12 milhões
HERMANOS APRESENTADOS! Grêmio aposta alto e fecha dupla até 2029
O Grêmio sumiu desde 2019: xô, maldição!
ALERTA LIGADO! Grêmio é dominado pelo São Paulo, perde fora de casa e preocupa no Brasileirão