
A equipe feminina do Grêmio conta com um novo preparador de goleiras para a temporada. Trata-se de Alex Oliveira, que assume a função no time principal das Mosqueteiras. O profissional de 45 anos, que atuou por três anos na base do Tricolor, está de volta ao Clube após passagem pelo Juventude. “É um orgulho muito grande fazer parte do Futebol Feminino do Grêmio. Essa camisa é pesada. O Grêmio vive de títulos, sei bem dessa responsabilidade e as goleiras vão estar ciente disso. Vamos juntos em busca dos objetivos”, disse o preparador. Natural de Porto Alegre, Alex é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2007. Durante a formação, dedicou-se ao Futebol Feminino ao publicar estudo sobre os aspectos físicos e neurológicos de goleiras em pré-temporada na Revista Digital EFDeportes, de Buenos Aires-ARG. O profissional é certificado pela Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros (ABTG) e possui Licença B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, Alex realizou diversos cursos, como Preparação Física no Futebol, Treinamento Isométrico para Força e Potência e Treinamentos Perceptivos Cognitivos. Também possui certificados fora do Brasil, realizou curso de goleiros no Centro de Formação em Levante, na Espanha, e participou de dois congressos da área em Portugal. Alex tem mais de 20 anos de experiência. Iniciou sua carreira na Ulbra Sport Club-RS, em 2002. Em 2003, atuou no Sapiranga-RS. Na sequência, passou pelo União-SC, Santa Cruz-RS, São Luiz-RS, São José-RS e Boa Esporte-MG.

Entre 2012 e 2014, Alex foi preparador de goleiros da base do Tricolor e esteve presente na conquista de trêstítulos - Gauchão Sub-15, Taça BH e Efipan. “Conheço o Grêmio como a palma da minha mão. O nosso Clube é Imortal, a gente tem que incorporar esse espírito. Vamos dar o nosso máximo em todos os jogos, vamos nos dedicar sempre”, declarou. No ano seguinte, atuou na base do Criciúma-SC. Em 2018, o profissional foi para o Sheizhen Peng Chang, em Guandong, na China. Na sequência, ainda no futebol chinês, atuou nas categorias de base do Meizhou Hakka até 2021. Depois, Alex atuou como preparador de goleiros da base do Ittihad Kalba, nos Emirados Árabes Unidos. Na temporada passada, foi para o Juventude e, desde março deste ano, estava na comissão da equipe profissional do Santa Cruz-RS. Alex já está integrado à comissão técnica e estará com as Mosqueteiras na preparação para o Campeonato Gaúcho e para a Copa do Brasil, competições que iniciam em agosto. O Estadual já tem duelos definidos e o Grêmio aguarda sorteio da CBF para conhecer o adversário da competição nacional.

Ficha Técnica Nome: Alex Leal Oliveira Nascimento: 29/09/1979 Naturalidade: Porto Alegre/RS Clubes: Ulbra Sport Club-RS (2002), Sapiranga-RS (2003,2005), União-SC (2004), Sapiranga-RS (2005), São Luiz-RS (2008-2009), São José-RS (2009-2011), Boa Esporte-MG (2012,2015), Grêmio (2012-2014), Criciúma-SC (2015-2016), Sheizhen Peng Chang-CHI (2018), Meizhou Hakka-CHI (2019-2021), Ittihad Kalba-EAU (2022-2023), Juventude (2024) e Santa Cruz-RS (2025) Títulos: Taça BH (2012), Efipan (2014) e Campeonato Gaúcho Sub-15 (2014)
VEJA TAMBÉM
- Volante pede rescisão e deixa o Grêmio antes do fim do contrato
- Arezo faz de tudo para deixar o Grêmio e força ida ao Peñarol: o que falta para sair?
- Grêmio parte pra cima e tenta tirar Danilo Barbosa do Botafogo
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio lidera primeira partida da final do Gauchão Sub-17
Grêmio monta equipe sem Marlon para duelo contra o Cruzeiro no Brasileirão
Novas informações sobre Cuéllar animam torcida do Grêmio
Grêmio busca reforço para o meio-campo após saída de Danilo Barbosa
Titular desfalca treinos do Grêmio e vira dúvida para Recopa Gaúcha.
Mano Menezes prepara equipe para duelo contra o Zequinha no futebol.
Alberto Guerra altera postura sobre sistema defensivo no Grêmio
Eleição no Grêmio: Propostas do Pré-Candidato Denis Abrahão
Volante pede rescisão e deixa o Grêmio antes do fim do contrato
Arezo faz de tudo para deixar o Grêmio e força ida ao Peñarol: o que falta para sair?
Grêmio parte pra cima e tenta tirar Danilo Barbosa do Botafogo