
Mano Menezes reassumiu o comando técnico do Grêmio em abril de 2025 e, desde então, tem adotado uma postura franca ao avaliar o cenário que encontrou. Substituindo Gustavo Quinteros, o treinador não apenas assumiu o time em meio a uma crise no Campeonato Brasileiro, como também se deparou com uma equipe taticamente desequilibrada, especialmente no setor defensivo. Por isso, não hesitou em expor publicamente os ajustes que considerou urgentes para iniciar uma reestruturação dentro de campo.

Foto: Mano Menezes em treino pelo Grêmio ( Angelo Pieretti/Grêmio) / Gávea News
Durante entrevista ao canal de Alex Bagé, Mano foi direto ao destacar o que mais o incomodou ao retornar ao Grêmio: a falta de organização na defesa. "A parte defensiva da equipe estava muito desorganizada. Desorganizada para o meu gosto, para deixar bem claro […] os extremos do Grêmio eram orientados para não recuar e voltar para marcar. Isso criava, quase sempre, uma superioridade numérica do adversário no nosso campo defensivo", afirmou. Cabe ressaltar que, para Mano, a desatenção tática não era o único problema. Ele também criticou o desempenho físico dos jogadores, citando como exemplo a derrota para o Godoy Cruz, pela Sul-Americana.
O segundo ponto que, a mim, chegou a ser muito assustador […] foi não ter ganho um duelo no primeiro jogo contra o Godoy Cruz, na Argentina. […] Aquilo era um indício muito claro de que, atleticamente, de um modo geral, a gente estava muito aquém do que é o futebol de hoje", declarou.
Números defensivos já mostram evolução. Com isso, o Grêmio começa a apresentar sinais de melhora. Antes na zona de rebaixamento, o clube ocupa agora a 11ª colocação no Brasileirão, cinco pontos à frente do arquirrival Internacional, que abre o Z4. Além disso, o desempenho defensivo mostra uma clara evolução: sob Quinteros, a média era de 1,15 gol sofrido por jogo; com Mano, essa média caiu para 0,84.
Sendo assim, a intertemporada atual é vista como oportunidade para consolidar a nova proposta de jogo e corrigir os últimos detalhes. Dessa maneira, o Grêmio aposta na experiência de Mano Menezes para reencontrar a solidez em campo e ganhar competitividade nas disputas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana.
VEJA TAMBÉM
- Volante pede rescisão e deixa o Grêmio antes do fim do contrato
- Arezo faz de tudo para deixar o Grêmio e força ida ao Peñarol: o que falta para sair?
- Grêmio parte pra cima e tenta tirar Danilo Barbosa do Botafogo
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio lidera primeira partida da final do Gauchão Sub-17
Grêmio monta equipe sem Marlon para duelo contra o Cruzeiro no Brasileirão
Novas informações sobre Cuéllar animam torcida do Grêmio
Grêmio busca reforço para o meio-campo após saída de Danilo Barbosa
Titular desfalca treinos do Grêmio e vira dúvida para Recopa Gaúcha.
Mano Menezes prepara equipe para duelo contra o Zequinha no futebol.
Alberto Guerra altera postura sobre sistema defensivo no Grêmio
Eleição no Grêmio: Propostas do Pré-Candidato Denis Abrahão
Volante pede rescisão e deixa o Grêmio antes do fim do contrato
Arezo faz de tudo para deixar o Grêmio e força ida ao Peñarol: o que falta para sair?
Grêmio parte pra cima e tenta tirar Danilo Barbosa do Botafogo